Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como clarear os cotovelos escuros

Setembro 2020

Para clarear os cotovelos e reduzir as manchas nesta área, existem diversos tratamento naturais que podem ser usados como o bicarbonato, limão e água oxigenada, por exemplo. Além de pomadas que contém substâncias como vitamina A, retinol, vitamina C e niacinamida, que podem ser encontradas em farmácias e lojas de cosméticos. 

Vale lembrar que durante e após o processo de clareamento é importante ter cuidados diários como esfoliar delicadamente a área semanalmente e fazer aplicação de cremes ou óleos hidratantes todos os dias, para evitar que voltem a ficar escuros. 

Normalmente as manchas escuras que aparecem nos cotovelos são devido ao atrito com roupas, acúmulo de melanina, ressecamento da pele e predisposição genética. 

Os melhores tratamentos naturais para clarear os cotovelos são:

1. Água oxigenada

Como clarear os cotovelos escuros

A água oxigenada é um ótimo clareador natural e seu efeito pode ser visto logo nos primeiros dias.

Ingredientes:

  • Água oxigenada de 10 volumes;
  • Água;
  • Gaze;
  • Creme ou óleo hidratante.

Modo de preparo:

Em um recipiente de plástico misturar a água oxigenada e a água em partes iguais. Em seguida umedecer a gaze com a mistura e aplicar nos cotovelos por 20 minutos. No final, lavar com água e sabão e aplicar creme ou óleo hidratante. Repetir esse processo 2 vezes por semana. 

2. Azeite de oliva e açúcar

Como clarear os cotovelos escuros

Esta mistura irá esfoliar e hidratar os cotovelos escuros enquanto retira as camadas de pele ressecada, ajudando assim, no processo de clareamento. 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de açúcar.

Modo de preparo: 

Misturar todos os ingredientes e esfoliar os cotovelos por 2 minutos, logo em seguida lavar a região com água e sabão e secar com toalha macia. 

3. Bicarbonato de sódio e limão

Como clarear os cotovelos escuros

O ácido cítrico presente no limão em conjunto com o bicarbonato irão clarear a pele enquanto removem as células mortas. 

Ingredientes:

  • Suco de meio limão;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e aplicar sobre os cotovelos massageando delicadamente por 1 minuto, em seguida lavar bem e aplicar óleo hidratante ou creme.

Após aplicar limão na pele deve-se evitar qualquer tipo de exposição solar antes de lavar bem a pele, pois o limão pode provocar o surgimento de novas manchas ou levar ao desenvolvimento de uma queimadura solar.

4. Água de arroz

Como clarear os cotovelos escuros

A água de arroz possui propriedades adstringentes, além de niacina e ácido kójico, substâncias que podem auxiliar no processo de clareamento dos cotovelos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo:

Deixar o arroz cru de molho na água por 12 horas. Em seguida, com um algodão aplicar nos cotovelos e deixar secar. Repetir esse processo por duas vezes ao dia. 

5. Babosa 

Como clarear os cotovelos escuros

O gel presente no interior da folha de aloe vera, chamada também de babosa, tem propriedades adstringentes e hidratantes que impedem o escurecimento da pele.

Ingrediente:

  • 1 folha de babosa;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Cortar a folha de babosa ao meio e retirar o gel, logo após deixar este gel de molho em água filtrada por 30 minutos. Em seguida, coar a água e aplicar o gel sobre o cotovelo por 15 minutos. Ao final, lavar e aplicar creme ou óleo hidratante.

Bibliografia >

  • J DRUGS DERMATOL. Natural ingredients for darker skin types: growing options for hyperpigmentation. 2013. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24002160/>. Acesso em 10 Set 2020
  • SKIN RESEARCH E TECHONOLOGY . In vitro antioxidant activity and in vivo efficacy of topical formulations containing vitamin C and its derivatives studied by non‐invasive methods. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0846.2008.00288.x>. Acesso em 10 Set 2020
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY ASSOCIATION. HOW TO FADE DARK SPOTS IN SKIN OF COLOR. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/fade-dark-spots>. Acesso em 10 Set 2020
  • RESEARCH INSTITUTE FOR MEDICINES (IMED.ULISBOA). Rice Water: A Traditional Ingredient with Anti-Aging Efficacy. 2018. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2079-9284/5/2/26>. Acesso em 10 Set 2020
  • PLANTA MED . On The Novel Action of Melanolysis by a Leaf Extract of Aloe vera and Its Active Ingredient Aloin, Potent Skin Depigmenting Agents. 2012. Disponível em: <https://www.thieme-connect.de/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0031-1298406>. Acesso em 20 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem