É normal sentir contrações na gravidez? (e como aliviar)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
dezembro 2021

O aparecimento de contrações na gravidez é normal, especialmente depois das 20 semanas de gestação. Essas contrações são chamadas de contrações de Braxton-Hicks, ou "contrações de treinamento" e servem para "treinar" os músculos do corpo para a hora do parto.

Geralmente, estas contrações são relativamente leves, irregulares e diminuem em poucos segundos ou minutos, podendo até, muitas vezes, ser confundidas com uma cólica abdominal.

Embora este tipo de contrações não seja preocupante, caso se tornem mais fortes, regulares ou se vierem acompanhadas de outros sintomas como sangramento vaginal, é muito importante ir ao hospital ou consultar o obstetra, já que podem ser um sinal de algum problema com a gravidez.

Como identificar contrações de treinamento

As contrações de treinamento geralmente podem ser identificadas através de algumas características:

  • São irregulares;
  • Causa um desconforto ligeiro;
  • Melhoram ao movimentar o corpo;
  • Duram poucos segundos ou minutos.

Estas contrações podem surgir várias vezes durante o dia e até durante a noite, e quanto mais próximo do final da gravidez, mais frequente e mais fortes se tornam, até surgirem as contrações de trabalho de parto.

As contrações de trabalho de parto, ao contrário das contrações de treinamento são mais regulares, pioram ao longo do tempo e não melhoram ao movimentar o corpo. A dor também tende a ser mais intensa.

Veja mais sobre as diferenças entre as contrações de treinamento e de parto.

Como aliviar as contrações de treinamento

Para diminuir o desconforto das contrações na gravidez aconselha-se que a mulher:

  • Pare o que estava fazendo;
  • Respire de forma lenta e profunda, concentrando-se somente na respiração.

Algumas mulheres relatam que caminhar lentamente ajuda a diminuir o desconforto, já outras dizem que ficar agachada é melhor, e por isso não há uma regra a seguir, o que se sugere é que a mulher descubra qual posição é mais confortável neste momento e permaneça nela sempre que a contração vier.

Estas pequenas contrações de treinamento não prejudicam o bebê, nem a rotina da mulher, pois não são muito frequentes, nem muito fortes, mas se a mulher perceber que estas contrações estão ficando cada vez mais intensas e frequentes, ou se houver perda de sangue ela deverá ir ao médico pois pode ser o início do trabalho de parto.

Quando ir ao hospital

É importante ir a o hospital ou consultar o obstetra quando as contrações surgem muito no início da gravidez, se tornam muito regulares, surgindo em intervalos de poucos minutos, se tornam mais intensas ou não melhoram com a movimentação do corpo. Também se deve ficar atento ao aparecimento de outros sintomas como sangramentos ou febre, pois podem ser sinais de algum problema mais grave, que deve ser avaliado por um médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.