Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 consequências da solidão para a saúde

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.

Estas situações podem, ainda, causar doenças físicas, pois estão intimamente ligadas à desregulação de hormônios, como serotonina, adrenalina e cortisol, que afetam os sistema endócrino e imunológico da pessoa.

Assim, as principais alterações no organismo causadas pela solidão são:

  1. Pressão alta;
  2. Alteração do açúcar no sangue no diabetes;
  3. Predisposição ao desenvolvimento de câncer;
  4. Estresse e ansiedade;
  5. Depressão;
  6. Insônia ou dificuldade para dormir;
  7. Dor nos músculos e nas articulações;
  8. Maior chance de dependência de medicamentos, álcool e cigarro.

Além disto, diversos órgãos como estômago, intestinos, pulmões e coração podem ser afetados devido às emoções negativas e persistentes, se transformando em doenças físicas, chamadas de doenças psicossomáticas. Saiba quais são as doenças que podem ter causas emocionais

As consequências da solidão são ainda maiores na terceira idade, pois estas pessoas têm uma maior dificuldade de manter o convívio social, seja pela perda de parentes próximos ou pela limitação física de sair de casa e fazer atividades.

8 consequências da solidão para a saúde

Como combater as consequências da solidão

Para evitar que a solidão persista e possa causar ou piorar muitas doenças, é importante ter atitudes que afastem esta situação, como praticar um hobbie, se inscrever em um curso ou adotar um animal, por exemplo.

O apoio da família, se possível, é muito importante para ajudar a pessoa, principalmente quando idosa, a superar este sentimento. Saiba mais outras atitudes que se deve ter para combater a solidão

Quando a solidão causa os sintomas físicos, ou quando está associada a outros sintomas como tristeza, perda de vontade, alteração do apetite ou alteração do sono, é importante procurar o apoio de um psicólogo e um psiquiatra, pois pode estar associada a outras condições de saúde, como a depressão.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...