Para que serve a Catuaba e como usar

fevereiro 2019

A Catuaba, também conhecida como Alecrim-do-campo, Catuaba-verdadeira, Catuabinha, Catuíba, Catuaba-pau, Caramuru ou Tatuaba, é uma planta medicinal muito utilizada para fazer remédios afrodisíacos para problemas de impotência masculina.

O nome científico da Catuaba é Anemopaegma mirandum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e supermercados, na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica ou na sua forma natural.

Confira alguns alimentos afrodisíacos que ajudam a tratar a impotência sexual.

Para que serve a Catuaba

A Catuaba possui ação afrodisíaca, tônica, estimulante energética, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, podendo ter diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Fornecer energia para o corpo;
  • Aumentar a libido e tratar a impotência sexual, já que tem propriedades afrodisíacas;
  • Prolonga a ereção no homens, pois aumenta o fluxo sanguíneo para a região genital;
  • Reduz os sintomas da ansiedade e da depressão, uma vez que pode atuar diretamente no sistema nervoso;
  • Melhora a memória e evita o esgotamento mental.

Além disso, a Catuaba pode ajudar a aliviar os sintomas de inflamação ou infecção, no entanto é importante que seja utilizada sob orientação médica e de forma a complementar o tratamento recomendado.

Como usar a catuaba

As partes usadas da Catuaba são suas folhas e flores.

  • Chá de catuaba para cansaço: Colocar para ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) de casca de catuaba. Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido.
  • Cápsulas de catuaba: Devem ser usadas com orientação do clínico geral, podendo ser ingeridas até 2 gramas de Catuaba por dia.
  • Catuaba selvagem - bebida alcoólica: Tomar durante as refeições, por exemplo, para ter um efeito afrodisíaco.

Veja também uma lista de sucos afrodisíacos que ajudam na impotência sexual.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Catuaba estão relacionados com o seu consumo em excesso, sendo principalmente relacionado com o seu efeito no sistema nervoso, podendo haver dor de cabeça, tonturas, confusão mental e dificuldade de concentração, por exemplo. Além disso, o consumo em excesso e sem indicação da catuaba pode provocar irritação no estômago e resultar efeitos negativos em relação ao desempenho e desejo sexual.

O uso da Catuaba é contraindicado para grávidas, crianças menores de 12 anos e pessoas com glaucoma ou pré-excitação ventricular, devendo ser consumida de acordo com a orientação do médico ou fitoterapeuta como forma de complementar algum tratamento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.