Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tipos de azeite

O azeite é uma gordura saudável que vem da azeitona e rica em vitamina E, um excelente antioxidante que ajuda a evitar o envelhecimento da pele. Porém, não podem ser ingeridas mais de 4 colheres de sopa por dia, que correspondem a 200 calorias porque acima dessa quantidade o azeite aumenta a gordura no sangue e torna-se prejudicial para a saúde.

O tipo de azeite vem escrito no rótulo da garrafa de azeite e o azeite extra virgem é o melhor azeite porque é o mais puro dos azeites, rico em vitaminas e minerais, excelente para temperar saladas e legumes ou até para usar em estufados e fritar. Outros tipos de azeite podem ser:

  • Azeite Virgem - um pouco mais ácido que o azeite extra virgem mas também rico em vitaminas e minerais, bom para temperar ou usar em estufados e frituras.
  • Azeite Refinado - tem menor qualidade, pois os processos de refinamento retiram cor, sabor, aroma e vitaminas. Pode ser utilizado para temperar.
  • Azeite Composto - é uma mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo como o de soja, por isso já não resiste tanto à altas temperaturas, não devendo ser utilizado em estufados ou para fritar.

Além dos tipos de azeite de oliva existe também o azeite de dendê conhecido internacionalmente como óleo de palma, que tem mais gorduras saturadas que são prejudiciais para a saúde e aumentam o colesterol, por isso não é tão bom para a saúde como o azeite de oliva.

Como usar o azeite corretamente

O azeite pode ser usado para temperar saladas e legumes ou para fazer estufados e fritar. O azeite também pode ser utilizado no pão, por exemplo em substituição da manteiga, sendo uma opção mais saudável.

O azeite pode ser utilizado para grelhar as carnes pois é uma gordura que aguenta altas temperaturas sem se estragar, mas ele não deve ser utilizado para fritar os alimentos, como mostra a segunda imagem.

A quantidade de azeite que pode ser consumida diariamente deve ser de apenas 1 colher de sopa para regar os alimentos após o seu preparo.

Usar para temperar saladasUsar para temperar saladas
Não usar para fritarNão usar para fritar

Como comprar um bom azeite

O azeite deve ser comprado em embalagens de vidro de 500 ml para o azeite não perder propriedades depois de aberto nas embalagens maiores, nem oxidar facilmente em embalagens menores. Uma boa dica é não comprar o azeite pensando somente no preço, mas tendo em conta seus benefícios para saúde.

Para potencializar os benefícios do azeite, seu aroma e sabor, o que se pode fazer é adicionar um ramo de alecrim e de outras especiarias dentro do frasco.

A acidez do azeite não deve ultrapassar os 0,5%. Geralmente o azeite extra virgem tem até 1% de acidez, o azeite virgem entre 1,2% e 1,5% de acidez e o refinado entre 1,5% a 2,3% e por isso o melhor azeite para saúde é o azeite extra virgem.

Saiba mais em: Benefícios do azeite.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...