Picão-preto: para que serve e como usar

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O picão-preto é uma planta medicinal muito utilizada para o tratamento de infecção urinária, reumatismo, diabetes, hipertensão, malária, dor no estômago e herpes.

Apesar da variedade de indicações, é importante que o seu uso seja recomendado pelo médico, uma vez que são poucos os estudos que indicam os efeitos dessa planta a curto e longo prazo nas pessoas.

O nome científico do picão-preto é Bidens pilosa, e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns supermercados. Essa planta cresce nas regiões quentes da América do Sul e, por isso, é muito frequente no Brasil, especialmente em jardins limpos, sem produtos tóxicos e longe das ruas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O picão-preto é indicado para:

  • Auxiliar no tratamento da malária, já que é capaz de inibir o desenvolvimento e espalhamento no sangue do Plasmodium sp., que é o parasita responsável pela malária;
  • Auxiliar no tratamento do herpes, uma vez que foi demonstrado que essa planta possui atividade antimicrobiana, principalmente contra os vírus herpes simplex tipo 1 e 2;
  • Combater infecção urinária, pois tem atividade antimicrobiana contra as bactérias responsáveis por esse tipo de infecção;
  • Ajudar na prevenção do câncer, uma vez que possui propriedade antioxidante e é capaz de inibir a proliferação das células tumorais, no entanto são necessários mais estudos para comprovar esse efeito;
  • Prevenir a diabetes, pois é capaz de regular os níveis de insulina no sangue;
  • Prevenir a hipertensão, já que é rico em flavonoides e antioxidantes, promovendo regulação da pressão arterial e relaxamento muscular;
  • Aliviar os sintomas de alergia, pois é capaz de inibir a liberação de histamina, que é liberada nas crises alérgicas e que está relacionada com os sintomas;
  • Combater inflamação, sendo útil para auxiliar o tratamento de reumatismo e dor de garganta, pois o picão-preto é capaz de regular as citocinas inflamatórias liberadas, ajudando a aliviar os sintomas;
  • Auxiliar no tratamento de alterações gastrointestinais, já que o extrato de picão-preto é capaz de diminuir o volume do suco gástrico e a secreção de ácido e pepsina, além de ter ação anti-ulcerativa.

Apesar de suas propriedades e indicações, são ainda necessários mais estudos que comprovem os efeitos do picão-preto, isso porque boa parte dos resultados obtidos são devido a experimentos feitos em ratos. Além disso, é importante que o picão-preto seja feito sob orientação médica, não devendo substituir o tratamento indicado.

Propriedades do picão-preto

O picão-preto possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiabéticas, antimicrobianas, antialérgicas, anti-hipertensivas e relaxantes musculares, uma vez que é rica em flavonoides, compostos fenólicos, fitosteróis e glicosídeos.

Apesar das suas propriedades, o consumo do picão-preto não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, e deve ser usada com orientação do médico ou fitoterapeuta.

Como usar

Para obter os benefícios do picão-preto, é possível usar o extrato dessa planta medicinal ou usar a planta para fazer chás, infusões ou compressas, de acordo com a recomendação do médico o objetivo do uso da planta. Todas as partes aéreas da planta, ou seja, as partes que ficam fora da terra, podem ser utilizadas, sendo mais frequentemente utilizadas as folhas e os ramos do picão-preto.

1. Chá de picão-preto

O chá de picão-preto é a forma mais popular de uso dessa planta, sendo principalmente usado para auxiliar no tratamento de problemas de estômago, hepatite, diabetes ou hipertensão, por exemplo. Para preparar o chá, é necessário:

Ingredientes

  • Meia xícara de chá de partes de picão-preto seca;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo

Colocar ½ xícara de partes da planta seca em uma panela com ½ litro de água e deixar ferver durante 10 a 15 minutos. Filtrar a mistura e beber 1 xícara 4 a 6 vezes por dia.

2. Compressas mornas de picão-preto

As compressas mornas podem ajudar a acalmar situações de reumatismo e dor muscular. Para preparar estas compressas, basta preparar a infusão de picão-preto, deixar esfriar até ficar mornar, mergulhar compressas ou gaze limpa na mistura e depois aplicar sobre as articulações ou músculos doloridos.

Possíveis efeitos colaterais

Uma vez que são poucos os estudos em pessoas relacionados com o uso do picão-preto e seus efeitos a curto e longo prazo, ainda não são descritos efeitos colaterais.

Por isso, o uso do picão-preto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.

Quando não é indicado

O consumo de picão-preto não é indicado para pessoas que foram diagnosticadas com alterações cardíacas ou hipoglicemia, além de também não ser indicado para pessoas que possuem alergia ou maior sensibilidade à cafeína e nem mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

No caso de pessoas com diabetes que estão fazendo tratamento, a planta só deve ser usada com orientação do médico, já que pode potencializar ou alterar o efeito dos medicamentos.

Além disso, o uso dessa planta não é indicado para mulheres grávidas e crianças.