A hortelã é uma planta medicinal que pode ser indicada para ajudar no alívio de sintomas digestivos, na melhora da memória, do humor e do sono, além de reduzir a dor e a inflamação.
A hortelã contém óleos essenciais e compostos fenólicos que lhe conferem propriedades antiespasmódicas, antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes.
A hortelã pode ser usada na forma fresca ou seca, para preparar chás, vitaminas ou sucos e para aromatizar sopas ou sobremesas. A hortelã também pode ser encontrada na forma de óleo, cápsulas ou em produtos cosméticos.
Para que serve a hortelã
A hortelã tem vários benefícios para a saúde, podendo servir para:
1. Aliviar os sintomas digestivos
A hortelã contém compostos, como a carvona, com ação antiespasmódica e calmante, que ajudam a aliviar cólicas digestivas, má digestão, gases e diarreia, e a melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor e inchaço.
Essa planta medicinal também promove a produção de bile, o que ajuda a reduzir náuseas, vômitos e azia.
2. Diminuir a dor
A hortelã, principalmente na forma de óleo, possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que inibem os receptores de dor.
Por isso, a hortelã é muito usada para tratar a dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de ajudar no tratamento da osteoartrite.
3. Combater bactérias
A hortelã contém propriedades antibacterianas que combatem bactérias gram-positivas, como Bacillus sp., Clostridium sp., Listeria sp. e Staphylococcus sp., que podem causar doenças como infecções intestinais ou respiratórias.
4. Melhorar a memória, o humor e o sono
A hortelã contém compostos fenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido salvianólico, que, quando consumidos diariamente em doses de 900 mg do extrato por idosos, melhoram a memória, a atenção e a sensação de energia e vitalidade durante o dia.
Essa planta medicinal também ajuda no sono e melhora a qualidade do descanso em idosos com comprometimento da memória.
Já em adultos jovens, a mesma dose de hortelã aumenta a atenção complexa e sustentada, mas não atua sobre a memória, a energia ou o sono. Por isso, os benefícios dependem da idade e do perfil cognitivo da pessoa.
5. Eliminar o mau hálito
Mastigar uma folha de hortelã ou fazer gargarejo com infusão de hortelã pode ajudar a controlar e eliminar o mau hálito. Isso porque os óleos essenciais aromáticos da hortelã neutralizam os compostos responsáveis pela halitose.
Além disso, essa planta também possui ação antibacteriana que inibem o crescimento de germes na boca, reduzindo o risco de infecções e ajudando a manter o hálito fresco.
Leia também: 10 dicas para acabar com o mau hálito tuasaude.com/como-acabar-com-mau-halito6. Aliviar a tosse
O chá de hortelã é usado para aliviar a tosse, dor de garganta e resfriados, pois ajuda a desinflamar a garganta e as vias respiratórias e a combater mais rápido as bactérias e os vírus que causam os sintomas.
Esses benefícios se devem ao fato de a hortelã conter óleos essenciais e polifenóis com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas.
A carvona e o 1,8-cineol combatem as bactérias que causam infecções respiratórias, enquanto o ácido rosmarínico reduz a inflamação das vias aéreas.
7. Reduz a Inflamação
A hortelã contém compostos que ajudam a reduzir a inflamação, tanto no corpo como localmente.
Isso porque a hortelã pode diminuir a proteína C-reativa, um marcador de inflamação no sangue. Já os extratos dessa planta, quando aplicados na pele, demonstraram reduzir o inchaço.
Leia também: Inflamação: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/inflamacao8. Diminui o risco de câncer
A hortelã contém compostos bioativos como carvona, limoneno e 1,8-cineol, que demonstraram atividade contra células cancerígenas da mama e do cólon em estudos de laboratório.
Esses componentes ajudam a neutralizar os radicais livres nas células cancerígenas e podem ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer, como de mama e de cólon.
9. Melhora o desempenho físico
A hortelã, quando consumida na forma de extrato, pode melhorar o desempenho físico e a agilidade reativa.
O consumo diário de 900 mg pode aumentar o tempo de reação e a precisão ao responder a estímulos visuais e auditivos com as mãos e os pés.
Esses efeitos sugerem que a hortelã-verde pode ser útil para atletas, especialmente em esportes que exigem mudanças rápidas de direção e decisões imediatas.
Como usar hortelã
A hortelã pode ser usada como:
- Folhas ou extratos secos, para temperar alimentos e fazer chás.
- Óleo essencial, para uso em aromaterapia ou massagens relaxantes e revigorantes, para aliviar a dor de cabeça e muscular. Saiba como usar o óleo essencial de hortelã-pimenta;
- Cápsulas, para consumo diário de forma mais concentrada;
- Cosméticos, que promovem efeitos revigorantes e antissépticos na pele;
A dosagem usada depende da forma e do produto, sendo especificada no rótulo da embalagem ou nas instruções do fabricante.
Em casos de dúvidas sobre como usar a hortelã, recomenda-se consultar um médico especialista no uso de plantas medicinais ou um fitoterapeuta.
A hortelã pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas online, ou na forma de mudas em viveiros e centros de jardinagem.
Como fazer chá de hortelã
Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos. Coar e beber o máximo de 4 xícaras deste chá por dia.
Em alternativa, as folhas frescas da hortelã também podem ser utilizadas.
Leia também: Chá de hortelã: 7 benefícios e como fazer tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-hortelaPossíveis efeitos colaterais
A hortelã, quando consumida em pequenas quantidades, na alimentação, em forma de chá ou sucos, é provavelmente segura.
Quando esta erva é consumida em forma de óleo ou cápsula por curtos períodos, conforme orientação médica, os efeitos colaterais são raros.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar reação alérgica à hortelã-verde, especialmente quando o óleo é aplicado na pele.
Além disso, o consumo desta planta medicinal pode causar irritabilidade, insônia, náuseas, vômitos, dor abdominal e ardência na região perianal em algumas pessoas.
Já em altas dosagens, a hortelã pode causar lesões hepáticas, nefrite intersticial e insuficiência renal aguda.
Por isso, na presença de alguns desses sintomas, recomenda-se interromper o uso da hortelã e consultar um médico.
Quem não deve usar
A hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo e azia, pois pode piorar os sintomas. A hortelã também é contraindicada para crianças com menos de 4 anos.
O uso da hortelã também não é recomendado durante a gravidez e a amamentação, especialmente na forma de óleo essencial, devido à falta de estudos que confirmem sua segurança.
A hortelã também é contraindicada para pessoas com alergia à esta planta e para pessoas com irritação na pele, principalmente se for usada como óleo essencial ou creme.
Pessoas com problemas renais, na vesícula biliar e no fígado devem consumir a hortelã apenas sob orientação médica.
Além disso, pessoas que usam medicamentos de forma regular, devem sempre consultar o médico antes de usar a hortelã. Isso porque essa planta pode alterar ou potencializar os efeitos colaterais de alguns remédios.
Assista o vídeo seguinte e confira os benefícios da hortelã e saiba como preparar receitas com esta erva: