O vinagre de maçã é um produto fermentado e que pode oferecer alguns benefícios à saúde, como ajudar a emagrecer, controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar o brilho do cabelo, por exemplo.
Esses benefícios são possíveis porque o vinagre de maçã tem compostos bioativos com ação antioxidante, anti-inflamatória e sacietogênicas, como ácido acético, ácido clorogênico e polifenóis.
Leia também: 6 benefícios do vinagre, tipos e como consumir tuasaude.com/beneficios-do-vinagreO vinagre de maçã pode ser consumido no preparo de alimentos, como saladas, molhos e marinadas, mas também por ser tomado na forma diluída ou aplicado nos cabelos.
Benefícios do vinagre de maçã
Os principais benefícios do vinagre de maçã são:
1. Poderia ajudar a emagrecer
O vinagre poderia ajudar no emagrecimento por conter ácido acético, um ácido orgânico que pode equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, diminuindo a fome por cerca de duas horas após as refeições.
No entanto, ainda são necessários estudos com um maior número de pessoas e maior duração, para avaliar se o vinagre realmente ajuda na perda de peso.
Leia também: Vinagre de maçã emagrece? (cuidados e outras dicas) tuasaude.com/vinagre-emagreceAssim, para emagrecer é recomendado manter uma dieta com déficit calórico, com orientação do nutricionista, e praticar exercícios físicos regularmente.
2. Controla os níveis de açúcar
O vinagre de maçã pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em jejum, em pessoas com diabetes tipo 2. Isso porque esse produto retarda a digestão e a absorção de carboidratos.
O ácido acético presente no vinagre de maçã, inibe a dissacaridases e a α-amilase, enzimas que podem aumentar a captação de glicose pelo fígado e músculos. Além disso, o vinagre possui ácido clorogênico, um polifenol que também pode inibir a enzima glicose-6-fosfatase, diminuindo a produção de glicose.
Entretanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, o vinagre de maçã deve ser usado somente sob orientação médica, porque pode interagir com os medicamentos, provocando hipoglicemia.
3. Aumenta o brilho do cabelo
O vinagre de maçã, quando aplicado diluído no cabelo, pode ajudar a aumentar o brilho do cabelo.
Isso se deve às suas propriedades ácidas, que equilibram o pH do cabelo, fecham as cutículas dos fios, reduzem o frizz, e deixam os cabelos mais hidratados e macios.
Leia também: Vinagre de maçã no cabelo: para que serve (e como usar) tuasaude.com/vinagre-de-maca-no-cabelo4. Pode diminuir o risco de doenças cardíacas
Esse vinagre pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, por reduzir o colesterol total e os triglicerídeos, além de aumentar o colesterol "bom", HDL.
Esses benefícios são possíveis devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do vinagre de maçã, que pode inibir a formação de gordura no fígado e aumentar a excreção de bile.
Entretanto, estudos com um número maior de pessoas ainda é necessário para avaliar os possíveis benefícios do vinagre de maçã na redução do risco de doenças cardíacas.
5. Mantém a saúde intestinal
Por ser um produto fermentado que contém probióticos, o vinagre de maçã aumenta a quantidade de bactérias saudáveis no trato gastrointestinal, ajudando a manter a saúde intestinal.
Leia também: 10 alimentos probióticos que fazem bem à saúde tuasaude.com/alimentos-probioticos6. Possui atividade antimicrobiana
O vinagre de maçã possui atividade antimicrobiana, ajudando a reduzir o crescimento de bactérias como Salmonella, E. coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans.
A propriedade antimicrobiana do vinagre acontece devido à capacidade dos ácidos orgânicos de atravessar as membranas microbianas, diminuindo o pH dentro das células e rompendo as paredes celulares.
Apesar disso, ainda são necessários estudos científicos mais robustos que comprovem o efeito antimicrobiano do vinagre de maçã na saúde humana.
7. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória
Devido à presença de compostos bioativos como polifenóis, melanoidinas e tetrametilpirazina, o vinagre de maçã tem ação antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra os radicais livres.
O vinagre de maçã também possui ação anti-inflamatória, pois o ácido acético, que inibe a ciclooxigenase-1, e aos polifenóis, que desregulam as citocinas pró-inflamatórias como TNF-α e IL-6.
Leia também: Antioxidantes: o que são, para que servem, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/antioxidanteConheça mais sobre o vinagre de maçã assistindo ao vídeo a seguir:
Vinagre faz o cabelo crescer mais rápido? | Isso Funciona? #1
09:34 | 7.679 visualizaçõesVinagre de maçã orgânico
Assim como o vinagre de maçã comum, o vinagre de maçã orgânico é produzido por meio da fermentação.
Entretanto, a versão orgânica é obtida com o uso de maçãs orgânicas, sem o uso de agrotóxicos, que são produtos químicos usados para matar, controlar ou prevenir insetos, larvas e fungos em plantas, frutas e vegetais.
Leia também: Agrotóxicos: o que são, riscos e como evitar tuasaude.com/agrotoxicosComo usar o vinagre de maçã
Algumas formas de utilizar o vinagre de maçã para aproveitar seus benefícios são:
1. Vinagre de maçã no cabelo
O vinagre de maçã no cabelo serve para aumentar o brilho, fechar as cutículas dos fios e reduzir o frizz, além de combater a oleosidade, a caspa e as inflamações no couro cabeludo.
Pode-se usar o vinagre de maçã nos cabelos na forma de hidratante, enxágues ou soluções. Saiba como usar o vinagre de maçã nos cabelos.
2. Como tomar vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser tomado. Para isso, geralmente recomenda-se diluir 1 colher de sopa deste produto em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã, almoço ou jantar.
A dose máxima recomendada é de até duas colheres de sopa por dia.
É importante lavar sempre a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber essa solução.
3. Vinagre de maçã na alimentação
Pode-se usar vinagre de maçã na alimentação, na forma diluída, para temperar saladas e legumes, fazer molhos, no preparo de conservas e picles, para fazer marinadas
4. Cápsula de vinagre de maçã
A cápsula de vinagre de maçã é um suplemento que pode conter vinagre em pó.
Entretanto, este suplemento não é regulado pela Anvisa no Brasil, não sendo permitido o seu uso, devido à falta de evidências e informações sobre a sua dosagem e segurança.
Possíveis efeitos colaterais
O vinagre de maçã, quando consumido na forma não diluída e/ou em excesso, pode causar efeitos colaterais como erosão no esmalte dentário e danos no esôfago e no fígado
Além disso, a ingestão deste produto pode provocar azia, náuseas, vômitos, níveis baixos de potássio no sangue e má digestão.
Já quando aplicado nos cabelos, o vinagre de maçã pode causar irritação, vermelhidão ou queimaduras no couro cabeludo, principalmente se for usado sem diluir em água, óleos ou máscara hidratante. Quando usado com muita frequência, o vinagre de maçã também pode ressecar os cabelos.
Pode beber vinagre de maçã em jejum?
Sim, pode-se beber o vinagre de maçã em jejum. No entanto, é importante usar o vinagre de maçã sempre diluído em água ou suco, por exemplo, para evitar desconfortos gástricos.
Quem não deve usar
O vinagre de maçã não deve ser ingerido por quem tem alergia a esse produto ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo.
Isso porque o vinagre de maçã junto com esses medicamentos pode reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.
Pessoas com gastrite, refluxo, úlceras gástricas ou intestinais, devem evitar a ingestão de vinagre de maçã, pois esse produto pode aumentar a irritação do estômago.
O vinagre de maçã também não deve ser consumido junto com outras ervas, como cavalinha, alcaçuz, lírio do vale e ervas laxantes, pois pode provocar diarreia.
Já no couro cabeludo, o vinagre não deve ser usado na presença de feridas ou em pessoas com o couro cabeludo sensível.