As frutas são alimentos que oferecem muitos benefícios, como manter a saúde geral, evitar a prisão de ventre, prevenir o envelhecimento precoce e diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer.
Existem diferentes tipos deste alimento, como frutas vermelhas, frutas cítricas, tropicais e exóticas, que podem ser consumidas ao natural, desidratada ou cozida ou ainda em receitas como salada de frutas, suco, geleia e bolo, por exemplo.
Os benefícios das frutas se devem ao fato de estes alimentos terem ótimas quantidades de fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, que têm ação sacietogênica, laxante, antioxidante e anti-inflamatória.
Tipos de frutas
Os principais tipos de frutas são:
1. Frutas vermelhas
Alguns exemplos de frutas vermelhas são:
- Romã;
- Morango;
- Acerola;
- Melancia;
- Uva roxa;
- Cereja;
- Mirtilo;
- Framboesa.
As frutas vermelhas são ricas em vitamina C, antocianinas, licopeno e resveratrol, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e prisão de ventre, e diminuir o risco de câncer.
2. Frutas cítricas ou ácidas
As frutas cítricas, ou frutas ácidas, têm boas quantidades de fibras, vitamina C, além dos ácidos cítrico, málico, quínico e láctico, que são responsáveis pelo sabor refrescante, levemente amargo e picante dessas frutas.
A laranja, o abacaxi, o limão, a tangerina, a acerola, a romã, o morango e a laranja kinkan, são alguns exemplos de frutas cítricas.
Leia também: Frutas ácidas: quais são e como afetam o estômago tuasaude.com/frutas-acidasComo estas frutas podem causar irritação no estômago, pessoas com gastrite, úlcera gástrica ou refluxo, devem evitar o consumo frequente dessas frutas, principalmente se perceberem que pioram os sintomas.
3. Frutas exóticas
Algumas frutas exóticas do Brasil são:
- Lichia;
- Mangostão;
- Physalis;
- Pitaya;
- Jaca;
- Coco;
- Banana;
- Manga;
- Abacate;
- Abacaxi;
- Goiaba.
Outros exemplos de frutas exóticas incluem mamão, cacau, rambutan, guaraná, tamarillo, longan, kino, granadilha, pera, maçã e cherimoya.
As frutas exóticas são assim classificadas, porque foram levadas de outros países para o Brasil e se adaptaram bem ao clima das diferentes regiões do país.
4. Frutas tropicais
As frutas tropicais são aquelas que crescem em regiões de clima quente e úmido.
Alguns exemplos de frutas tropicais são: banana, manga, maracujá, mamão, abacate, carambola, araçá, caju, cajá, coco, caju, goiaba, açaí e abacaxi.
5. Frutas silvestres
As frutas silvestres são aquelas que crescem naturalmente em matas, florestas, cerrados ou regiões nativas, sem precisarem de cultivo agrícola.
Exemplos de frutas silvestres brasileiras incluem guabiju, murici, pequi, uvaia, marolo, cagaita, jabuticaba e embaúba.
6. Frutas secas ou desidratadas
As frutas secas são obtidas a partir da retirada de parte da água da fruta, por meio de processo como secagem natural ao sol ou artificial, no forno, micro-ondas ou com o uso de secadores ou desidratadores.
Também conhecidas como frutas desidratadas ou liofilizadas, estas frutas têm um tempo maior de validade do que as frutas frescas, porque diminui os microrganismos e outras reações que causariam a rápida deterioração.
7. Frutas cristalizadas
As frutas cristalizadas são aquelas que passam pelo processo de desidratação e, em seguida, são imersas em uma calda de açúcar.
Por terem altas quantidades de açúcar adicionado, essas frutas devem ser consumidas com moderação e eventualmente.
Como consumir
As frutas podem ser consumidas ao natural, desidratadas, cozidas ou assadas. Pode-se usar as frutas também no preparo de sucos, salada de fruta, bolo, geleia, mousse, sorvete e picolé, por exemplo.
A recomendação mínima diária da Organização Mundial da Saúde para o consumo de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g por dia.
Benefícios das frutas
Os benefícios das frutas para a saúde são:
- Manter a saúde, por fornecer nutrientes essenciais para as funções do organismo, como vitaminas e minerais;
- Ajudar na manutenção ou perda de peso, por conterem fibras que favorecem o controle da fome e redução da ingestão de alimentos;
- Diminuir o risco de doenças cardiovasculares, porque contém fibras, compostos fenólicos e vitaminas que ajudam a manter a saúde das artérias e diminuir a absorção de gorduras;
- Prevenir a prisão de ventre, já que as fibras das frutas amolecem e aumentam o volume das fezes, facilitando as evacuações;
- Evitar o envelhecimento precoce, pois as vitaminas e antioxidantes presentes das frutas ajudam a combater os radicais livres e atuam na formação do colágeno na pele;
Além disso, as frutas também podem ajudar a diminuir o risco de todos os tipos de câncer. Isso porque as fibras, as vitaminas, os minerais e os antioxidantes presentes nas frutas diminuem a inflamação e combatem o excesso de radicais livres, inibindo a formação de células tumorais.
Receitas com frutas
Algumas receitas saborosas e saudáveis com frutas são:
1. Salada de frutas
Ingredientes:
- 3 bananas;
- 1/2 mamão;
- 3 maçãs com casca;
- 1 cacho de uvas;
- 3 laranjas;
- Suco de 1 laranja;
- 1/2 abacaxi.
Modo de preparo:
Lavar bem as maçãs e as uvas. Cortar todas as frutas em cubos pequenos, e a uva ao meio, e colocar em uma tigela.
Acrescentar o suco de laranja, misturar bem e servir em taças individuais.
2. Bolo de frutas
Ingredientes:
- 4 ovos;
- 2 xícaras (de chá) de açúcar ou o adoçante de preferência;
- 2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
- 3 colheres (de sopa) de manteiga;
- 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
- 4 maçãs pequenas com casca;
- 3 bananas prata;
- 6 morangos;
- 1/2a xícara (de chá) de uvas passas;
- 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 180 ºC. Cortar as maçãs em cubos médios, as bananas em rodelas e os morangos em fatias e reservar.
Numa batedeira, bater os ovos com o açúcar, ou adoçante, e a manteiga. Adicionar a farinha de trigo e o fermento bater por na velocidade mínima até misturar bem os ingredientes.
Passar as frutas picadas nas 3 colheres de farinha de trigo e misturá-las à massa. Transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por 35 a 40 minutos.
Aguardar amornar, desenformar o bolo e servir em seguida.
3. Espetinho de frutas
Ingredientes:
- 1/2 melão;
- 1 abacaxi;
- 1/2 caixa de morango;
- 3 kiwis;
- 1 manga;
- Palitos de churrasco.
Modo de preparo:
Descascar e cortar a polpa do abacaxi, da manga e do melão em cubinhos e reservar. Lavar os morangos e picar os kiwis em cubos.
Montar as frutas no palito de churrasco, de forma alternada, e servir em seguida.
4. Geleia de frutas vermelhas
Ingredientes:
- 2 e1/2 xícaras (de chá) de morango, framboesa e amora;
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar;
- Suco de 2 limões.
Modo de preparo:
Lavar e escorrer bem as frutas vermelhas. Colocar as frutas inteiras, o açúcar e o limão em uma panela e levar ao fogo baixo para cozinhar por 20 minutos ou até que fique uma calda grossa.
Transferir a geleia para uma tigela e aguardar amornar antes de armazenar na geladeira. Pode-se usar essa geleia em bolos, panquecas, bolos, pães, iogurtes e torradas, por exemplo.