Chá verde: 13 benefícios para a saúde (e como preparar)

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

O chá verde é uma bebida feita a partir das folhas frescas da planta Camellia sinensis. O chá verde proporciona diversos benefícios à saúde, como ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes, além de promover a perda de peso e melhorar a disposição física e mental.

Os benefícios do chá verde se devem ao fato dessa planta ser rica em compostos fenólicos, catequinas e flavonoides, além de conter cafeína, que atuam como antioxidantes e exercem ação hipoglicemiante, antiobesidade, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antimutagênica, diurética e estimulante.

O chá verde pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou farmácias na forma de pó solúvel, saquinhos de chá ou cápsulas.

Imagem ilustrativa número 1

13 benefícios do chá verde

Os principais benefícios do chá verde para saúde são:

1. Prevenir alguns tipos de câncer

O consumo regular de chá verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, de cólon, de estômago, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, já que é rico em antioxidantes que evitam os danos causados pelo excesso de radicais livres às células.

Além disso, as catequinas presentes em grandes quantidades no chá verde fortalecem o sistema imunológico, ajudando a evitar a formação de células cancerígenas.

2. Ajudar na perda de peso

Por ter um efeito diurético, o chá verde ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, desinchando e ajudando na perda de peso. Conheça outros chás diuréticos que também ajudam a desinchar.

Além disso, os compostos bioativos, como a cafeína, as catequinas e os flavonoides, ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e estimulando o emagrecimento.

3. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.

Além disso, as catequinas presentes no chá verde, ajudam a reduzir a produção de produtos de glicação avançada (AGEs), diminuindo a inflamação e prevenindo a flacidez da pele.

4. Evitar gripes e resfriados

O chá verde possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias e vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes causadas pelos vírus Influenza A e B.

5. Prevenir doenças do coração

O chá verde ajuda a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol “ruim”, o LDL, devido ao seu poder antioxidante. Além disso, a bebida inibe a formação de coágulos no sangue, prevenindo doenças do coração como, trombose, infarto e derrame.

6. Melhorar a saúde dental

Por possuir propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o chá verde pode evitar a formação de cáries e a inflamação das gengivas, diminuindo o risco de desenvolver periodontite. Além disso, o chá verde também ajuda a combater o mau hálito.

7. Prevenir a diabetes

Devido à ação antioxidante das catequinas, o chá verde diminui o estresse oxidativo e melhora a função do hormônio insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue e ajudando na prevenção e no tratamento da diabetes.

8. Controlar pressão arterial

O chá verde, além de ser diurético, possui catequinas, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e, consequentemente, regular a pressão arterial.

Apesar de se acreditar que a cafeína presente no chá verde pode aumentar a pressão arterial, estudos [1,2,3] têm demonstrado que as catequinas, presentes em grandes quantidades nessa bebida, diminuem a inflamação, a oxidação e melhoram a circulação de sangue, podendo ajudar a controlar a pressão arterial.

Além disso, o chá verde contém em média 3 vezes menos cafeína que o café e, por isso, a bebida pode ser uma boa opção para ajudar a controlar a pressão alta.

9. Melhorar o desempenho durante os exercícios

O consumo regular de chá verde ajuda a melhorar o desempenho durante os exercícios de resistência, além de estimular a utilização da gordura pelo organismo para gerar energia e aumentar, assim, o gasto calórico.

10. Prevenir doenças neurodegenerativas

As catequinas e flavonoides presentes no chá verde têm importante atividade antioxidante, combatendo os radicais livres no cérebro e prevenindo algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson.

Além disso, os polifenóis presentes no chá verde também ajudam a melhorar a memória e a mobilidade em pessoas que já possuem Alzheimer e mal de Parkinson.

11. Manter a saúde do intestino

As catequinas, presentes no chá verde, possuem ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, que fortalecem as bactérias benéficas do intestino e combatem as bactérias ruins, mantendo a saúde do intestino e evitando, assim, o surgimento de infecções intestinais e doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

Além disso, o chá verde também contém cafeína, um composto bioativo que estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes e ajudando a combater a prisão de ventre.

12. Melhorar o humor e a concentração

O chá verde contém cafeína, uma substância que melhora a atividade do sistema nervoso central, estimulando a liberação de serotonina e melhorando, assim, o humor e o bem estar geral. Veja outros alimentos com cafeína que também melhoram o humor.

Além disso, o chá verde também aumenta a liberação de adrenalina, noradrenalina e dopamina no organismo, hormônios e neurotransmissores que aumentam a concentração e diminuem o sono.

13. Combater a retenção de líquidos

O principal componente do chá verde é a cafeína, que possui propriedade diurética que ajuda a combater a retenção de líquidos. Além disso, também possui outros componentes em menor quantidades, como a teobromina e teofilina, que também ajudam a estimular a diurese, ajudando a diminuir os sintomas de hipertensão, por exemplo.

Como preparar

Imagem ilustrativa número 2

O chá verde pode ser preparado sozinho ou junto com limão e folhas de menta, por exemplo, ajudando a diminuir o sabor forte do chá verde.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá, do chá verde;
  • Suco de meio limão (opcional).

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela ou chaleira, adicionar as folhas de chá verde e apagar o fogo. Cobrir a panela ou chaleira e deixar repousar por 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber frio ou morno.

Como tomar o chá verde

É recomendado tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições. Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.

No caso das cápsulas, é recomendada a ingestão de 1 cápsula de chá verde de 2 a 3 vezes por dia. Saiba como tomar as cápsulas de chá verde.

O chá verde deve ser consumido entre as refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio.

Possíveis efeitos secundários

Quando consumido em altas quantidades, o chá verde pode causar náusea, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, queimação e irritação no estômago, vômitos, e alteração nos batimentos do coração.

Além disso, a ingestão excessiva de chá verde pode diminuir a absorção de ferro e, em alguns casos, pode causar intoxicação no fígado.

Quando não é indicado

O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para crianças, pessoas com dificuldade para dormir, com alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.

Além disso, o chá verde pode interferir na ação de alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo do chá verde só deve ser feito após orientação do médico.

Vídeos relacionados