O excesso de vitamina B pode causar sintomas como formigamento dos pés e mãos, vermelhidão da pele, dor no estômago, diarreia e tonturas, por exemplo.
A hipervitaminose B acontece principalmente quando se usa suplementos de vitamina B em excesso e por um longo período. Além disso, essa condição também pode surgir devido a problemas de saúde, como doenças nos rins ou fígado.
Leia também: Hipervitaminose: o que é, sintomas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/hipervitaminosePor isso, na presença de sinais e sintomas de excesso de vitamina B, é recomendado consultar o clínico geral para diagnosticar e indicar o tratamento, que envolve a suspensão do uso de suplementos ou ainda um tratamento específico para os sintomas apresentados.
Sintomas de excesso de vitamina B
Os principais sintomas do excesso de vitamina B são:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Perda do apetite;
- Dor no estômago;
- Tontura e desequilíbrio;
- Vermelhidão e erupções na pele;
- Câimbras ou espasmos musculares;
- Formigamento nas mãos e pés.
O excesso de vitamina B também pode causar alterações de humor, fadiga, fraqueza, aumento da sensibilidade em uma parte do corpo, dor óssea e muscular, palpitações, insônia, agitação, dor de cabeça, aumento da sede e do volume de urina.
Em casos mais raros, o excesso de vitamina B também pode provocar reações alérgicas, como anafilaxia.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaAlém disso, em alguns casos, as doses altas constantes de vitamina B podem aumentar o risco de úlcera péptica, intolerância à glicose, resistência à insulina, hepatite, insuficiência hepática e aumento dos níveis de ácido úrico no sangue.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico, é recomendado consultar o clínico geral ou pediatra, no caso de crianças, para fazer um exame físico e avaliar os sintomas e sinais apresentados.
Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, usando a ferramenta a seguir:
Para confirmar o diagnóstico, o médico geralmente solicita um exame de sangue ou de urina, para avaliar os níveis de vitamina B.
Possíveis causas
As possíveis causas do excesso de vitamina B são:
- Altas doses prolongadas de suplementos de vitamina B;
- Doença renal;
- Doenças hepáticas, como tumor hepático e carcinoma hepatocelular;
- Leucemia;
- Policitemia vera.
O excesso de vitamina B raramente acontece através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina. Isso porque é necessário consumir mais de 500 a 3000 vezes a dose diária recomendada para haver excesso da vitamina circulante, o que é bastante difícil alcançar apenas com alimentos.
Leia também: 11 alimentos ricos em vitaminas do complexo B (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-bComo é feito o tratamento
O tratamento do excesso de vitamina B deve ser orientado pelo médico ou nutricionista e consiste na redução ou interrupção da ingestão da vitamina.
Em alguns casos, o médico pode também indicar o uso de medicamentos para aliviar ou para tratar a causa do excesso de vitamina B.
No caso de lesão permanente nos nervos, o médico pode recomendar a realização de sessões de fisioterapia, para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.