Chá de gengibre: benefícios, como fazer (e receitas)

Evidência científica

O chá de gengibre é uma bebida que oferece alguns benefícios à saúde, como combater náuseas, vômitos e má digestão, ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Esses benefícios são possíveis devido ao fato de o gengibre ser rico em gingerol, shogaol e zingerona, compostos bioativos que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e antiobesidade.

Leia também: Gengibre: 12 benefícios, como fazer o chá e contraindicações tuasaude.com/beneficios-do-gengibre

Este chá pode ser preparado com o gengibre fresco ou em pó, e consumido sozinho ou com limão ou canela, por exemplo. No entanto, para se obter os benefícios do chá de gengibre, deve-se manter uma alimentação saudável, associada a práticas regulares de atividade física.

Conheça mais sobre o chá de gengibre no vídeo a seguir:

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

14:54 | 867.639 visualizações
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Benefícios do chá de gengibre

Os principais benefícios do chá de gengibre para a saúde incluem:

1. Combate náuseas e vômitos

O chá de gengibre tem ação antiemética, melhorando os sintomas de náusea e vômitos, sendo recomendado também para melhorar o apetite em pessoas em tratamento de quimioterapia.

Leia também: Náuseas: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/nauseas

2. Melhora a digestão

Por ter potente atividade antidispéptico, o chá de gengibre protege e melhora as funções do fígado e do estômago, melhorando a digestão e aliviando sintomas de inchaço e desconforto abdominal.

3. Poderia ajudar no emagrecimento

O chá de gengibre poderia ajudar no emagrecimento por conter shogaol, um composto polifenólico com ação antiobesidade que favorece a queima de gordura corporal.

Entretanto, é importante ressaltar que ainda não existe uma comprovação científica sobre a ação direta do chá de gengibre no emagrecimento.

Assim, para emagrecer de forma saudável, é recomendado fazer um déficit calórico e praticar atividades físicas regularmente.

Leia também: Déficit calórico: o que é, como fazer e como calcular tuasaude.com/deficit-calorico

4. Evita a diabetes

Por ser rico no composto bioativo gingerol, o chá de gengibre ajuda os músculos a absorverem glicose e melhora a sensibilidade da insulina, hormônio que é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, o chá de gengibre pode ajudar a evitar a diabetes.

5. Diminui o risco de câncer

Os compostos como gingerol e shogaol presentes no chá de gengibre têm ação anti-inflamatória e antioxidante, evitando os danos causados pelos radicais livres às células.

Com isso, o chá de gengibre ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, principalmente gastrointestinais como estômago, fígado, pâncreas e cólon.

6. Ajuda a tratar inflamações

O chá de gengibre contém compostos anti-inflamatórios, que ajudam a tratar problemas inflamatórios como artrites, reumatismo e dores musculares.

7. Trata infecções

Por ter um efeito antimicrobiano, o chá de gengibre é indicado para auxiliar no tratamento caseiro de infecções como gripes, resfriados, dor de garganta e bronquite.

8. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Os flavonoides presentes no chá de gengibre, melhoram a elasticidade das artérias e a circulação do sangue.

Estes antioxidantes presentes no chá de gengibre também evitam a formação de placas de gordura nos vasos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares como infarto, aterosclerose, pressão alta e derrame.

Como fazer o chá de gengibre

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida. É aconselhado tomar o máximo de 4 xícaras (de chá) desse chá por dia.

Outra forma de preparar esse chá é colocando 1 colher (de sopa) de gengibre em pó em 1 litro de água.

Receitas com o chá de gengibre

Veja outras receitas fáceis e saborosas com o chá de gengibre:

1. Chá de gengibre, limão e mel

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de café de mel.

Modo de preparo:

Preparar o chá, fervendo a água e o gengibre ralado por 5 minutos. Aguardar amornar, coar a bebida, adicionar o suco de limão e o mel, mexendo bem, e servir ainda morno. Pode-se tomar até 4 xícaras deste chá por dia.

2. Chá de gengibre e canela

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco ralado;
  • 1g de pau de canela;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Acrescentar a canela, o gengibre e a água numa panela e levar para ferver por 10 minutos.

Aguardar amornar, coar e beber o máximo de 4 xícaras (de chá) desse chá por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo, acima de 5 g de gengibre por dia, pode causar efeitos colaterais como irritação e dor de estômago, pressão alta, cólica, tonturas, queimação, diarreia, arritmias e sonolência.

Quando não é indicado

O gengibre não é indicado para crianças ou pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes.

Pessoas que usam remédios para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

Apesar do gengibre ser considerado seguro durante a gravidez, até um limite de 1g por dia, é importante que o seu uso seja usado somente com orientação do médico.

Dúvidas comuns sobre o chá de gengibre

Algumas dúvidas sobre o chá de gengibre são:

1. Grávida pode tomar chá de gengibre?

A grávida pode tomar chá de gengibre desde que o uso desta bebida seja feito sob a orientação e o acompanhamento do médico.

Isso porque as informações relacionadas com a dosagem considerada segura nesta fase ainda são insuficientes.

2. Chá de gengibre aumenta a pressão?

O chá de gengibre pode aumentar a pressão arterial, mas somente quando consumido acima da quantidade recomendada por dia.

Entretanto, quando consumido na quantidade diária recomendada e, com a orientação do médico, o chá de gengibre melhora a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a equilibrar a pressão arterial.

3. Chá de gengibre faz a menstruação descer?

Não existem evidências que indiquem que o chá de gengibre faz a menstruação descer. Isso porque essa bebida não está relacionada com a regulação ou indução do ciclo menstrual.

Leia também: 8 chás para descer a menstruação atrasada (e como usar) tuasaude.com/cha-para-descer-a-menstruacao-atrasada

4. Chá de gengibre é bom para tosse?

Até o momento, não existem estudos que demonstram que o chá de gengibre é bom para a tosse. Confira alguns chás bons para a tosse.

Vídeos relacionados

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

14:54 | 867.639 visualizações

BENEFÍCIOS DO LIMÃO - como tomar água com limão para emagrecer

08:37 | 1.074.537 visualizações

Benefícios da CANELA

04:22 | 510.001 visualizações