A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
A ectasia da aorta pode ser abdominal ou torácica, dependendo da sua localização, e pode evoluir para um aneurisma da aorta, quando ultrapassa 50% do seu diâmetro inicial. Saiba o que é e quais os sintomas do aneurisma da aorta.
O tratamento nem sempre é necessário, mas geralmente consiste na realização de uma cirurgia, para reparação da aorta e inserção de um enxerto sintético.

Possíveis causas
Ainda não se sabe ao certo as causas que estão na origem da ectasia da aorta, mas pensa-se que pode estar relacionada com fatores genéticos e com a idade, já que o diâmetro da aorta, aumenta em algumas pessoas por volta dos 60 anos de idade.
Além disso, outras causas que aumentam o risco de desenvolver ectasia da aorta são sofrer de aterosclerose, hipertensão, diabetes, colesterol alto, estenose aórtica ou doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos.
Quais os sintomas
Geralmente, a ectasia da aorta é assintomática, porém, em alguns casos, pode gerar sintomas que dependem da localização da ectasia. Caso se trate de uma ectasia da aorta abdominal, a pessoa pode sentir uma ligeira pulsação na região abdominal, dor de costas e no peito.
No caso da ectasia torácica, podem ocorrer sintomas como tosse, dificuldade para engolir e rouquidão.
Em que consiste o diagnóstico
Na maior parte dos casos, como a estenose da aorta não causa sintomas, é descoberta acidentalmente através de um exame de diagnóstico como ecocardiograma, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento nem sempre é necessário e, em alguns casos, apenas se deve fazer uma monitoração regular, para perceber se o diâmetro da aorta aumenta de tamanho. Nestes casos, o médico pode prescrever remédios para diminuir a pressão na aorta, como anti-hipertensores ou remédios para reduzir o colesterol.
Porém, se o médico perceber que o diâmetro vai aumentando de tamanho ou se a pessoa tiver sintomas, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia, que consiste na inserção de um tubo sintético na aorta.
Assista ainda o vídeo seguinte, e saiba como controlar a pressão arterial, para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: