Para fazer a depilação com cera, pode-se usar a cera quente, para as regiões pequenas, como virilhas e axilas, ou a cera fria, que é indicada para regiões maiores, como costas, pernas e braços, por exemplo.
Alguns benefícios da depilação com cera são a remoção completa dos pelos, diminuição permanente dos pelos e duração longa do procedimento, que é entre 2 a 3 semanas.
A depilação com cera pode ser feita em casa ou clínicas de estética especializadas, podendo ser feita por mulheres e homens. Entenda melhor como fazer a depilação.
Como fazer depilação com cera
A depilação com cera quente pode ser feita conforme o passo a passo a seguir:
- Aquecer a cera até ficar líquida;
- Aplicar um pouco de cera na parte interna da pulso, para testar a textura e a temperatura da cera, que deve estar quente, mas não deve doer ou queimar;
- Aplicar a cera com o roll-on ou uma espátula, no sentido do crescimento dos pelos;
- Colocar o papel de depilação sobre a cera e passar a mão sobre o papel, para uma maior aderência, por 5 a 10 segundos;
- Esticar a pele com uma mão e, com a outra, puxar a folha, de forma rápida, no sentido contrário ao crescimento dos pelos;
- É aconselhado aplicar a cera apenas de 1 a 2 vezes no local, para evitar irritação;
- Retirar os vestígios de cera da pele com um algodão embebido em óleo vegetal.
A depilação com cera quente é geralmente indicada para regiões pequenas do corpo ou com pelos mais grossos, como axilas, virilhas e ânus. Isso porque ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos.
Depilação com cera fria
A depilação com cera fria é indicada para pessoas com varizes ou sensibilidade ao calor, e deve ser usada quando os pelos estão maiores e somente em regiões grandes, como braços, costas e pernas.
Para isto, basta separar as folhas de cera e colocá-las na pele limpa e seca, na direção do crescimento dos pelos, esfregando algumas vezes para grudar bem na pele.
Em seguida, puxar a folha de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento dos pelos, e repetir até remover todos os pelos.
Depilação masculina com cera
A depilação masculina com cera pode ser usada no peito, barriga, costas, braços e pernas, mas também pode ser usada com cuidado no rosto.
A depilação masculina com cera é feita da mesma forma que na mulher: aplicando-se uma fina camada de cera derretida no sentido do crescimento dos pelos e retirando rapidamente no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
Depilação com cera virilha
A depilação com cera na virilha inclui os pelos da região da linha do biquíni e deve ser feita com cera quente, pois o calor facilita a remoção dos pelos.
Para fazer a depilação com cera na virilha, basta aplicar a cera sobre a pele seca no sentido do crescimento dos pelos e retirá-la, em seguida, no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Entenda melhor como fazer a depilação na virilha.
Como fazer depilação com cera nas partes íntimas
A depilação com cera nas partes íntimas pode incluir a vagina, ou pênis, e o ânus.
O passo a passo para fazer depilação com cera nas partes íntimas é:
- Aquecer a cera em banho maria;
- Começar a depilação na região íntima de fora para dentro e de cima para baixo;
- Colocar a cera no sentido do crescimento dos pelos;
- Retirar a cera no sentido contrário ao crescimento dos pelos e descartá-la;
Por fim, é aconselhado passar um creme calmante pós-depilação na região.
Leia também: Como fazer a depilação íntima (com cera, lâmina, creme ou laser) tuasaude.com/como-fazer-depilacao-intima-corretamenteDepilação de virilha completa com cera
A depilação de virilha completa com cera é feita retirando-se todos os pelos da virilha, além dos grandes e pequenos lábios, e ânus.
Cuidados com a depilação com cera
Alguns cuidados importantes com a depilação com cera são:
- Se os pelos estiverem maiores que 1,2 cm de comprimento, deve-se cortá-los com uma tesoura, para evitar dor durante a depilação;
- Limpar e secar bem a pele antes da depilação;
- Aplicar um creme calmante logo após a depilação;
- Evitar banhos muito quentes e a exposição ao sol por 24 horas após;
- Fazer esfoliação da pele 1x por semana, para ajudar na eliminação mais eficiente e menos dolorosa dos pelos;
- Usar creme hidratante diariamente nos dias seguintes à depilação;
- Aplicar protetor solar na área depilada, para evitar queimaduras e manchas na pele.
Além disso, deve-se evitar o uso de cremes retinoides 5 dias antes da depilação, para evitar que a pele saia junto com os pelos.
Benefícios da depilação a cera
Os benefícios da depilação a cera incluem a remoção completa dos pelos e em grandes quantidades.
A depilação repetida pode provocar danos aos folículos capilares favorecendo a redução permanente dos pelos. Além disso, a depilação com cera pode durar de 2 a 3 semanas.
Quem não deve fazer
A depilação com cera não deve ser feita por pessoas com feridas, queimaduras ou feridas na pele ou que possuem a pele sensível.
Pessoas que estejam tomando o medicamento isotretinoína nos últimos seis meses, também não devem fazer depilação com cera.