Para escolher a melhor creatina é recomendado sempre verificar a pureza, por meio de selos e da lista de ingredientes, e se o suplemento possui o certificado da Anvisa.
Existem diferentes tipos de creatina, como a monohidratada, a micronizada, a pura (Creapure) e a alcalina, que variam conforme o grau de pureza, a absorção e a eficácia.
Leia também: Creatina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/creatinaEntretanto, o melhor tipo de creatina deve ser escolhido com a orientação do nutricionista, que irá avaliar as diferentes marcas e tipos de creatina, além das necessidades e objetivos de cada pessoa.
Qual a melhor creatina para tomar
Atualmente, a melhor creatina para tomar é a monohidratada. Isso porque essa creatina é bem absorvida pelo organismo, promovendo o aumento das concentrações desta substância nos músculos.
Além disso, a creatina monohidratada é o tipo mais estudado em pesquisas e usado em suplementos alimentares, sendo segura, eficaz e a mais econômica disponível.
Leia também: Como tomar creatina (em pó e cápsula): esquema de suplementação e dúvidas comuns tuasaude.com/tomar-creatinaDiferenças entre os tipos de creatina
A tabela a seguir traz a diferenças entre os principais tipos de creatina:
Existem também outros tipos deste suplemento, mas que são menos estudados, como citrato de creatina, creatina etil éster, creatina malato, creatina piruvato, fosfato de creatina, creatina HCL e creatina nitrato.
Qual a melhor creatina, monohidratada ou pura?
Embora a creatina monohidratada seja considerada o melhor tipo, por ser eficaz e segura para tomar, se a pessoa procura uma creatina monohidratada com alta qualidade, a pura é a melhor.
Isso porque a creatina pura, também conhecida como Creapure, possui rigorosos processos de fabricação e testes de pureza.
Dúvidas comuns
Algumas dúvidas comuns sobre a creatina são:
1. Qual a melhor creatina para quem quer emagrecer?
A melhor creatina para quem quer emagrecer é a monohidratada, por possuir eficácia comprovada no treino e composição corporal, sem promover o ganho de gordura.
Entretanto, é importante lembrar que a creatina não é indicada para emagrecer. Entretanto, esse suplemento pode ajudar a aumentar a força e a massa muscular, quando consumida junto com a prática regular de exercício físico.
Assim, como o ganho de massa muscular acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal, a creatina pode ajudar indiretamente no emagrecimento no longo prazo.
Leia também: Creatina ajuda a emagrecer? tuasaude.com/medico-responde/creatina-emagrece2. Qual a melhor hora para tomar creatina?
A creatina pode ser tomada em qualquer hora do dia, pois esse suplemento promove um efeito no corpo no longo prazo e não de forma imediata.
Assim, não é necessário tomar a creatina em horários específicos do dia.
3. Qual a melhor creatina para ganhar massa muscular?
A creatina monohidratada é a melhor para quem quer ganhar massa muscular. Este tipo de creatina possui comprovação científica de alta eficácia, sendo quase totalmente absorvida e usada pelo organismo.
4. Creatina em cápsula qual a melhor?
Assim como outras formas de apresentação desse suplemento, a melhor creatina em cápsulas é a monohidratada.
Isso porque a creatina monohidratada é a mais eficaz, absorvida, segura e mais estudada em diversas pesquisas científicas.
5. Qual a melhor creatina para diabéticos?
A monohidratada é a melhor creatina para diabéticos, por ser a forma mais segura.
Por possivelmente melhorar a sensibilidade do hormônio insulina, a creatina pode, junto com o tratamento médico, ajudar a controlar a diabetes tipo 2.
No entanto, pessoas com diabetes devem usar a creatina somente sob a orientação do médico ou nutricionista.
6. Qual a melhor creatina para idoso?
A melhor e mais recomendada creatina para o idoso é a monohidratada, sendo indicada especialmente quando associada à prática regular de exercícios físicos.
O uso da creatina em idosos pode ajudar a manter ou aumentar a massa muscular, prevenir a sarcopenia e promover a autonomia.
Leia também: Creatina para idosos: 6 benefícios, como tomar (e contraindicações) tuasaude.com/creatina-para-idosos7. Como escolher a melhor creatina?
Algumas dicas para escolher a melhor creatina são:
- Verificar a pureza, por meio da presença do selo Creapure na embalagem;
- Ler a lista de ingredientes, para saber se existem outros compostos além da creatina;
- Verificar se possui certificados da Anvisa, que avalia o teor de creatina, a presença de compostos estranhos e a adequação do rótulo;
No entanto, é recomendado sempre consultar o nutricionista para ajudar na escolha da creatina. Pois esse profissional possui o conhecimento técnico necessário para avaliar as diferentes marcas e tipos de creatina.
Conheça melhor sobre a creatina no vídeo a seguir: