Laranja engorda ou emagrece?

Junho 2021

A laranja ajuda a emagrecer pois é uma fruta rica em fibras, água e vitamina C, nutrientes importantes que ajudam não só a controlar a fome, mas também estimulam o organismo a eliminar o excesso de líquidos e desintoxicar o corpo, contribuindo para a perda de peso. Mas para que seja possível perder peso consumindo a fruta, é importante priorizar comer a laranja com o bagaço, pois contém a fibra que ajuda a controlar o apetite. 

Apesar de ajudar no emagrecimento, quando consumida em excesso, ou quando usada em doces com açúcares adicionados, ou na forma de suco, a laranja pode engordar, pois apesar de ser saudável e natural, cada laranja tem em média 90 calorias, e preparações como doces e sucos, têm grandes quantidades de açúcar e poucas fibras, o que favorece o aumento da fome, podendo levar ao ganho de peso. 

Laranja engorda ou emagrece?

Como usar a laranja para emagrecer 

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.

Além da forma natural, a laranja com bagaço também pode ser utilizada como acompanhamento de iogurtes e em saladas no almoço ou jantar. 

A casca da laranja também ajuda no emagrecimento, pois é rica em fibras, fundamental para controlar a fome e promover a perda de peso e pode ser utilizada em receitas caseiras como chás, refrigerantes naturais e bolos.

Além de ajudar a perder peso, comer a laranja com bagaço também traz outros  benefícios para a saúde, como redução do colesterol ruim, prevenção de alguns tipos de câncer, incluindo o de mama, manutenção da saúde do coração e fortalecimento do sistema imunológico. Conheça outros benefícios da laranja

Cardápio com laranja para emagrecer

Os benefícios para o emagrecimento são obtidos com a ingestão de, pelo menos, 1 laranja com bagaço por dia. A tabela a seguir traz o exemplo da ingestão da laranja em um cardápio para 3 dias de dieta:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

1 laranja com bagaço picada + 4 torradas integrais com ricota

1 copo de leite desnatado + 1 pão integral com cottage + 1 laranja com bagaço

1 copo de suco de laranja com couve + 1 pão integral com queijo Minas

Lanche da manhã

1 maçã inteira com casca + 2 castanhas

2 fatias de mamão + 1 colher de sopa de aveia em flocos

1 pera + 1 iogurte natural desnatado

Almoço/Jantar

1 bife de frango grelhado + 3 colher de sopa de arroz integral + 2 colher de sopa de feijão + salada verde + 1 laranja com bagaço

1 posta de peixe cozido com legumes + 2 batatas pequenas + 1 laranja com bagaço

Macarronada de atum, molho de tomate e macarrão integral + couve refogada + 1 copo de suco com cenoura, laranja, água com gás e mel 

Lanche da tarde

1 iogurte natural desnatado + 1 colher de chá de linhaça + 1 laranja com bagaço

Laranja picada com bagaço + 5 amêndoas

1 iogurte natural desnatado + 3 torradas com ricota + 1 laranja com bagaço

É importante lembrar que assim como outros alimentos naturais e saudáveis, a laranja deve ser consumida dentro de um estilo de vida saudável, com uma dieta personalizada e orientada por um nutricionista, e com a prática regular de atividade física, para que seja possível garantir todos os benefícios dessa fruta

Receitas com laranja

A seguir, algumas receitas saudáveis com laranja para incluir no dia a dia:

Farinha da casca de laranja

Laranja engorda ou emagrece?

Ingredientes:

  • 1 Kg ou menos de casca de laranja.

Modo de preparo:

Distribuir as cascas da laranja em um tabuleiro de alumínio e levar ao forno pré aquecido a 120 °C por 4 horas. Verificar se as cascas estão bem secas e crocantes, caso contrário, deixar mais tempo. Depois, triturar as cascas no liquidificador, fracionado em pequenas quantidades para não danificar o aparelho. 

A farinha da casca de laranja pode ser usada como ingrediente para dar sabor às receitas de pães, bolos, chás e pode ser usada também para fazer o refrigerante caseiro de laranja.

Suco de laranja com couve

Laranja engorda ou emagrece?

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 folha de couve manteiga.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e beber em seguida, de preferência sem coar e sem adicionar açúcar. 

O suco de laranja com couve pode ser consumido no café da manhã, durante o almoço ou jantar

Chá de casca de laranja

Laranja engorda ou emagrece?

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • raspas da casca de 1 laranja fresca;
  • 1/4 xícara de chá de hortelã fresca;
  • 3 cravos; 
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Levar a água ao fogo com as cascas de laranja e o cravo e deixar ferver por 3 minutos. Em seguida, adicionar a hortelã e o mel para deixar em infusão por 15 minutos. Coar a bebida e servir ainda quente. 

O chá de casca de laranja pode ser consumido em qualquer horário do dia, antes ou após as refeições.

Refrigerante caseiro de laranja

Laranja engorda ou emagrece?

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 5 laranjas tipo pera, seleta ou baía com bagaço;
  • 1 litro de água com gás;
  • raspas de casca de 1 laranja (sem a parte branca);
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Bater a cenoura, a laranja picada, as raspas da fruta e o mel no liquidificador. Acrescentar a água com gás gelada e servir na hora.

O refrigerante caseiro de laranja pode ser consumido, com moderação, durante as refeições principais ou nos lanches da manhã ou da tarde.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 11 Mai 2021
  • OBBAGY, E, F, Julie; ROLLS, J, Barbara. The effect of fruit in different forms on energy intake and satiety at a meal . Appetite . Vol.52. 2.ed; 416-422, 2009
  • RAMÍREZ. E. J. A.; HÜBSCHER. G. H. . Laranja: em defesa de seu uso como alimento funcional . Nutrire- Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Vol.36. 3.ed; 79*91, 2011
  • GLOBAL STRATEGY ON DIET, PHYSICAL ACTIVITY AND HEALTH, WORLD HEALTH ORGANIZATION. Promoting fruit and vegetable consumption around the world. Disponível em: <https://www.who.int/dietphysicalactivity/fruit/en/#:~:text=A%20recently%20published%20WHO%2FFAO,alleviation%20of%20several%20micronutrient%20deficiencies%2C>. Acesso em 18 Mai 2021
Mais sobre este assunto: