O que você precisa saber?

Como curar a Hepatite C

A hepatite C pode ser curada com os medicamentos receitados pelo médico, mas dependendo do tipo de tratamento realizado a cura pode variar entre 50 e 100%.

O esquema de tratamento realizado com Interferon é menos eficaz e nem todas as pessoas ficam curadas e por isso é possível permanecer com o vírus no fígado mesmo após o fim do tratamento e neste caso a pessoa será classificada como portadora da hepatite C crônica. Entretanto, um novo esquema de tratamento foi aprovado pela Anvisa em 2016 e tem maiores chances de cura, que varia entre 80 e 100% e dessa forma o vírus pode ser eliminado completamente do fígado.

Remédios para curar a Hepatite C

Como curar a Hepatite C

Habitualmente, o tratamento da hepatite C é feito com o uso de medicamentos como o Interferon e Ribavirina, durante 6 meses a 1 ano, sendo que o interferon é uma injeção que deve ser administrada 1 vez por semana e, a ribavirina inclui tomar comprimidos diariamente.

Um novo tratamento tem mostrado que aumenta consideravelmente as chances de cura da hepatite C e consiste na combinação dos medicamentos Sofosbuvir, Simeprevir e Daklinza que devem ser usados pelo menos durante 12 ou 24 semanas, tendo menos efeitos colaterais do que os anteriores. Esta combinação de medicamentos deve ser tomada apenas 2 vezes ao dia mas é contraindicada em caso de gravidez.

No entanto, esta nova combinação tem um elevado custo financeiro e ainda não são oferecidos pelo SUS. A combinação de sofosbuvir + simeprevir por 12 semanas custa aproximadamente 25 mil reais e a combinação de sofosbuvir + daclastavir por 12 semanas, cerca de 24 mil reais. Além desta combinação, o médico pode ainda optar por um esquema terapêutico que inclui Interferon, Ribavirina e daclastavir por 24 semanas, tendo um custo aproximado de 16 mil reais.

A cura com esse tratamento varia entre 80 e 100% dependendo se há cirrose e se a pessoa já realizou algum tratamento anteriormente. Há maiores chances de cura quando a pessoa ainda não desenvolveu cirrose, foi infectada recentemente ou já realizou tratamento contra hepatite anteriormente ou ainda está realizando.

Como saber se estou curado da hepatite C

Após 6 meses do final do tratamento indicado pelo médico o paciente deve repetir os exames de sangue ALT, AST, fosfatase alcalina, gama GT e bilirrubinas, para ver se o vírus foi eliminado ou não do fígado.

Se o vírus não tiver sido eliminado, o médico pode, em alguns casos, receitar uma nova ronda de tratamento.

É importante seguir o tratamento receitado pelo médico para tentar curar a hepatite C porque a hepatite C não se cura sozinha e porque a hepatite C crônica tem complicações que podem incluir cirrose hepática e câncer no fígado, e nestes casos o tratamento pode incluir o transplante de fígado.

Confira um remédio caseiro que pode ajudar a tratar a hepatite.

Efeitos colaterais dos medicamentos 

Os medicamentos mais utilizados para o tratamento da hepatite C, como Interferon, Ribavirina​, Sofosbuvir ou Daklinza causam efeitos colaterais como dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor em todo corpo febre e calafrios e, por isso, muitos pacientes abandonam o tratamento, elevando o risco de desenvolvimento de cirrose e de câncer hepático.

Veja como a alimentação pode ajudar na recuperação do fígado:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...