Como combater a Dor de Cabeça na Menopausa

Para combater a dor de cabeça na menopausa é possível recorrer a toma de medicamentos como Migral, mas também existem opções naturais como tomar 1 xícara de café ou o chá de salva quando a dor aparecer. No entanto, para evitar que a dor de cabeça apareça existem alguns truques alimentares que podem ajudar.

A dor de cabeça tende a aumentar de intensidade e se tornar mais frequente na menopausa devido as alterações hormonais típicas desta fase. Assim, fazer a reposição hormonal pode ser uma boa estratégia para combater este e outros sintomas como insônia, aumento de peso e as ondas de calor. 

Remédios para dor de cabeça na menopausa

Como combater a Dor de Cabeça na Menopausa

Alguns bons exemplos de remédios para dor de cabeça na menopausa são Migral, Sumatriptan e Noratriptan que podem ser utilizados sob orientação do ginecologista.

Estes são remédios para enxaqueca que podem ser indicados quando a terapia de reposição hormonal não é suficiente ou quando ela não é utilizada, sendo muito eficaz na eliminação da dor de cabeça e da enxaqueca. Saiba mais detalhes do Tratamento para enxaqueca.

Tratamento natural para dor de cabeça na menopausa

O tratamento natural para dor de cabeça na menopausa pode ser feito através de medidas como:

  • Evitar o consumo de alimentos que podem desencadear a dor de cabeça como leite, laticínios, chocolate e bebidas alcoólicas, outras dicas para combater a dor de cabeça na menopausa são: 
  • Apostar nos alimentos ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E como banana e amendoim pois eles ajudam a regular os níveis hormonais;
  • Comer mais alimentos ricos em cálcio e magnésio como nozes, gramíneas e levedura de cerveja pois ajudam a minimizar a dilatação das artérias carótidas beneficiando a circulação;
  • Consumir diariamente alimentos ricos em triptofano como peru, peixe, banana pois eles aumentam a serotonina a nível cerebral;
  • Reduzir o sal da alimentação pois ele favorece a retenção de líquidos que também pode causar a dor de cabeça;
  • Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia pois a desidratação também pode causar dor de cabeça;
  • Fazer exercícios regularmente para evitar o estresse, diminuir a tensão e melhorar a circulação sanguínea;
  • Tomar um chá de salva preparado com as folhas frescas da erva. Basta adicionar 2 colheres das folhas picadas em 1 xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber a seguir.

Outras alternativas para combater a dor de cabeça e a enxaqueca são a Osteopatia, que reposiciona os ossos e articulações, que podem estar relacionadas à dor de cabeça tensional, a Acupuntura e a Reflexologia que contribuem para encontrar o bem-estar e o equilíbrio nessa fase da vida.

Confira no vídeo a seguir como fazer uma auto massagem para combater a dor de cabeça de forma rápida e sem precisar de remédios:

Mais sobre este assunto: