Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para herpes labial

O herpes labial é causado principalmente por dois tipos de vírus, o herpes simplex 1 e o herpes simplex 2. Por isso, o tratamento caseiro pode ser feito com plantas que permitem eliminar estes vírus mais rapidamente, como a erva-cidreira, a romã ou o sabugueiro, por exemplo.

A eficácia do tratamento caseiro pode variar de acordo com a pessoa e o tipo de vírus que está causando o herpes, mas geralmente é possível ver uma redução acentuada dos sintomas ou diminuição do tempo de tratamento.

Embora possam ser bastantes eficazes, estes remédios caseiros não devem substituir algum tipo de tratamento que tenha sido indicado pelo médico, podendo ser usado juntamente com as pomadas receitadas. Veja quais as pomadas mais indicadas para tratar a herpes.

1. Bálsamo caseiro de erva-cidreira

Tratamento caseiro para herpes labial

A erva-cidreira, conhecida cientificamente como Melissa officinalis, é uma planta que tem ação antiviral contra os vírus do tipo 1 e 2 do herpes simplex, ajudando a aliviar os sintomas da herpes labial como dor, vermelhidão, coceira ou ardor, além de facilitar a cicatrização.

Este bálsamo labial caseiro pode ser utilizado logo que surgem os primeiros sintomas de coceira no lábio, por exemplo, pois evita o surgimento de uma grande área afetada, além de diminuir o tempo necessário para o tratamento do herpes.

Ingredientes

  • 20 g de folhas de erva-cidreira secas;
  • 50 ml de óleo vegetal, como abacate ou amêndoas doces;
  • 3 colheres (de sopa) de cera de abelha;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga de cacau.

Modo de preparo

Triturar as folhas de erva-cidreira e colocar dentro de um frasco de vidro escuro. Depois, adicionar o óleo vegetal até cobrir todas as folhas e mexer com uma colher para garantir que o óleo chega a todos os locais. Por fim, fechar o frasco e deixar repousar entre 10 dias e 1 mês. Quanto mais tempo a infusão com óleo repousar, maior será a concentração dos ativos da erva-cidreira no óleo.

Após esse tempo, deve-se derreter a cera de abelha e a manteiga de cacau junto com 3 a 4 colheres (de sopa) da infusão de óleo com erva-cidreira. Depois de toda a mistura estar líquida e bem misturada, pode ser vertida em um vidrinho, onde, após esfriar, estará com uma consistência de bálsamo, que pode ser aplicado nos lábios.

2. Chá de Romã

Tratamento caseiro para herpes labial

A romã é o fruto da romãzeira, uma planta conhecida cientificamente como Punica granatum. As películas presentes no interior da romã e que revestem as sementes são muito ricas em taninos com ação antiviral contra o tipo 2 do herpes simplex. Assim, o chá feito com essas películas ajuda a eliminar mais rapidamente o vírus do herpes, acelerando a cicatrização da ferida no lábio.

Ingredientes

  • 1 romã
  • 300 ml de água

Modo de preparo

Retirar a casca da romã e as películas que revestem as sementes no interior. Depois, colocar em uma panela com a água e deixar ferver por 20 a 30 minutos. Por fim, deixar arrefecer e coar. Aplicar a mistura com a ajuda de um pedaço de algodão sobre a ferida do herpes 3 a 5 vezes por dia, entre a aplicação da pomada para herpes, por exemplo.

3. Chá de Sabugueiro

Tratamento caseiro para herpes labial

O sabugueiro, conhecido cientificamente como Sambucus nigra, é uma planta bastante utilizada na medicina Ayurveda para fazer o tratamento do herpes, pois possui quercetina e canferol que têm potente ação contra o vírus herpes simplex tipo 1.

Ingredientes

  • 1 (colher) de sopa de flores de Sabugueiro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar a mistura repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar esfriar e beber a mistura 2 a 3 vezes por dia. O chá também pode ser aplicado diretamente sobre a ferida do herpes várias vezes ao dia.

Alimentação para herpes

A alimentação para diminuir a frequência do aparecimento da herpes, deve ser rica em alimentos fontes de vitamina C, lisina e pobre em arginina, pois este tipo de alimentação fortalece o sistema imune e diminui a intensidade e o número de episódios da herpes.

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

328 mil visualizações

Saiba mais sobre este tipo de alimentação em: Alimentação para herpes.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem