Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Própolis: 5 benefícios e como usar

O própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir da seiva de árvores e combinada com a cera e saliva das abelhas, consistindo em um produto marrom pegajoso que serve como revestimento para a proteção da colmeia.

Atualmente já foram identificados mais de 300 compostos no própolis, a maioria na forma de polifenóis que atuam como antioxidantes, lutando contra doenças e danos no nosso corpo. O própolis ainda possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, bem como é anti-inflamatório e ajuda a tratar da pele.

Própolis: 5 benefícios e como usar

Como usar o própolis

O própolis pode ser usado de diferentes formas, aplicado diretamente sobre a pele, na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo e pode ser tomado puro ou diluído em água ou chá.

Já existem no mercado cremes, pomadas e loções contendo a substância, já para ser ingerido ele é encontrado em forma de comprimidos, extrato líquido e cápsulas e também existe em alimentos funcionais e cosméticos. O própolis pode ser encontrado e adquirido em farmácias e lojas de produtos naturais ou diretamente com os produtores. Veja para que serve o extrato de própolis e como usar.

O própolis tem uma composição diferente em cada lugar do mundo e por isso ainda não existem estudos que indiquem uma dose recomendada. Geralmente existe uma recomendação de dose sugerida no rótulo do produto mas é indicado consultar um médico antes de fazer uso.

Este remédio é contraindicado para pessoas que possuem alergia ao própolis. Além disso, só deve ser utilizado durante a gravidez ou lactação sob orientação médica e para crianças com menos de 12 anos de idade só são indicados os preparos sem álcool na composição.

Benefícios do Própolis

O própolis é antibacteriano, antiviral, antifungico e anti-inflamatório. Entre os benefícios que essas propriedades dão ao composto, podemos destacar alguns como:

1. Acelera a cicatrização de feridas e queimaduras

Foi comprovado que o própolis tem poder de atuar sobre lesões de pele impedindo o crescimento e a ação das bactérias, leveduras e fungos, antecipando o processo de cicatrização. 

Quando comparado à ação anti-inflamatória da Dexametasona, o própolis apresentou melhores resultados no tratamento de feridas cirurgicas da boca. O própolis também acelera a cicatrização de feridas nos pés de pessoas com diabétes e promove a recuperação de queimaduras, pois acelera o crescimento de novas células saudáveis.

Aplicar própolis na pele a cada 3 dias pode ajudar a tratar perquenas queimaduras e prevenir infecções. Entretanto, mais estudos são necessários para a definição da dose e efeitos desse composto. 

2. Eficaz contra a herpes

Já existem pomadas que contêm própolis em sua composição, como Herstat ou Coldsore-FX, que atuam na diminuição dos sintomas e na cura mais rápida das feridas de herpes labial e genital. No entanto, o própolis sozinho também vem apresentando resultados, se aplicado de 3 a 4 vezes ao dia sobre a ferida, o tempo de cura tem sido mais eficiente do que com outras substâncias, como o Aciclovir, e além disso a utilização do creme de própolis já tem associação com a proteção do corpo contra futuras lesões por herpes.

Própolis: 5 benefícios e como usar

3. Cura aftas e gengivites

Por suas propriedades antimicrobianas, tomar própolis todos os dias, por via oral, combate e reduz as aftas bem como previne que elas apareçam. O mesmo acontece nos casos de pessoas com gengivite, que é inflamação da gengiva, onde o própolis pode ser usado em gel ou com enxague prevenindo e reduzindo os sinais da doença, além de auxiliar a combater o mau hálito.

4. Previne e trata contra o câncer

Estudos sobre a ação do própolis no tratamento do câncer de mama vem sendo realizados e utilizando-o como terapia complementar, não tratamento único, já apresenta resultados significativos. Foi comprovado que possuem efeitos anticerígenos pois sua capacidade antinflamatória consegue reduzir a chance de as células se tornarem cancerosas e impede que elas se multipliquem. 

Devido a sua facilidade no manuseio e acesso e baixo custo em relação aos benefícios que traz, o própolis vem sendo cada vez mais estudado e consumido.

5. Protege contra a Helicobacter pylori

O própolis atua como um antimicrobiano, devido sua capacidade antinflamatória, antioxidante e por modelar as atividades enzimáticas, tem se tornado uma alternativa útil e eficaz no tratamento contra H. pylori, bactéria que vive no estomago e causa gastrite, que é a inflamação do estômago, úlcera péptica e até alguns tipos de câncer. 

Bibliografia >

  • MARTINOTTI, Simona; RANZATO, Elia. Propolis: a new frontier for wound healing?. Burns & Trauma. Vol. 3, n. 9. 2015
  • BARROSO, Poliana Ribeiro et al.. Effect of propolis on mast cells in wound healing. Inflammopharmacology. Vol. 20, n. 5. 289-94, 2012
  • CHIU, Hui Fang, et al. Chemopreventive and Chemotherapeutic Effect of Propolis and Its Constituents: A Mini-review. Journal of Cancer Prevention. Vol. 25. 70-78, 2020
  • SHAPLA, Ummay Mahfuza, et al. Propolis: The future therapy against Helicobacter pylori-mediated gastrointestinal diseases. Journal of Applied Biomedicine. Vol. 16. 81-99, 2018
  • CHAN, Godfrey Chi-Fung. The immunomodulatory and anticancer properties of propolis. Clin Rev Allergy Immunol . Vol. 44, n. 3. 262-273, 2013
  • SFORCIN, José M, et al. Biological Properties and Therapeutic Applications of Propolis. Phytother Res . Vol. 30, n. 6. 894-905, 2016
  • HEALTHLINE. The Benefits and Uses of Propolis. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer>. Acesso em 07 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem