O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar feito a partir da quebra de proteínas, para facilitar sua absorção pelo corpo, podendo ajudar na saúde da pele, melhorando a hidratação e a elasticidade, além de fortalecer os ossos, cabelos e unhas.
O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em tipos diferentes, como colágeno hidrolisado tipo 1, tipo 2, tipo 3 e Verisol, na forma de cápsulas ou comprimidos, em pó, em gomas mastigáveis e em doses líquidas.
Leia também: Colágeno tipo 1, tipo 2 e tipo 3: para que servem (e como tomar) tuasaude.com/colageno-tipo-1-e-tipo-2No entanto, é importante ressaltar que ainda são necessárias pesquisas científicas mais completas com seres humanos, para avaliar se o colágeno hidrolisado realmente promove benefícios à saúde.
Para que serve o colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado pode ser indicado para:
1. Melhorar a saúde da pele
O colágeno hidrolisado pode melhorar a saúde da pele, por ajudar a reter mais água, mantendo a hidratação e promovendo maior elasticidade e firmeza da pele.
Além disso, o colágeno hidrolisado estimula as células da pele a produzirem mais colágeno, ajudando no preenchimento de rugas finas, na cicatrização e na renovação da pele.
2. Fortalecer articulações
O consumo de colágeno hidrolisado pode estimular o corpo a produzir mais colágeno, fortalecendo as articulações e ajudando, assim, a reduzir a dor e a inflamação.
Isso acontece porque, durante o envelhecimento, ocorre uma diminuição na produção do colágeno, podendo levar a desgastes na articulação que causam dor e inflamações.
3. Manter a saúde dos ossos
O consumo de colágeno hidrolisado pode ajudar a fortalecer a estrutura interna dos ossos, deixando-os mais firmes e resistentes, e reduzindo, por isso, o risco de fraturas.
Isso porque ao envelhecer o corpo produz menos colágeno, o que enfraquece a estrutura dos ossos e pode levar à osteopenia ou osteoporose, aumentando o risco de fraturas.
4. Fortalecer cabelo e unhas
O colágeno ajuda a fortalecer o cabelo, porque atua na formação da queratina, uma proteína que promove a elasticidade e crescimento dos fios.
As unhas também são formadas principalmente por queratina, uma proteína que depende do colágeno para se manter firme e crescer bem.
Tipos de colágeno hidrolisado
Os principais tipos de colágeno hidrolisado são:
1. Colágeno hidrolisado tipo 1
O colágeno hidrolisado tipo 1 é o mais usado nos suplementos, podendo promover a elasticidade e a firmeza na pele, além de fortalecer cabelo, unhas e articulações.
2. Colágeno hidrolisado tipo 2
O colágeno hidrolisado tipo 2 de é mais específico para ossos e cartilagens, podendo ser indicado para a manutenção da saúde das articulações.
No entanto, o colágeno tipo 2 “não desnaturado”, que não é hidrolisado, pode ser o mais indicado para pessoas com problemas articulares mais graves.
3. Colágeno hidrolisado tipo 3
Geralmente o colágeno hidrolisado tipo 3 encontra-se associado em suplementos de colágeno hidrolisado tipo 1, ajudando a manter a integridade dos tecidos, além de auxiliar na cicatrização.
4. Colágeno hidrolisado Verisol
O colágeno Verisol é um tipo de colágeno hidrolisado que contém peptídeos bioativos, que podem agir diretamente na pele, unhas e cabelo. Entenda melhor o que é colágeno Verisol e como usar.
Como usar colágeno hidrolisado
As formas de uso do colágeno hidrolisado são:
- Colágeno hidrolisado em pó: encontrado com ou sem sabor e pode ser diluído em água, sucos, sopas ou vitaminas. Geralmente é recomendado adicionar de 1 a 2 colheres (de sopa) e misturar até ficar bem diluído, e tomar 1 vez ao dia;
- Colágeno hidrolisado em cápsulas ou comprimidos: pode ser indicado tomar de 2 a 6 cápsulas, ou comprimidos, com um copo de água, uma vez ao dia;
- Colágeno hidrolisado em gomas mastigáveis: normalmente é aconselhado consumir de 2 a 3 gomas por dia;
- Colágeno hidrolisado líquido: pode-se tomar 1 dose pronta por dia.
Entretanto, a dosagem e o tempo de uso do colágeno hidrolisado devem ser sempre indicados pelo médico ou nutricionista.
A ingestão de alimentos fonte de vitamina C como laranja, caju e limão, junto com o colágeno, pode potencializar seus efeitos no organismo. Dessa forma, alguns suplementos de colágeno já trazem a vitamina C na sua formulação.
Dose diária de colágeno hidrolisado
A dose diária recomendada de colágeno hidrolisado é de 8 a 10 g, por até 6 meses, podendo ser tomado em qualquer horário do dia, junto ou entre as refeições.
Entretanto, o colágeno hidrolisado deve ser consumido preferencialmente segundo a orientação do médico ou nutricionista.
Quando tomar colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado pode ser indicado para pessoas a partir de 25 a 30 anos, onde o corpo começa a diminuir a produção natural de colágeno, ou em casos, de pessoas com problemas nas articulações.
No entanto, é importante ressaltar que ainda são necessárias pesquisas científicas mais completas com seres humanos, para avaliar se o colágeno hidrolisado realmente promove benefícios à saúde.
Possíveis efeitos colaterais
O consumo do suplemento de colágeno hidrolisado é considerado seguro e geralmente não causa efeitos colaterais.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar diarreia, acidez e aumento da sensação de saciedade.
Quem não pode usar
O colágeno hidrolisado não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação.
Crianças e pessoas com alergia ao colágeno hidrolisado ou a outros componentes do produto, também não devem consumir este suplemento.