O sangramento é um dos sintomas de nidação, também chamado de implantação, que corresponde à implantação do embrião ao endométrio, que é o tecido que reveste internamente o útero, caracterizando a gravidez. Apesar de ser um dos sinais de gravidez, nem todas as mulheres o apresentam e, por outro lado, em outros casos pode ser interpretado com sendo menstruação ou aborto espontâneo, por exemplo.
Apesar do sangramento marrom ou rosa claro ser característico da nidação, também pode acontecer devido ao uso de anticoncepcionais, principalmente no caso de ter havido troca, e desequilíbrio hormonal. Por isso, é importante que a mulher esteja atenta às fases do seu ciclo menstrual, bem como na presença de qualquer sintoma que possa ser indicativo de gravidez ou outra alteração ginecológica.

Como é o sangramento de nidação
O sangramento da nidação não é muito abundante e possui uma cor que varia desde o marrom semelhante à borra de café ao rosado, o que pode fazer com que muitas mulheres interpretem o sangramento como sendo normal da menstruação ou no caso das mulheres que estão tentando engravidar, pode ser entendido como sendo sinal indicativo de aborto.
Apesar de muitas mulheres não apresentarem o sangramento de nidação como sinal de gravidez, é possível também que surjam outros sinais, como cólicas abdominais de intensidade fraca e sensação de pontadas na barriga, tendo esses sintomas duração média de 3 dias. Conheça mais sobre os primeiros sintomas de gravidez.
Quanto tempo dura
O sangramento de nidação, quando acontece, normalmente dura de poucas horas até cerca de 3 dias e o fluxo do sangramento não é grande e nem aumenta. As cólicas e a sensação de pontadas na barriga também duram até 3 dias, no entanto quando são intensas, duram mais que 3 dias ou quando o fluxo fora do período menstrual é muito intenso e tem coloração mais viva, é importante ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para identificar a causa dessa alteração e, assim, possa ser iniciado o tratamento adequado, caso haja necessidade.
No caso dos sintomas desaparecerem em 3 dias, há grande possibilidade da mulher estar grávida e, por isso, é importante que vá ao ginecologista para que seja indicada a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para que seja verificada a concentração do hormônio da gravidez no sangue. Veja como é feito o exame beta-HCG.
Como acontece a nidação
A nidação, também chamada de implantação, corresponde à fixação do embrião no útero, dando início ao processo gestacional, em que há variações hormonais e formação das estruturas essenciais para o desenvolvimento do bebê.
Para que haja nidação, é necessário que o espermatozoide chegue à trompa uterina e fecunde o óvulo ali presente. Após a fecundação, esse óvulo, à medida que migra em direção ao útero, sofre processo de diferenciação, transformando-se em zigoto e, posteriormente, embrião, que é implantado após 5 a 10 dias após a fecundação.
Caso tenha sintomas sugestivos de nidação, faça o teste a seguir para verificar as chances de estar grávida: