L-carnitina realmente emagrece?

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

A L-carnitina é um suplemento que poderia ajudar a emagrecer por ser um aminoácido que atua no transporte da gordura do corpo para as mitocôndrias das células, que é o local onde a gordura é quebrada e transformada em energia.

Além disso, a L-carnitina também pode aumentar a energia, melhorando o desempenho e a resistência durante as atividades físicas e ajudando, assim, na perda de peso.

No entanto, as pequisas atuais sobre o uso da L-carnitina no emagrecimento ainda são inconclusivas e, por isso, são necessárias mais estudos para se comprovar os benefícios desse suplemento na perda de peso.

Imagem ilustrativa número 1

Como a L-carnitina poderia emagrecer

A L-carnitina poderia ajudar a emagrecer por atuar no transporte de células de gordura do corpo para as mitocôndrias, que é o local onde a gordura é quebrada e transformada em energia.

Além disso, a L-carnitina também pode aumentar a energia, melhorando o desempenho e a resistência durante os exercícios físicos e promovendo, assim, o emagrecimento.

No entanto, os estudos mais recentes sobre a suplementação da L-carnitina na perda de peso ainda são inconclusivos, sendo, por isso, necessárias mais pesquisas para comprovar os benefícios desse suplemento no emagrecimento.

Como tomar

L-carnitina está disponível na forma de cápsulas, em pó ou líquido, sendo geralmente recomendada a dose de 50mg a 2g por dia.

No entanto, a dosagem de L-carnitina varia conforme o objetivo e, por isso, o uso desse suplemento deve ser feito de preferência sob a orientação de um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos colaterais

Na maioria dos casos, o uso de L-carnitina não causa efeitos colaterais. No entanto, o uso de 3g de L-carnitina por dia pode causar náuseas, vômitos, dor na barriga, diarreia e hálito e odor de peixe na pele de algumas pessoas.

Quem não pode usar

Pessoas com baixo peso, problemas cardíacos ou com histórico de convulsões não devem usar o suplemento de L-carnitina.

Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando só devem usar esse suplemento com a orientação de um médico.

Pessoas que usam medicamentos como anticoagulantes e hormônios tireoidianos, devem consultar um médico antes de usar a L-carnitina. Isso porque a L-carnitina pode alterar a ação desses remédios.

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2023.

Bibliografia

  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Fact Sheet for Health Professionals: Carnitine . Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/carnitine-HealthProfessional/#h7>. Acesso em 03 mar 2023
  • SAWICKA, K, Angelika et al. The bright and the dark sides of L-carnitine supplementation: a systematic review. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol.17. 49.ed; 1-10, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • TALENEZHAD, Nasir et al. Effects of l-carnitine supplementation on weight loss and body composition: A systematic review and meta-analysis of 37 randomized controlled clinical trials with dose-response analysis. Clinical Nutrition ESPEN. Vol.37. 9-23, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como saber o Melhor Suplemento para você

    03:58 | 33323 visualizações