A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável e pode causar sintomas como dor, inchaço, coceira e vermelhidão intensa no local da ferroada. Nos casos mais graves, pode haver dificuldade para respirar e inchaço no rosto, que podem indicar uma reação alérgica grave.
Geralmente, a picada de marimbondo melhora em poucos dias sem a necessidade de tratamento específico. No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao veneno e os sintomas podem levar até 7 dias para desaparecer.
Embora a picada de marimbondo geralmente possa ser tratada em casa, se os sintomas piorarem ou forem muito graves, recomenda-se ir ao pronto-socorro. Nesses casos, o tratamento pode incluir medicamentos como corticoides e epinefrina.
O que fazer em caso de picada
Em caso de picada de marimbondo, o que se deve fazer é:
- Lavar o local com água e sabão, para evitar infecção;
- Aplicar uma compressa gelada no local da picada por 5 a 10 minutos. Para isso, deve-se mergulhar uma compressa ou um pano limpo em água gelada, retirar o excesso de água e colocar sobre o local;
- Passar uma pomada anti-histamínica para picadas, como Polaramine ou Polaryn;
- Evitar coçar e manter a área elevada, sempre que possível.
A aplicação da compressa gelada pode ser repetida várias vezes durante o dia, sempre que sentir necessidade de aliviar o inchaço ou a dor. Já a pomada deve ser aplicada de acordo com a orientação do médico, podendo ser indicada 3 a 4 vezes por dia.
Normalmente, essas medidas são suficientes para aliviar o desconforto em alguns minutos. No entanto, se a dor não melhorar ou os sintomas piorarem, é importante ir ao hospital, pois pode ser uma reação alérgica mais séria, que precisa de tratamento específico.
Quanto tempo demora para desinchar
O local da picada de marimbondo geralmente demora em torno de 1 dia para desinchar, especialmente após a aplicação de compressa gelada.
No entanto, algumas pessoas têm maior sensibilidade ao veneno de insetos, podendo ter uma reação mais exagerada, o que faz com que o inchaço possa durar por mais tempo, até 2 ou 3 dias.
Embora seja mais raro, também existem pessoas em que o inchaço pode melhorar e voltar a piorar após 2 dias da picada, permanecendo por até 7 dias. Nestes casos, além da aplicação da compressa gelada, também se pode manter o local da picada mais elevado, especialmente ao dormir, para acelerar a recuperação.
Sintomas da picada de marimbondo
Os principais sintomas da picada de marimbondo são:
- Dor intensa no local da picada;
- Inchaço e vermelhidão;
- Sensação de queimação;
- Urticária e coceira;
- Dificuldade para movimentar o local a picada.
Os sintomas da picada de vespa podem variar de pessoa para pessoa; no entanto, na maioria dos casos, a picada não causa sintomas graves.
Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica grave, conhecida como anafilaxia, que pode incluir inchaço facial, dor abdominal ou dificuldade para respirar. Veja os sintomas do choque anafilático.
Picada de marimbondo é perigoso?
A picada de marimbondo pode ser perigosa se a pessoa tiver alergia ao veneno, podendo resultar em reação alérgica grave, anafilaxia ou choque anafilático.
Em caso de suspeita de anafilaxia, é importante ir ao pronto-socorro imediatamente para iniciar o tratamento adequado, que pode envolver o uso de remédios corticoides e epinefrina.
Leia também: Primeiros socorros para choque anafilático tuasaude.com/primeiros-socorros-para-choque-anafilaticoQuando ir ao hospital
Em caso de picada de marimbondo, é importante ir ao hospital quando:
- O inchaço demora mais de 1 semana para desaparecer;
- Os sintomas pioram ao longo do tempo;
- Existe muita dificuldade para movimentar o local da picada;
- Surgem sintomas como inchaço do rosto ou dificuldade para respirar.
Nestes casos, pode ser indicado começar o tratamento com remédios diretamente na veia, como anti-histamínicos, corticoides e antibióticos, por exemplo.
Como evitar picadas de marimbondo
Algumas dicas para evitar picadas de marimbondo são:
- Usar roupas de manga comprida e calças compridas;
- Evitar roupas brilhantes ou coloridas, optando por cores neutras;
- Evitar andar descalço ou de sandálias;
- Não deixar alimentos ao ar livre, cobrindo-os bem e evitando o acúmulo de lixo;
- Ao comer ao ar livre, deve-se verificar os alimentos e bebidas antes, pois as vespas podem entrar em latas ou outros recipientes;
- Não espantar as vespas com movimentos bruscos ou agitando os braços.
Além disso, recomenda-se o uso de mosquiteiros nas residências, bem como manter as portas fechadas para evitar a entrada de vespas.