Oxandrolona: para que serve, como usar e efeitos colaterais

junho 2022
  1. Indicações
  2. Posologia
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

A oxandrolona é um esteróide hormonal, derivado da testosterona, indicado para o tratamento da hepatite alcoólica, má nutrição calórica proteica moderada, falha no crescimento físico ou síndrome de Turner, pois tem propriedades anabolizantes e androgênicas.

Esse remédio, por se tratar de um esteroide sintético, muitas vezes é usado como anabolizante para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular em atletas. No entanto, esse uso é contra-indicado pois pode causar complicações para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do fígado.

A oxandrolona deve ser usada somente com indicação médica, e comprada com apresentação de prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

Para que serve

A oxandrolona é indicada para o tratamento de:

  • Hepatite alcoólica aguda moderada ou grave;
  • Má nutrição calórica proteica;
  • Síndrome de Turner;
  • Falha no crescimento físico;
  • Perda ou diminuição tecidual ou catabólica.

O uso da oxandrolona para aumentar o desempenho de atletas é prejudicial ao organismo, não existindo indicação para essa finalidade, e por isso, só deve ser usado se indicado pelo médico, pois assim é possível garantir a segurança do seu uso.

Como usar

A oxandrolona deve ser usada por via oral, e as doses recomendadas devem ser indicadas pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento, peso e estado geral de saúde da pessoa.

De forma geral, as doses de oxandrolona para adultos é de 2,5 mg, de 2 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica, sendo que a dose máxima não deve exceder 20 mg por dia. Em crianças, a dose da oxandrolona deve ser calculada pelo pediatra, de acordo com o peso da criança.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com oxandrolona incluem aparecimento de características sexuais secundárias masculinas em mulheres, como voz grossa, aumento de pêlos ou alterações na pele, além de irregularidade no ciclo menstrual. Além disso, esse remédio também pode causar irritação da bexiga, sensibilidade ou dor nas mamas, desenvolvimento das mamas nos homens, priapismo ou acne.

A oxandrolona pode ainda causar problemas no fígado que podem ser percebidos através de sintomas como náuseas, dor do lado direito superior da barriga, cansaço excessivo, perda do apetite, coceira no corpo, urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados.

Além disso, pode ainda ocorrer diminuição dos fatores de coagulação, aumento do cálcio no sangue, leucemia, hipertrofia da próstata, diarreia e alterações do desejo sexual.

Quem não deve usar

A oxandrolona não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham câncer de mama disseminado, altos níveis de cálcio no sangue, problema grave no fígado, inflamação nos rins ou câncer de próstata.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia a esta substância ou a qualquer outro componente da fórmula.

O uso da oxandrolona em caso de doença cardíaca, hepática ou renal, história de doenças coronarianas, diabetes mellitus, DPOC ou hipertrofia prostática só deve ser feito se indicado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em junho de 2022.

Bibliografia

  • SAVIENT PHARMACEUTICALS, INC. Oxandrin. 2005. Disponível em: <https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2005/013718s023lbl.pdf>. Acesso em 07 jun 2022
  • DRUGS.COM. Oxandrolone. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/oxandrolone.html>. Acesso em 07 jun 2022
Mostrar bibliografia completa
  • SHEANON, N.M.; BACKELJAUW, P.F. Effect of oxandrolone therapy on adult height in Turner syndrome patients treated with growth hormone: a meta-analysis. International Journal of Pediatric Endocrinology. Vol.18. 2015
  • PURIFARMA. Oxandrolona. Disponível em: <https://www.farmaciaevidence.com.br/wp-content/uploads/2020/11/OXANDROLONA.pdf>. Acesso em 07 jun 2022
  • INFINITY PHARMA. Oxandrolona - hormônio. 2013. Disponível em: <https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/o/oxandrolona.pdf>. Acesso em 29 ago 2019
  • HI-TECH PHARMACEUTICALS. Anavar. Disponível em: <https://bulas.medicamentos.app/medicamentos/outros-anavar-hi-tech-pharmaceuticals-3n64j>. Acesso em 07 jun 2022
  • ABRAHIN, O. S. C.; SOUZA, E. C. Esteróides anabolizantes androgênicos e seus efeitos colaterais: uma revisão críticocientífica. Rev. educ. fis. 24. 4; 669-679, 2013
  • MOHAMED, S.; et al. Oxandrolone for growth hormone-treated girls aged up to 18 years with Turner syndrome. Cochrane Database Syst Rev. 2019. 10; CD010736, 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita

    12:17 | 723165 visualizações
  • A melhor receita para AUMENTAR A TESTOSTERONA

    05:30 | 124454 visualizações