Os médicos especialistas em diagnosticar e tratar o hipertireoidismo, de acordo com a ordem de prioridade, são:
1. Endocrinologista
O endocrinologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar o hipertireoidismo em adultos e idosos.
Isso porque esse médico cuida das glândulas que produzem hormônios, como a tireoide, a hipófise, o pâncreas e as adrenais.
O endocrinologista também atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições como:
-
Hipotireoidismo;
-
Nódulos na tireoide;
-
Diabetes;
-
Colesterol e triglicerídeos altos;
-
Obesidade;
-
Doenças das glândulas suprarrenais;
-
Menopausa e andropausa.
Além dessas situações, o endocrinologista também acompanha outras alterações hormonais, como distúrbios do crescimento, excesso de pelos, alterações menstruais ligadas a hormônios e problemas relacionados à puberdade precoce ou tardia.
2. Clínico geral
O clínico geral é o especialista que costuma avaliar os sintomas iniciais de hipertireoidismo, como perda de peso inexplicada, nervosismo e palpitações.
Esse profissional pode solicitar exames iniciais, identificar sinais de alteração na tireoide e encaminhar a pessoa para o endocrinologista, para confirmação do diagnóstico e tratamento específico.
Leia também: 17 sintomas de hipertireoidismo tuasaude.com/sintomas-de-hipertireoidismo3. Pediatra
O pediatra é o especialista responsável pela saúde de bebês, crianças e adolescentes, sendo o médico indicado para investigar e tratar o hipertireoidismo nessa faixa etária.
O pediatra avalia sinais como perda de peso, irritabilidade, dificuldade para ganhar peso, alterações no sono, queda de rendimento escolar, crescimento acelerado e alterações na frequência cardíaca. Esse médico pode solicitar exames para avaliar os hormônios da tireoide e, quando necessário, encaminhar para o endocrinologista pediátrico.
4. Ginecologista
O ginecologista é o especialista que cuida da saúde da mulher e pode suspeitar de hipertireoidismo em situações como menstruação irregular, dificuldade para engravidar, perda de peso, palpitações ou ansiedade associadas a alterações hormonais.
Durante as consultas de rotina, o ginecologista pode solicitar exames da tireoide quando identifica sintomas sugestivos, orientando o seguimento com o endocrinologista conforme o resultado dos exames.
Leia também: Ginecologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/ginecologistaQuando marcar consulta
É recomendado marcar consulta com o especialista em hipertireoidismo sempre que surgirem sintomas como:
-
Perda de peso sem motivo aparente;
-
Palpitações cardíacas;
-
Tremores nas mãos;
-
Sensação de calor excessivo e suor em excesso;
-
Agitação, ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir;
-
Diarreia ou aumento da frequência das evacuações;
-
Cansaço excessivo.
O tratamento do hipertireoidismo depende da sua causa e pode incluir uso de remédios, como propiltiouracil e o metimazol, que diminuem a produção de hormônios pela tireoide
Quando o tratamento com remédios não foi eficaz, o médico também pode indicar a cirurgia para retirar a tireoide ou o iodo radioativo, ou iodoterapia, que consiste na ingestão de uma cápsula contendo essa substância.
Leia também: Hipertireoidismo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipertireoidismo