Aripiprazol: para que serve e como tomar

Aripiprazol é um antipsicótico indicado para o tratamento da esquizofrenia ou do transtorno bipolar, reduzindo os sintomas psicóticos, alucinações ou delírios, ou episódios maníacos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psiquiatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, gotas ou xarope, como genérico ou com os nomes comerciais Aristab, Harip, Arpejo, Toarip, Sensaz ou Aquarela, por exemplo.

Leia também: Antipsicóticos: para que servem, tipos e como usar tuasaude.com/antipsicoticos

O Aripiprazol é vendido apenas com prescrição médica e retenção de uma via pela farmácia, e deve ser usado nas doses e pelo tempo de tratamento indicado pelo psiquiatra.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O aripiprazol é indicado para:

  • Esquizofrenia;
  • Transtorno bipolar.

Esse remédio age bloqueando os receptores da dopamina e serotonina no cérebro, ajudando a reduzindo os sintomas psicóticos, alucinações ou delírios, ou episódios maníacos.

Além disso, o aripiprazol também ajuda a reduzir sintomas como isolamento social, falta de expressão emocional ou falta de atenção e concentração.

O aripiprazol deve ser usado comente com indicação do psiquiatra, com acompanhamento médico regular e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Como usar

A forma de usar o aripiprazol varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Aripiprazol 10 mg comprimido

O aripiprazol comprimido de 10 mg, assim como os comprimidos de 15 mg, 20 mg e 30 mg, deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição.

A dose do aripiprazol comprimido para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada, que inclui:

  • Esquizofrenia: a dose inicial é de 10 mg ou 15 mg, 1 vez por dia;
  • Transtorno bipolar: a dose inicial é de 15 mg, 1 vez por dia.

As doses do aripiprazol podem ser ajustadas pelo psiquiatra para até 30 mg por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.

2. Aripiprazol 1 mg/mL

O aripiprazol 1 mg/mL suspensão oral ou xarope deve ser tomado por via oral, utilizando a seringa dosadora fornecida na embalagem para medir a dose correta.

As dose do aripiprazol suspensão oral para adultos é:

  • Esquizofrenia: a dose inicial recomendada é de 10 mg ou 15 mg por dia, 1 vez por dia;
  • Transtorno bipolar: a dose inicial é de 15 mg por dia, 1 vez por dia.

É importante agitar o frasco do xarope antes de usar, para misturar os componentes da suspensão.

3. Aripiprazol gotas 20 mg/mL

O aripiprazol gotas 20 mg/mL deve ser tomado por via oral, com ou sem alimentos.

A posologia do aripiprazol gotas para adultos é:

  • Esquizofrenia: dose inicial de 10 ou 15 gotas, 1 vez por dia. Essa dos e pode ser aumentada pelo psiquiatra, para até 30 gotas por dia, de acordo com a resposta ao tratamento;
  • Transtorno bipolar: a dose inicial é de 15 mg por dia (15 gotas), 1 vez por dia, podendo ser aumentada pelo médico para até 30 mg por dia.

O aumento da dose do aripiprazol deve ser feita somente pelo psiquiatra, após 2 semanas do tratamento inicial.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do aripiprazol são visão embaçada, náuseas, vômitos, prisão de ventre, insônia, aumento da saliva, engasgos, rigidez muscular ou movimentos musculares descontrolados.

Além disso, também pode causar ansiedade, aumento ou perda do apetite.

O aripiprazol também pode causar reações alérgicas graves que devem ser tratadas imediatamente no pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Aripiprazol engorda?

O aripiprazol pode engordar pois um dos efeitos colaterais comuns desse remédio é o aumento do apetite, oq ue leva a pessoa a consumir mais calorias durante o dia.

No entanto, em algumas pessoas, o aripiprazol também pode causar perda do apetite, e resultar em emagrecimento.

Por isso, caso ocorra alteração do peso durante o uso do aripiprazol, deve-se comunicar ao médico responsável pelo tratamento.

Aripiprazol dá sono?

O aripiprazol pode causar sono, principalmente eno início do tratamento, porém não é um efeito colateral comum desse remédio.

Quem não deve usar

O aripiprazol não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao aripiprazol ou qualquer outro componente da fórmula.