Cisto dermoide: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

O cisto dermoide, é um tipo de tumor benigno que cresce lentamente que, conforme o tamanho e o local, pode causar sintomas e sinais como presença de nódulo com secreção, dor na região pélvica e aumento do tamanho do abdômen, por exemplo.

O cisto dermoide pode ser formado por folículos pilosos, cabelos, glândulas, dentes e cartilagem. Este cisto pode aparecer  em qualquer parte do corpo, mas normalmente surge no ovário, testículos, cabeça, pescoço, rosto, região lombar ou sistema nervoso central.

Na suspeita de cisto dermoide, é importante consultar o clínico geral ou pediatra, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento, que é feito com a realização de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de cisto dermoide

Conforme o local e o tamanho, os possíveis sintomas de cisto dermoide são:

  • Nódulo no rosto, pescoço, ovário ou outra parte do corpo;
  • Presença de secreção no nódulo;
  • Dor na região pélvica, principalmente no período menstrual;
  • Aumento do volume abdominal.

Além disso, em casos de complicações, o cisto dermoide também pode causar hemorragia uterina, dificuldade para andar, incontinência urinária e fraqueza nas pernas e braços.

No entanto, é importante ressaltar que o cisto dermoide geralmente não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exames de imagem.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do cisto dermoide pode ser feito pelo clínico geral ou pediatra, a partir da avaliação do nódulo e dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa.

Se deseja confirmar o risco de cisto dermoide, marque uma consulta com o especialista mais perto da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico solicita a realização de exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Leia também: Exames de imagem: 11 principais tipos e para que servem tuasaude.com/exames-de-imagem

Tipos de cisto dermoide

Os principais tipos de cisto dermoide são:

1. Cisto dermoide no ovário

O cisto dermoide no ovário, também conhecido como teratoma no ovário, é uma bolsa cheia de líquido contendo cabelo, pele, dentes e/ou outras partes do corpo.

Este tipo de cisto é benigno e geralmente não causa sintomas. No entanto, se crescer muito pode provocar complicações, como dor pélvica, aumento do volume abdominal, hemorragia uterina anormal ou rompimento.

Na maioria das vezes, o cisto dermoide no ovário é diagnosticado em mulheres em idade reprodutiva, pois o seu crescimento é muito lento e normalmente não causa sinais ou sintomas.

Leia também: Teratoma no ovário: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/teratoma-no-ovario

2. Cisto dermoide no olho

Existem dois tipos de cisto dermoide no olho, o orbitário que é geralmente localizado perto dos ossos da cavidade dos olhos, e o epibulbar, que fica na superfície do olho.

O cisto dermoide de olho pode-se apresentar como um nódulo indolor, liso, firme, amarelado e inchado e, quando não é tratado, pode romper e causar inflamação na região.

3. Cisto dermoide na cabeça e pescoço

O cisto dermoide na cabeça e pescoço é o tipo mais comum deste tipo de condição, podendo surgir na boca, nas regiões frontal e occipital da cabeça, e, mais raramente, dentro do nariz.

4. Cisto dermoide espinhal

O cisto dermoide espinhal é formado na coluna vertebral e, se crescer muito, pode comprimir os nervos e a medula espinhal, causando dificuldade para caminhar, incontinência urinária e fraqueza nas pernas e braços.

Possíveis causas

As causas do cisto dermoide ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, essa alteração congênita acontece quando a pele e as outras estruturas da pele ficam presas durante o desenvolvimento fetal do bebê.

Como tratar o cisto dermoide

O tratamento do cisto dermoide deve ser indicado pelo clínico geral ou pediatra, que é feita com a realização de uma cirurgia para retirar o cisto.

A técnica cirúrgica escolhida pelo cirurgião varia de acordo com a localização e o tamanho do cisto. Em alguns casos, o médico também pode precisar fazer curetagem e irrigação para remover o tecido restante.

Já em casos de cisto dermoide intracraniano, o médico pode sugerir a realização de uma craniotomia, uma cirurgia onde se retira uma parte do osso do crânio, para operar partes do cérebro, sendo depois colocada novamente.

Leia também: Craniotomia: o que é, para que serve, recuperação e sequelas tuasaude.com/craniotomia

Vídeos relacionados

LIPOMA: o que é esse caroço na pele?

09:59 | 32.031 visualizações