Metformina e omeprazol são medicamentos utilizados para tratar condições diferentes, mas ambos podem interferir na absorção da vitamina B12 em determinadas pessoas, especialmente durante tratamentos prolongados. A metformina é amplamente empregada no controle do diabetes tipo 2, enquanto o omeprazol reduz a produção de ácido no estômago. A diminuição da vitamina não acontece com todos os usuários e não significa que esses tratamentos sejam inadequados. Entretanto, compreender essa possível associação ajuda a identificar situações em que o acompanhamento médico e a avaliação dos níveis de B12 podem ser necessários.
Como a metformina e o omeprazol interferem na vitamina B12?
A metformina pode prejudicar a absorção intestinal da vitamina B12 por mecanismos relacionados ao processo de entrada desse nutriente nas células do intestino. O risco tende a ser mais relevante em determinadas situações, como tratamentos prolongados, doses elevadas e presença de outros fatores predisponentes.
O omeprazol, por sua vez, reduz a acidez gástrica, necessária para liberar parte da vitamina B12 ligada às proteínas dos alimentos. Dessa forma, seu uso prolongado pode dificultar essa etapa da digestão. Conhecer os efeitos da metformina ajuda a entender por que alguns pacientes precisam de acompanhamento nutricional e laboratorial.
O que um estudo científico encontrou sobre o uso combinado?
Pesquisas têm investigado se utilizar metformina juntamente com medicamentos que reduzem a acidez estomacal pode aumentar o risco de deficiência de B12. Os resultados indicam uma associação, mas não demonstram que todas as pessoas que usam esses medicamentos desenvolverão o problema.
Segundo o estudo Concomitant use of metformin and proton pump inhibitors increases vitamin B12 deficiency risk in type 2 diabetes, publicado no Journal of Diabetes Investigation, pessoas que utilizavam metformina associada a inibidores da bomba de prótons apresentaram risco aproximadamente 18% maior de deficiência de B12 em comparação com aquelas que utilizavam apenas metformina. O estudo foi observacional e não permite estabelecer causalidade individual.

Quais sintomas podem indicar que a vitamina B12 está baixa?
A deficiência pode se desenvolver lentamente e produzir sintomas que também aparecem em outras condições de saúde.
- Cansaço persistente: sensação de indisposição e fraqueza, especialmente quando a deficiência compromete a formação adequada das células sanguíneas.
- Formigamento nas extremidades: dormência, redução da sensibilidade ou sensação de pequenos choques nas mãos e nos pés.
- Dificuldade de equilíbrio: insegurança ao caminhar ou alterações de coordenação que podem estar relacionadas ao funcionamento dos nervos.
- Problemas de memória: dificuldade de concentração, esquecimentos e confusão mental em determinados casos de deficiência.
- Palidez e falta de ar: manifestações que podem aparecer quando há anemia associada à falta da vitamina.
- Alterações na língua: vermelhidão, sensibilidade ou desconforto na boca também podem ocorrer em algumas pessoas.
Quem precisa de atenção especial durante o tratamento?
O acompanhamento deve considerar a duração do uso dos medicamentos e a presença de condições que aumentam a possibilidade de deficiência.
- Usuários de metformina por longos períodos: especialmente quando recebem doses mais elevadas ou apresentam sintomas sugestivos de deficiência.
- Pessoas que utilizam omeprazol continuamente: tratamentos prolongados devem ter sua necessidade reavaliada periodicamente pelo médico.
- Idosos: alterações digestivas e doenças associadas podem dificultar a absorção adequada de nutrientes.
- Pacientes com cirurgia bariátrica: modificações no sistema digestivo podem aumentar o risco de carências nutricionais.
- Pessoas com anemia ou alterações neurológicas: formigamentos e fraqueza precisam ser investigados, mesmo quando não existe anemia evidente.
- Vegetarianos estritos: a alimentação sem fontes animais exige planejamento para garantir o fornecimento adequado de B12.

É necessário interromper os medicamentos ou tomar suplementos?
Não. A associação com níveis reduzidos de B12 não é motivo para suspender metformina ou omeprazol por conta própria. Interromper a metformina pode prejudicar o controle da glicemia, enquanto modificar inadequadamente o tratamento gástrico pode provocar retorno dos sintomas e outras complicações.
Quando existe suspeita de deficiência, o médico pode solicitar hemograma, dosagem de vitamina B12 e exames complementares em casos selecionados. A reposição depende dos resultados e da causa identificada. Conhecer os sinais de deficiência de vitamina B12 pode facilitar o reconhecimento de alterações, mas não substitui os exames. Para avaliar a necessidade de monitoramento e ajustar qualquer tratamento, procure orientação médica profissional.
Este conteúdo é apenas informativo e não substitui avaliação médica, diagnóstico ou orientação individualizada. Nunca interrompa medicamentos prescritos sem acompanhamento profissional.









