Prata coloidal: para que serve, benefícios, como usar (e riscos)

Evidência científica

Prata coloidal consiste em nanopartículas e íons de prata em uma suspensão líquida, que pode ser indicada para complementar o tratamento de feridas, queimaduras e infecções na pele.

Este produto existe em diferentes concentrações, como a prata coloidal 40 ppm ou 20 ppm, sendo recomendado consultar o dermatologista ou clínico geral antes de começar o seu uso devido aos possíveis riscos para a saúde.

Entretanto, o uso da prata coloidal pode causar alterações na cor da pele, diminuir o efeito de antibióticos em uso e provocar alterações no funcionamento dos rins ou fígado, por exemplo, especialmente quando ingerida. E por isso, deve ser usada apenas com a orientação de um médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A prata coloidal poderia ser indicada, em alguns casos, para complementar o tratamento de:

  • Feridas;
  • Queimaduras pequenas;
  • Infecções na pele.

Embora alguns fabricantes afirmem que a prata coloidal possa ser usada para estimular o sistema imunológico e tratar alguns tipos de infecção, como HIV, COVID-19 e outros problemas, não existe comprovação científica para estes usos.

Além disso, a prata é um mineral que não é essencial e não apresenta funções ou benefícios no organismo quando ingerida. Saiba quais os minerais mais importantes para o organismo e suas funções.

Principais benefícios

Os possíveis benefícios da prata coloidal são:

1. Auxiliar na eliminação de microrganismos

Acredita-se que quando a prata coloidal entra em contato com umidade, libera partículas de prata que agem impedindo a multiplicação de microrganismos como bactérias e fungos, podendo auxiliar no tratamento de infecções.

2. Acelerar a cicatrização de feridas

Devido às suas propriedades antimicrobianas, a prata coloidal também pode acelerar a cicatrização de feridas na pele. Por isso, é comum ser usada na fabricação de curativos.

3. Ajudar no controle da acne

Quando usada na pele, a prata coloidal pode ajudar no controle da acne, reduzindo a multiplicação de bactérias na sua superfície devido a suas propriedades antimicrobianas. Confira os principais remédios para acne.

Como usar prata coloidal

A prata coloidal pode ser encontrada em concentrações que normalmente variam de 10 a 40 ppm, na forma de solução ou spray, por exemplo.

Esse spray ou solução devem ser aplicados sobre a pele, até 3 vezes por dia, devendo-se sempre ser seguida a recomendação do dermatologista.

Pode ingerir prata coloidal?

A ingestão da prata coloidal não é recomendada pois não existem estudos suficientes sobre a dose adequada, a segurança e a eficácia.

Além disso, o uso oral da prata coloidal pode causar intoxicação no organismo, quando ingerida em grandes quantidades ou por longos períodos, resultando em alterações neurológicas, dor de cabeça ou alterações nos rins e fígado, por exemplo.

Além disso, também pode resultar em argiria que é a cor azulada ou acinzentada permanente da pele, olhos e órgãos internos, devido a deposição de prata.

Possíveis riscos para saúde

A prata coloidal pode trazer alguns riscos para a saúde, como:

  • Pele azulada, devido ao acúmulo de prata no organismo;
  • Convulsões;
  • Dor de cabeça e/ou desconforto no abdome;
  • Irritação da pele;
  • Diminuição do efeito de medicamentos, como antibióticos e levotiroxina;
  • Problemas nos rins, fígado e/ou cérebro.

Estes efeitos são mais frequentes quando se usa a prata coloidal por via oral.

Por isso, não é recomendado ingerir produtos que contenham a prata coloidal, especialmente sem orientação de um médico.

Quando aplicada na pele, a prata coloidal também pode causar metemoglobinemia, que é o aumento da forma oxidada da hemoglobina, causando sintomas como pele pálida, cansaço, fraqueza ou tontura.

Cuidados ao usar prata coloidal

Não é recomendado ingerir produtos que contenham prata coloidal na sua composição, devido aos possíveis riscos à saúde, exceto quando indicado pelo médico.

Além disso, o uso da prata coloidal também não é indicado para mulheres grávidas, porque pode afetar o desenvolvimento do bebê. Conheça os principais remédios que a grávida não deve tomar.

Em caso de sintomas como vermelhidão ou coceira ao aplicar produtos com prata coloidal na pele, é recomendado interromper o uso e consultar um clínico geral ou dermatologista para uma avaliação.