Qual médico procurar para hérnia umbilical?

agosto 2022

Os médicos indicados para tratar a hérnia umbilical são:

1. Cirurgião geral

O cirurgião geral é o médico especialista mais indicado para avaliar a hérnia umbilical e orientar a melhor forma de tratamento, que geralmente inclui a realização de uma cirurgia.

Na maior parte das vezes, a hérnia pode ser confirmada apenas pela presença de uma saliência na região ao redor do umbigo, mas em outros casos o médico pode recomendar a realização de um ultrassom abdominal ou de uma tomografia computadorizada, especialmente se desconfiar de alguma complicação. Veja mais sobre o diagnóstico da hérnia umbilical, seus sintomas e formas de tratamento.

2. Clínico geral

Nos casos em que não é possível consultar o cirurgião geral, o diagnóstico da hérnia umbilical também pode ser feito por um clínico geral, que irá avaliar a região em volta do umbigo e prescrever os exames que achar necessários, e onde se pode incluir o ultrassom abdominal.

Quando a hérnia é confirmada, o tratamento mais indicado tende a ser a cirurgia. Nesses casos, o clínico geral irá fazer o encaminhamento para o cirurgião geral.

3. Pediatra

O pediatra é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar a hérnia umbilical em bebês e crianças. Este profissional deve ser procurado quando existe alguma saliência na região do umbigo.

Na maior parte das crianças, a hérnia resolve sozinha sem necessidade de tratamento, especialmente se acontecer antes dos 5 anos. Após essa idade, se a hérnia não melhorar, pode ser recomendada uma pequena cirurgia. Saiba mais sobre a hérnia umbilical em bebês e crianças.

Quando ir ao médico

É importante consultar um médico sempre que surge algum tipo de saliência na parede abdominal, mesmo que não exista qualquer outro sintoma.

No entanto, a urgência para marcar uma consulta é maior quando existem sintomas como:

  • Dor intensa no local da saliência;
  • Alterações do trânsito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre;
  • Alterações da cor da pele no local da saliência;
  • Febre;
  • Vômitos.

Embora numa fase inicial a hérnia umbilical cause poucos sintomas, além da saliência na barriga, com o tempo, pode acabar causando estrangulamento do intestino, que é uma situação de emergência que pode colocar a vida em risco. Por esse motivo, é importante diagnosticar e tratar a hérnia mesmo que não existam sintomas.

Que médico procurar para outros problemas

Caso tenha algum outro problema de saúde ou sintoma, por favor insira-o nesta ferramenta para saber qual o médico especialista que deve consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.