O clonazepam pode causar sonolência e, por isso, algumas pessoas acabam utilizando o medicamento à noite. Porém, os benzodiazepínicos exigem cautela especial com o avanço da idade porque podem provocar tontura, lentidão, alterações de equilíbrio e coordenação, aumentando a chance de quedas e, consequentemente, de fraturas. Isso não significa que quem já usa clonazepam deva parar sozinho, já que a retirada abrupta também oferece riscos.
Por que o risco de queda aumenta com os benzodiazepínicos?
O clonazepam pertence à família dos benzodiazepínicos, medicamentos que diminuem a atividade do sistema nervoso central. Além do efeito calmante, podem provocar sonolência, relaxamento muscular e redução da atenção e da coordenação. Esses efeitos ganham importância conforme a pessoa envelhece, especialmente quando já existem alterações de equilíbrio, força, visão ou uso de vários medicamentos.
A American Geriatrics Society alerta que benzodiazepínicos aumentam o risco de sonolência diurna, quedas e fraturas em pessoas mais velhas. Os critérios geriátricos costumam usar 65 anos como referência, mas a necessidade de revisar riscos e benefícios torna-se progressivamente mais relevante com o envelhecimento.
Como o clonazepam pode favorecer uma queda durante a noite?
O problema não depende apenas de a pessoa sentir sono na cama. Ao levantar para ir ao banheiro ou caminhar no escuro, tontura, reflexos mais lentos e dificuldade de coordenar os movimentos podem diminuir a capacidade de corrigir rapidamente um desequilíbrio. Pela manhã, a sonolência também pode comprometer atividades que exigem atenção.
O Tua Saúde lista sonolência, tontura, cansaço, problemas de memória e dificuldade para coordenar movimentos ou caminhar entre os possíveis efeitos do clonazepam. Alguns sinais que merecem ser relatados ao médico incluem:
- sonolência excessiva durante o dia;
- tontura ou sensação de instabilidade;
- dificuldade para caminhar ao levantar da cama;
- tropeços ou quedas recentes;
- confusão, atenção reduzida ou alterações de memória.

Por que uma queda preocupa tanto depois dos 60?
Uma queda aparentemente simples pode ter consequências mais importantes em pessoas mais velhas, principalmente quando coexistem redução da massa muscular, problemas de equilíbrio ou fragilidade dos ossos. Fraturas de quadril, punho e outras regiões podem exigir internação, cirurgia e períodos prolongados de recuperação.
Por isso, avaliar o risco não significa considerar apenas se o clonazepam está ajudando a dormir. O médico também pode revisar episódios anteriores de queda, outros medicamentos sedativos, consumo de álcool, necessidade de levantar à noite e condições que já dificultem a mobilidade. A combinação de vários desses fatores pode aumentar ainda mais o risco.
Clonazepam é uma boa escolha para tratar insônia em pessoas mais velhas?
Não costuma ser a primeira opção. A American Geriatrics Society recomenda evitar benzodiazepínicos como primeira escolha para insônia em idosos devido aos possíveis efeitos adversos. Além disso, o clonazepam possui indicações específicas, como alguns transtornos de ansiedade e crises epilépticas, e a sonolência provocada pelo medicamento não significa que ele seja adequado para qualquer dificuldade para dormir.
Dependendo da causa da insônia, o profissional pode investigar hábitos de sono, apneia, ansiedade, depressão, dor, vontade frequente de urinar ou outros fatores antes de decidir o tratamento. Entre as estratégias que podem ser discutidas estão:
- ajustes nos horários e hábitos de sono;
- tratamento da condição que está provocando os despertares;
- terapia cognitivo-comportamental para insônia;
- revisão dos medicamentos usados durante o dia e à noite;
- outras opções medicamentosas quando realmente indicadas.

Por que o clonazepam não deve ser interrompido de repente?
O organismo pode desenvolver dependência física após o uso regular de benzodiazepínicos. Por isso, parar repentinamente pode provocar ansiedade intensa, insônia, tremores, agitação e, em situações mais graves, convulsões. A diretriz da American Society of Addiction Medicine recomenda que benzodiazepínicos não sejam suspensos abruptamente quando existe risco de dependência física e que a redução seja gradual e acompanhada.
Quem usa clonazepam e percebe sonolência intensa, desequilíbrio ou quedas deve conversar com o médico para revisar o tratamento, sem diminuir a dose por conta própria. O ritmo da retirada varia conforme dose, duração do uso, motivo da prescrição e resposta individual, podendo precisar de ajustes ao longo do processo.
Este conteúdo é informativo e não substitui avaliação, diagnóstico ou orientação médica profissional.









