Ectasia da aorta: o que é, sintomas, causas e tratamento

julho 2022

A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, durante exames de rotina.

A ectasia da aorta pode ser abdominal ou torácica, dependendo da porção afetada da artéria, e quando pequena geralmente não causa sintomas, podendo não ser indicado nenhum tratamento específico. No entanto, a ectasia pode aumentar e evoluir para um aneurisma, podendo causar sintomas, como dor no peito e dificuldade para respirar, e necessitar de tratamento, que pode envolver cirurgia. Saiba o que é e quais os sintomas do aneurisma da aorta.

Devido ao risco de evolução para um aneurisma, mesmo que a ectasia da aorta geralmente não cause sintomas é importante consultar um cardiologista para uma avaliação detalhada e início do tratamento apropriado, quando indicado. 

Principais sintomas

A ectasia de aorta pode causar sintomas como:

  • Sensação de pulsação na região abdominal;
  • Dor no abdome;
  • Dor nas costas;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para engolir.

Além disso, caso ocorra dor súbita em todo abdome ou a dor no peito se espalhe para as  costas, pode ser indicativo de maior gravidade, principalmente se houver palidez, sonolência e pressão baixa. Nestes casos, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Embora a ectasia geralmente não cause sintomas, os sintomas geralmente surgem quando a aorta está muito dilatada e podem variar conforme a localização da ectasia. Em caso de suspeita de ectasia da aorta, é importante consultar um cardiologista. 

Possíveis causas

A ectasia da aorta geralmente é causada por uma fraqueza da parede da aorta que faz com que ocorra um aumento do tamanho do vaso. Este aumento pode ser progressivo com o tempo e resultar em um aneurisma. 

Além disso, doenças como aterosclerose, hipertensão ou colesterol alto, ou se houver histórico familiar de aneurisma de aorta ou idade avançada, há maior risco de desenvolver ectasia da aorta. Além disso, doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos, também são fatores que favorecem o surgimento da ectasia.

Como é feito o diagnóstico

Como a ectasia da aorta geralmente não causa sintomas, o diagnóstico é feito durante a realização de exames de rotina através de exames de imagem como ecocardiograma, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.

Tratamento da ectasia da aorta

O tratamento nem sempre é necessário e, em alguns casos é indicado apenas um monitoramento regular, para identificar se o diâmetro da aorta está aumentando de tamanho. Nestes casos, o médico pode prescrever remédios para diminuir a pressão na aorta, como anti-hipertensivos ou remédios para reduzir o colesterol.

Porém, se o médico perceber que o diâmetro está aumentando de tamanho ou se a pessoa passar a apresentar sintomas, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia, que consiste na inserção de um tubo sintético na aorta.

Assista ainda o vídeo seguinte, e saiba como controlar a pressão arterial, para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em julho de 2022.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Abdominal Aortic Aneurysm. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470237/>. Acesso em 08 jul 2022
  • STATPEARLS. Thoracic Aorta Aneurysm. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554567/>. Acesso em 08 jul 2022
Mostrar bibliografia completa
  • INSTITUTO DO CORAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP. Doenças da Aorta Torácica. Disponível em: <http://www.sbccv.org.br/residentes/downloads/area_cientifica/doencas_aorta_toracica.pdf>. Acesso em 13 jul 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretriz Brasileira para o tratamento do Aneurisma de Aorta Abdominal. 2016. Disponível em: <http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2017/Relatorio_Diretriz_AneurismaAortaAbdominal_Recomendacao.pdf>. Acesso em 10 fev 2020
  • SÁ, Mauro P.L. Aneurismas da Aorta Torácica: Avaliação Genética e de Imagem para Cirurgias Eletivas. Int J Cardiovasc Sci. Vol.28, n.3. 262-264, 2015
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 639288 visualizações
  • Insuficiência Cardíaca | Alimentação para Controlar

    09:24 | 130004 visualizações
  • O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

    05:17 | 2661474 visualizações