O chá de amora apresenta propriedade antioxidante, cicatrizante, calmante de mucosa e anti microbiana, devido a presença de taninos, vitamina C, ferro, cálcio, sais minerais e ácidos graxos. Por isso, é amplamente usado como remédio caseiro, já que pode acrescentar vários benefícios à saúde, como tratar dores de garganta, inflamações nas gengiva e anemia, por exemplo.
Além disso, quando preparado por decocção, o chá das folhas ainda pode ser usado para tratar feridas e como um enxaguante bucal natural.
Apesar do chá de amora poder ser consumido todos os dias, possuir vários benefícios e ajudar no tratamento de algumas doenças, o seu consumo não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento.

Benefícios do chá de amora
O chá das folhas de amora possui vários benefícios para a saúde, como:
- Aumentar a imunidade;
- Acelerar a cicatrização de feridas;
- Melhorar casos de anemia;
- Combater a inflamação das vias respiratórias, como garganta e cordas vocais;
- Tratar erupções bucais, como herpes;
- Reduzir o fluxo menstrual intenso;
- Melhorar o trânsito intestinal;
- Combater a diarreia;
- Reduzir o desconforto das aftas bucais;
- Evitar o aparecimento de caries.
Além disso, este chá pode ser usado na redução do risco de câncer de mama, esôfagos e boca, por ser rico em antioxidantes que reduzem a quantidade de radicais livres no corpo, muitas vezes responsáveis pelo aparecimento destas doenças.
Outros benefícios que podem ser citados são os da fruta amora, porque ajuda a emagrecer, previne o envelhecimento e pode ser usada como tintura. Saiba outros benefícios da amora a saúde.
Como preparar o chá de amora
Esta bebida pode ser feita na forma convencional por infusão, ou seja, a água é fervida e logo em seguida as folhas são adicionadas e permanecem lá por alguns minutos, ou por decocção, onde as folhas são fervidas junto com a água. Nas duas formas os benefícios da planta se mantém, no entanto na decocção as propriedade ficam mais concentradas.
1. Chá de amora por infusão
O chá de amora na concentração obtida pela infusão, pode ser usado no dia-a-dia para se ter os efeitos terapêuticos como, tratar a dor de garganta ou reduzir os sintomas de um resfriado, por exemplo.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas de amora;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Misturar as folhas de amora com a água fervente, e deixar esta mistura em descansar por 10 minutos, em seguida coar. Para um melhor aproveitamento dos fitonutrientes, é indicado consumir ainda morno.
2. Chá das folhas de amora por decocção
O chá de amora feito por decocção é mais concentrado e possui maior teor de taninos, sendo usado amplamente para fortalecer o sistema imune, tratar feridas da pele, diminuir o fluxo menstrual e reduzir os sintomas de gripe.
Ingredientes:
- 3 colheres de chá de folha de amora;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Levar ao fogo a água e as folhas de amora já misturadas, e deixar ferver por 10 minutos. Em seguida, coar e servir ainda morno.
Quem não deve usar
Apesar de possuir muitos benefícios, esta bebida é contraindicada para pessoa alérgicas a fruta amora, gestantes, lactantes e para quem tem estômago ou intestino facilmente irritável.
Quem faz uso de medicamentos diários, deve consultar o médico responsável pelo tratamento, antes de consumir este chá, pois algumas substâncias podem interagir com certos medicamentos e causar efeitos colaterais.