Para escolher o melhor suplemento de magnésio, é importante considerar as condições a serem tratadas com este suplemento, as necessidades nutricionais e a tolerância de cada pessoa.
O suplemento de magnésio serve para regular os níveis deste mineral no organismo em pessoas com deficiência de magnésio. Este suplemento também pode ser indicado para melhorar cãibras, aliviar a prisão de ventre, e tratar a ansiedade, por exemplo.
Leia também: Magnésio: para que serve, alimentos (e quantidade recomendada) tuasaude.com/magnesioExistem diferentes tipos deste suplemento, como magnésio treonato, magnésio dimalato e citrato de magnésio, por exemplo, que variam conforme a composição e os objetivos a serem tratados. Entretanto o suplemento de magnésio deve ser tomado apenas com indicação do nutricionista ou médico, pois é contraindicado para algumas pessoas e pode causar efeitos colaterais.
Qual o melhor suplemento de magnésio?
Não existe o melhor suplemento de magnésio para todas as pessoas. Isso porque a escolha do suplemento ideal varia conforme as condições a serem tratadas e a tolerância de cada pessoa.
Para melhorar os níveis de magnésio no organismo de forma eficiente, os suplementos como citrato, bisglicinato, dimalato podem ser os mais indicados.
O magnésio bisglicinato pode ser indicado para ajudar no sono, ansiedade e estresse. Já para proteger a memória, o magnésio treonato pode ser o mais recomendado, por exemplo.
Por isso, para escolher o melhor suplemento de magnésio, é fundamental consultar o médico ou nutricionista. Assim, esses profissionais poderão avaliar o estado de saúde da pessoa e se existe a necessidade de suplementar o magnésio.
Para que serve o suplemento de magnésio
A principal indicação do suplemento de magnésio é para tratar a deficiência deste mineral no organismo.
Outras condições onde este suplemento também pode ser indicado são:
- Melhorar cãibras;
- Tratar a prisão de ventre;
- Aliviar a azia e má digestão;
- Ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e diabetes tipo 2;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Tratar alguns tipos de arritmias;
- Ajudar a prevenir e tratar a enxaqueca;
- Diminuir a pressão arterial de forma leve, com melhores efeitos em pessoas que já usam remédios anti-hipertensivos;
- Tratar a ansiedade, o estresse e a depressão;
- Melhorar a densidade óssea;
Entretanto, é importante ressaltar que os benefícios do suplemento de magnésio é observado principalmente em pessoas que possuem deficiência deste mineral.
Além disso, ainda são necessárias pesquisas científicas mais completas e em seres humanos, para avaliar se o suplemento de magnésio oferece estes possíveis benefícios.
9 tipos de suplemento de magnésio
Os principais tipos de suplemento de magnésio são:
1. Magnésio treonato
O magnésio treonato é um suplemento que é capaz de atravessar de forma eficiente a barreira hematoencefálica do cérebro.
Assim, esse suplemento de magnésio pode ser indicado para tratar a deficiência deste mineral, melhorar a memória, a função cognitiva e o sono, e ajudar a prevenir enxaquecas.
Como tomar: tomar 1 cápsula por via oral com um copo de água ou outro líquido de preferência. A dosagem indicada pelo médico ou nutricionista varia entre 200 mg a 1 g por dia.
Leia também: Magnésio treonato: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/magnesio-treonato-para-que-serve2. Magnésio dimalato
O magnésio dimalato tem alta biodisponibilidade e possui uma combinação de magnésio e ácido málico, um composto que participa do ciclo de produção de energia nas células.
Este tipo de suplemento pode ser indicado para corrigir a deficiência de magnésio, diminuir a fadiga muscular, aliviar a dor muscular e regular o ritmo cardíaco.
Como tomar: este suplemento deve ser tomado por via oral, as doses geralmente recomendadas para adultos são de 1 cápsula, 2 vezes por dia, de 400 mg ou 260 mg, junto das principais refeições e de acordo com orientação do médico ou nutricionista.
3. Cloreto de magnésio
O cloreto de magnésio é um suplemento que é indicado quando os níveis de magnésio no organismo estão baixos.
Este suplemento também pode ser recomendado para complementar o tratamento da diabetes tipo 2, aliviar a prisão de ventre e azia e diminuir a pressão alta.
Como tomar: este suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó, que devem ser tomadas com um copo de água ou diluir o conteúdo de um sachê de 33 g em 1 litro de água filtrada, respectivamente.
A dosagem normalmente indicada é de 1 cápsula de cloreto de magnésio 2 vezes por dia ou 60 ml da solução diluída do suplemento em pó, por dia. No entanto, a forma e a dose a ser usada deve ser determinada pelo médico ou nutricionista.
Leia também: Cloreto de magnésio: para que serve e como usar tuasaude.com/cloreto-de-magnesio4. Magnésio inositol
O suplemento de magnésio inositol possui a combinação do inositol, um tipo de carboidrato importante para o funcionamento das células, metabolismo de gorduras, funcionamento da insulina e do sistema nervoso.
Este suplemento pode ser indicado para tratar a deficiência de magnésio, além de ajudar a melhorar o relaxamento do corpo e a qualidade do sono e promover a sensação de bem-estar.
Como tomar: este suplemento é vendido na forma de pó, que deve ser diluído em água fria ou outra bebida. A dosagem indicada pode ser de 1 colher de chá, diluída em 300 ml de água, por dia.
5. Magnésio quelato
O magnésio quelato é um termo geral para indicar que o suplemento que está ligado a aminoácidos e inclui o magnésio glicinato, o magnésio lisinato e o magnésio aspartato.
A ligação do magnésio com os aminoácidos facilita muito a absorção e utilização deste suplemento pelo organismo.
Este suplemento normalmente é indicado para regular os níveis de magnésio no organismo, ajudar a evitar cãibras, manter a saúde cardíaca, tratar a ansiedade e o estresse, e melhorar o sono.
Como tomar: o magnésio quelato pode ser tomado por via oral, com um copo de água, sendo geralmente indicado de 1 a 2 cápsulas por dia, junto de uma refeição. Esse suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas, na dosagem de 200 mg, 300 mg e 500 mg, por exemplo.
Entretanto, a dose diária a ser tomada deve ser sempre indicada pelo nutricionista ou médico, conforme o objetivo a ser tratado e as necessidades de cada pessoa.
Leia também: Magnésio quelato: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/magnesio-quelato6. Magnésio bisglicinato
O magnésio bisglicinato, ou bisglicinato de magnésio, é um suplemento formado pela combinação do magnésio com 2 moléculas de glicina, um aminoácido que melhora a absorção do magnésio pelo intestino.
O magnésio bisglicinato pode ser indicado para corrigir a deficiência de magnésio, ajudar a combater a fadiga muscular, prevenir doenças cardíacas e ajudar a tratar o estresse, a ansiedade e a insônia.
Como tomar: o bisglicinato de magnésio pode ser tomado por via oral, com um copo de água, preferencialmente junto de uma refeição.
O suplemento bisglicinato de magnésio pode ser indicado em dosagens de 150, 350, 400 e 500 mg. Entretanto, a dose a ser tomada deve ser recomendada por um nutricionista ou médico.
7. Citrato de magnésio
O citrato de magnésio é um suplemento que oferece alta absorção e utilização pelo organismo, sendo usado para aumentar rapidamente os níveis de magnésio.
Esse suplemento também pode ajudar a aliviar a prisão de ventre, melhorar a função muscular e nervosa e contribuir para a saúde dos ossos.
Como tomar: a dose indicada para adultos geralmente é de cápsulas contendo de 200 e 400 mg de magnésio elementar por dia, junto às refeições. Na forma líquida, pode ser recomendado tomar 240 ml em dose única ou dividida ao longo do dia.
Leia também: Citrato de magnésio: para que serve e como usar tuasaude.com/citrato-de-magnesio8. Magnésio taurato
O suplemento magnésio taurato é bem absorvido e usado pelo corpo, podendo ser indicado para regular a pressão arterial e promover o relaxamento.
Como tomar: esse suplemento é encontrado na forma de cápsulas, sendo geralmente recomendado tomar 1 cápsula por dia, ou até 350 mg por dia, conforme indicação do médico ou nutricionista.
9. Óxido de magnésio
O óxido de magnésio é um suplemento que possui baixa biodisponibilidade, ou seja, o organismo o absorve de forma menos eficiente do que as formas orgânicas ou queladas.
Por ter baixa biodisponibilidade, este suplemento é mais indicado para tratar condições gastrointestinais, como prisão de ventre, má digestão e azia.
Como tomar: o médico ou nutricionista pode indicar tomar 1 cápsula, contendo 400 mg de magnésio elementar, por dia, junto com uma refeição.
Conheça melhor sobre os tipos e para que serve o magnésio, assistindo ao vídeo e a seguir: