A romã é uma fruta que oferece muitos benefícios à saúde, como ajudar a diminuir o risco de câncer, manter a função cognitiva e melhorar infecções na garganta, por exemplo.
Esses benefícios são possíveis, porque a romã tem boas quantidades de punicalagina, quercetina, taninos e ácido elágico, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
A romã tem um sabor levemente doce e agridoce, e as sementes podem ser consumidas ao natural ou usadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule podem ser usadas para fazer chás.
Leia também: Suco de romã: para que serve e como fazer (com receitas) tuasaude.com/suco-de-roma
Benefícios da romã e para que serve
Os principais benefícios da fruta romã para a saúde são:
1. Ajuda a diminuir o risco de câncer
A polpa e a casca da romã são ricas em punicalagina, punicalagina e ácido elágico, compostos bioativos que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e proteger o DNA das células.
Assim, a romã é uma fruta que pode ajudar a diminuir o risco de câncer, quando consumida dentro de uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos. Confira outras formas de prevenir o câncer.
2. Mantém a função cognitiva
As sementes e a casca da romã têm compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a preservar a memória e manter a função cognitiva em adultos de meia-idade e idosos.
Além disso, a casca da romã possui alta concentração de compostos fenólicos que inibem a acetilcolinesterase, uma enzima relacionada com a doença de Alzheimer.
3. Reduz o risco de doenças do coração
A romã é uma fruta rica em compostos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, como infarto, arritmia e aterosclerose.
Além disso, o suco da fruta romã também tem um efeito anti-hipertensivo, podendo complementar o tratamento médico da pressão alta ou diminuir o risco dessa condição.
4. Pode ajudar na disfunção erétil
Devido à sua capacidade de promover a produção de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação, a romã pode ajudar no tratamento da disfunção erétil em homens.
Leia também: 5 melhores remédios para disfunção erétil tuasaude.com/remedio-para-impotencia-sexual5. Regula o sistema imunológico
A romã é uma fruta que tem boas quantidades de nutrientes e compostos antioxidantes, como vitamina C, taninos, punicalaginas, antocianinas e ácido elágico.
Assim, essa fruta combate os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo e protegendo as células de defesa, regulando o sistema imunológico.
Além disso, a romã também inibe a inflamação geral e o crescimento de bactérias prejudiciais no intestino.
6. Previne e melhorar infecções na garganta
A casca da fruta e o caule da romã são muito eficazes para prevenir e melhorar infecções na garganta, como laringite, faringite e amigdalite.
Isso é possível porque a romã é rica em taninos, antocianinas, polifenóis e flavonoides com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante.
Para se ter os benefícios da romã na garganta, pode-se mastigar pequenos pedaços secos ou frescos da casca da romã ou fazer o chá com as cascas da fruta e fazer gargarejos.
Leia também: 8 remédios caseiros para garganta inflamada tuasaude.com/remedio-caseiro-para-garganta-inflamada7. Pode ajudar a tratar artrite reumatoide
Alguns estudos mostram que o extrato da romã pode ajudar a tratar a artrite reumatoide, por que inibe os mediadores inflamatórios, como citocinas pró-inflamatórias, aliviando a dor e o inchaço.
No entanto, a romã não deve ser usada para substituir o tratamento indicado pelo médico, mas sim como um complemento.
8. Mantém a saúde da pele
A romã mantém a saúde da pele por ser rica em elagitaninos, antocianinas e catequinas, que são compostos bioativos presentes na semente e na casca da fruta. Estes compostos têm ação antioxidante e anti inflamatória, que protegem a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol.
Os compostos bioativos presentes nesta fruta também evitam o envelhecimento precoce, ao retardar o surgimento da flacidez, de rugas e linhas de expressão na pele, além de ajudar a diminuir o risco de câncer de pele.
9. Combate a diarreia
Por ser rica em taninos, compostos fenólicos adstringentes que equilibram a flora intestinal e aumentam a absorção de água e diminuem os movimentos de expulsão das fezes pelo intestino, o chá da casca da fruta ou da casca do caule da romã ajudam a combater a diarreia.
10. Ajuda na manutenção ou perda de peso
A romã é uma fruta com poucas calorias, além de ser fonte de fibras. Assim, essa fruta ajuda a controlar as calorias da dieta e favorece o controle da fome, ajudando na manutenção ou na perda de peso.
11. Evita gengivite e periodontite
A romã possui compostos, como flavonoides, antocianinas, ácidos fenólicos e taninos, que são compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos importantes para ajudar a evitar gengivites e periodontites ou complementar o tratamento médico.
Neste caso, são as cascas que são usadas em forma de chás para fazer bochechos. Pode-se também mastigar pequenos pedaços da casca seca ou fresca da romã, como se fossem pastilhas.
Para que serve a casca da romã
A casca da romã possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, evitar o envelhecimento precoce, melhorar a memória e melhorar a imunidade.
Além disso, a casca da romã também é útil para auxiliar no tratamento de inflamações na garganta e gengivite.
Para se aproveitar os benefícios da casca da romã, pode-se usá-la na forma de infusão e beber várias vezes ao dia ou usar para fazer gargarejo ou mastigá-la.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de polpa de romã fresca:
É importante lembrar que, os benefícios da romã são possíveis somente quando essa fruta é consumida junto com uma alimentação saudável, associada à prática regular de exercícios.
Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, se deseja saber como incluir a romã numa dieta saudável:
Como comer a romã
Para comer a romã, é recomendado cortar o topo e a parte de baixo da fruta. Em seguida, cortar a fruta ao meio e, com os dedo, puxar a romã suavemente para separá-la em seções e retirar as sementes.
Pode-se comer a romã ao natural, mastigando-se as sementes, que têm um sabor doce, mas azedo ou agridoce. Esta fruta também pode ser adicionada ao iogurte ou usada no preparo de saladas, sobremesas, molhos e sopas, por exemplo.
Como preparar o chá de romã
As partes que podem ser usadas para fazer o chá de romã são a casca, o caule, as folhas e as flores.
Para fazer o chá da romã, basta ferver 1 xícara (de chá) de água em uma panela. Em seguida, apagar o fogo e adicionar cerca de 1g da casca da fruta, abafando a panela e deixando descansar por 5 minutos.
Após esse período, deve-se coar fazer bochechos ou gargarejos 3 vezes por dia. Pode-se também beber o chá morno de 2 a 3 vezes ao dia.
Perigos da romã
A romã geralmente é segura. No entanto, o consumo da casca e do caule da romã em grandes quantidades é tóxico e pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos ou grave intoxicação, que pode provocar paralisia dos nervos motores e óbito por parada respiratória.
Quando não é recomendada
Por questões de segurança, a romã não é recomendada para crianças com menos de 2 anos e para pessoas com gastrite, já que pode irritar o estômago.
Na forma de fitoterápico, como óleo, chá ou extrato, a romã deve ser consumida por mulheres grávidas ou amamentando, somente com a orientação do médico.
Pessoas com problemas renais devem consumir a romã com moderação e sob a orientação do médico ou nutricionista, pois essa fruta possui boas quantidades de potássio.
Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares devem sempre conversar com o médico antes de consumirem a romã, pois a bebida pode interagir com os remédios alterando a sua ação.
Receitas saudáveis com romã
Algumas receitas saudáveis com romã são:
1. Suco de romã
Ingredientes:
- Sementes de 1 romã;
- 1 xícara de chá de sementes de romã;
- 3 xícaras de chá de água;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir a bebida, de preferência sem coar, para os copos e servir.
Leia também: Suco de romã: para que serve e como fazer (com receitas) tuasaude.com/suco-de-roma2. Salada verde com romã
Ingredientes:
- 1 maço de rúcula;
- 1 maço de alface crespa;
- 1 romã;
- 1 maçã verde com casca;
- 1 limão.
Modo de preparo:
Lavar e secar as folhas de rúcula e alface, e em seguida rasgá-las grosseiramente. Cortar a maçã em tiras finas e deixar de molho em água com gotas de suco de limão por 15 minutos.
Retirar as sementes das romãs e misturá-las com as folhas verdes e a maçã em tiras. Servir com azeite, molho de vinagrete caseiro ou vinagre balsâmico.
3. Cuscuz de tapioca com romã
Ingredientes:
- 250 ml de tapioca granulada;
- 100 ml de leite desnatado;
- 200 ml de leite de coco;
- 50 g de coco ralado;
- 2 e 1/2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo ou adoçante em pó;
- 1 romã.
Modo de preparo:
Misturar a tapioca, o coco ralado e o açúcar ou adoçante em um recipiente de vidro grande e reservar. Retirar as sementes da romã e reservar. Levar ao fogo médio o leite e o leite de coco até ferver.
Ao amornar, adicionar essa mistura à tapioca e misturar bem até engrossar e deixar esfriar. Acrescentar as sementes de romã sobre a tapioca e servir.