Como clarear axilas e virilha: 6 opções naturais

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada

Existem algumas opções naturais para clarear axilas e virilha, que podem ser feitas em casa e que ajudam na renovação das células presentes na camada mais superficial da pele, como esfoliantes à base de bicarbonato de sódio e cremes hidratantes com babosa e óleo de coco. Esses tratamentos ajudam a eliminar as manchas escuras e prevenir o aparecimento de novas, além de melhorar o aspecto e a textura da pele.

As manchas escuras nas axilas e virilha surgem devido a um aumento da produção de melanina na pele, desencadeadas por um processo inflamatório na região, que geralmente é resultado de alguns fatores, como atrito constante entre as pernas, uso de roupas mais apertadas, alterações hormonais e uso de lâminas para depilação. Conheça outras causas de manchas escuras na pele.  

É possível, também, realizar alguns procedimentos estéticos, com um profissional qualificado, que minimizam as manchas escuras nessas regiões, como peeling químico ou luz pulsada, por exemplo.

Algumas opções naturais para clarear as axilas e virilha são: 

1. Esfoliante de bicarbonato de sódio

A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear a virilha e axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato;
  • 4 colheres de sopa de água;
  • 5 gotas de óleo de amêndoas doce.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até formar uma pasta homogênea e aplicar nas áreas mais escurecidas, deixando atuar por 15 minutos. Em seguida, deve-se lavar com água morna até eliminar todo o resíduo e finalizar o tratamento com um creme hidratante. É recomendado realizar o tratamento 1 vez por semana.

É possível usar outros ingredientes que, também, terão efeito clareador na pele, como a aveia, fubá e açúcar. Veja outras opções de esfoliantes caseiros.

2. Pasta de argila branca

A argila branca é um produto natural, com propriedades terapêuticas, que age na flacidez e clareamento da pele. 

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de argila branca;
  • 2 colheres de água;
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até formar uma pasta homogênea e aplicar na região que apresenta manchas escuras. Deixar atuar por 20 minutos e, em seguida, retirar com água morna. É recomendado realizar o tratamento a cada 15 dias.

3. Água de arroz

A água de arroz possui ácido kójico que é uma substância utilizada para clarear regiões da pele que estejam escurecidas, pois além de agir para a diminuição da produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele, o ácido kójico contribui para evitar a irritação da pele, possibilitando o seu uso durante o dia. 

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de arroz;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Colocar o arroz de molho na água filtrada por 12 horas, sem colocar nenhum condimentos como sal ou óleo. Depois disso, lavar a região da pele escurecida com água corrente e sabonete neutro, passar a água de arroz com auxílio de algodão e deixar secar.

Deve-se aplicar a água de arroz de manhã e à noite para que os efeitos sejam satisfatórios. Além disso, a água de arroz pode ser colocada na geladeira para ser usada em até 2 dias.

4. Gel da babosa

A planta da babosa possui um gel, chamado de aloe vera, que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem a pigmentação escurecida da pele, além de proporcionar uma hidratação profunda. Confira outros benefícios da babosa para pele.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Modo de preparo

Cortar a folha e extrair o gel da babosa, misturando com o óleo de rosa mosqueta em um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar este gel nas regiões escurecidas da axila e virilha, deixando agir por 10 a 15 minutos. Ao final, enxaguar a região com água morna e secar com uma toalha macia, sem esfregar a pele. É recomendado repetir este tratamento 1 vez por semana.

5. Creme de cenoura, mel e iogurte

O creme de cenoura, mel e iogurte é uma ótima opção para clarear e eliminar as manchas presentes na pele, além de evitar o surgimento de novas manchas, uma vez que é rico em vitaminas. O mel tem a função de hidratar e cicatrizar a pele, promovendo o crescimento de novas células. Já o iogurte contribui para clarear a pele, pois contém ácido lático que reduz as manchas e aumenta a renovação celular. Esse creme não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis. 

Ingredientes

  • 50 g de cenoura ralada;
  • 1 embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou processador até obter um creme uniforme. Em seguida, aplicar o creme nas regiões que deseja clarear, deixando agir durante 20 minutos e, por fim, retirar com água fria e secar com uma toalha macia. Pode-se utilizar este creme 1 a 2 vezes por semana. Veja outros cremes caseiros para tirar manchas no corpo.

6. Chá verde, argila branca e óleo de coco

O creme caseiro de chá verde, argila branca e óleo de coco é rico em minerais e antioxidantes, que auxiliam na regeneração celular, além de possuir ação anti-inflamatória, prevenindo o aparecimento de manchas.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de infusão de chá verde;
  • 2 colheres de sopa de argila branca;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo

Misturar a argila, o óleo e o chá verde em um recipiente limpo e seco, até obter um creme uniforme. Em seguida, aplicar o creme na região que deseja clarear e deixar agir por 30 minutos e, por fim, lavar com água fria e secar com uma toalha macia. Pode-se utilizar esse hidratante 1 vez por semana.

Outras dicas para clarear as axilas e virilha

Existem alguns tratamentos estéticos que podem ser indicados para auxiliar na redução das manchas escuras nas axilas e virilha. Uma das opções é o peeling químico, que é um procedimento em que a camada mais superficial da pele é removida por meio do uso de substâncias ácidas, sendo portanto capaz de eliminar as manchas. 

Além disso, pode ser também indicado o tratamento com luz pulsada, em que são aplicados feixes de luz na região com a mancha, ajudando a remover o excesso de pigmentação presente na pele. Veja mais opções de tratamentos para clarear a virilha e axilas.

Os cremes, pomadas, loções ou gel clareadores a base de hidroquinona e vitamina C, por exemplo, são bastante eficientes para clarear a pele, no entanto devem ser usados apenas sob indicação do dermatologista. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.

Bibliografia

  • CHAOWATTANAPANIT, Suteeraporn et al. Postinflammatory hyperpigmentation: A comprehensive overview: Treatment options and prevention. Journal of the American Academy of Dermatology. 77. (4); 607–621, 2017
  • GONCHOROSKI, Danieli D.; CÔRREA, Giane M. Tratamento de hipercromia pós-inflamatória com diferentes formulações clareadoras. Infarma. Vol.17, n.3/4. 84-88, 2005
Mostrar bibliografia completa
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY ASSOCIATION. How to fade dark spots in skin of color. Disponível em: <https://www.aad.org/skin-care-secrets/fade-dark-spots>. Acesso em 08 jan 2020
  • ALI, Sharique A.; GALGUT, Jyoti M.; CHOUDHARY, Ram K. On The Novel Action of Melanolysis by a Leaf Extract of Aloe vera and Its Active Ingredient Aloin, Potent Skin Depigmenting Agents. Planta Med. Vol.78. 767-771, 2012
  • ALEXIS, Andrew F.; BLACKCLOUD, Paul. Natural ingredients for darker skin types: growing options for hyperpigmentation.. J Drugs Dermatol. Vol.12, n.12(suppl 9). s123-s127, 2013
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).