Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Glicosúria: o que é, principais causas e tratamento

A glicosúria é uma expressão médica utilizada para descrever a presença de glicose na urina, o que pode indicar a presença de alguns problemas de saúde, desde diabetes até doenças renais, por exemplo.

Nos adultos saudáveis, o rim é capaz de reabsorver quase toda a glicose presente na urina e, por isso, o exame de urina não é capaz de detectar a presença de glicose. Quando alguma quantidade de glicose é identificada, isso pode significar duas situações:

  • Existe glicose em excesso no sangue, podendo ser sinal de diabetes ou alterações no pâncreas;
  • O rim não está conseguindo reabsorver a glicose corretamente devido a algum problema renal. Neste caso, a glicosúria é chamada de glicosúria renal.

Sempre que for identificada glicosúria no exame de urina é importante consultar um clínico geral para identificar qual a causa e iniciar o tratamento mais adequado, se necessário.

Glicosúria: o que é, principais causas e tratamento

Principais causas de glicosúria

A presença de glicose na urina quase sempre acontece devido a:

  • Diabetes mellitus;
  • Diabetes gestacional;
  • Alterações renais próprias da gestação;
  • Alterações no pâncreas;
  • Síndrome de Cushing.

No entanto, a glicosúria também pode acontecer por causa de problemas renais, como na síndrome de Fanconi, a cistinose ou a insuficiência renal crônica.

A principal diferença entre as causas mais comuns e os problemas renais é que, no caso da glicosúria causada por diabetes ou alterações no pâncreas, a quantidade de glicose no sangue também está aumentada, enquanto que no caso da glicosúria renal, causada por problemas nos rins, o valor de glicose no sangue tende a estar normal.

Que outros exames podem ser necessários

Além do exame de urina, também é comum que o médico peça um exame de sangue, para avaliar os níveis de glicose no sangue. Caso os níveis de glicose também estejam aumentados no sangue, geralmente o médico desconfia de diabetes e, por isso, pode pedir a realização de um teste de diabetes. Veja quais os testes que ajudam a confirmar a diabetes.

Já quando os valores de glicose estão normais no sangue, normalmente é sinal de alguma alteração renal e, por isso, o médico pode pedir outros exames de urina e sangue e até ultrassom ou ressonância magnética para avaliar o funcionamento dos rins.

Como é feito o tratamento

O tratamento da glicosúria varia bastante de acordo com a causa do problema, mas como na maior parte das vezes é uma alteração provocada pela diabetes, é comum que a pessoa precise fazer alterações na dieta, usar medicamentos antidiabéticos ou insulina. Saiba mais sobre as opções de tratamento da diabetes.

Já quando se trata de glicosúria renal, o tratamento deve ser orientado por um nefrologista porque é necessário detectar se existe algum problema nos rins que necessite de tratamento específico. Em muitos casos, a glicosúria renal não precisa de qualquer tipo de tratamento sendo apenas recomendado fazer exames de urina e de sangue regulares para avaliar a evolução do problema.

Bibliografia >

  • PATIENT. Glycosuria. Disponível em: <https://patient.info/doctor/glycosuria>. Acesso em 18 Mai 2020
  • FERRANNINI, Ele. Learning From Glycosuria. Diabetes Journal. Vol.60, n.3. 695-696, 2011
  • GENETIC AND RARE DISEASES INFORMATION CENTER. Renal glycosuria. Disponível em: <https://rarediseases.info.nih.gov/diseases/7548/renal-glycosuria>. Acesso em 18 Mai 2020
  • MARSHALL, William J. et al. Bioquímica Clínica: aspectos clínicos e metabólicos. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem