Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá verde (Camellia sinensis): benefícios e como preparar

A planta medicinal cientificamente chamada de Camellia sinensis pode ser usada tanto para produzir o chá verde como o chá vermelho, que são ricos em cafeína, e ajudam a emagrecer, diminuir o colesterol e prevenir o surgimento de doenças cardíacas.

Esta planta pode ser encontrada em forma de chá ou cápsulas e também é indicada para desintoxicar o fígado e contribui para a eliminação da celulite, podendo ser consumida em forma de chá morno ou gelado. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns supermercados.

Chá verde (Camellia sinensis): benefícios e como preparar

Benefícios do chá verde

O chá verde possui ação antioxidante, anti-inflamatória, hipoglicemiante, anti-tumoral e energizante, pois possui flavonóides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais em sua composição que contribuem para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Assim, os principais benefícios do chá verde são:

  • Melhora do sistema imune;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Combate à inflamação crônica causada pelo acúmulo de gordura corporal;
  • Ajuda no controle da quantidade de açúcar circulante no sangue;
  • Combate a osteoporose;
  • Ajuda a manter o estado de alerta e atenção.

Além disso, devido à sua grande quantidade de antioxidantes, o chá verde pode prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que aumenta a produção de colágeno e elastina, mantendo a saúde da pele. Além disso, o consumo regular de chá verde pode ter benefícios a longo prazo, como por exemplo o aumento das conexões nervosas, o que também pode ser relacionado com a prevenção do Alzheimer, por exemplo.

Como preparar

As partes usadas do chá verde são suas folhas e os botões para fazer chás ou cápsulas de emagrecimento, que podem ser compradas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Para fazer o chá, basta adicionar 1 colher (de chá) de chá verde em uma xícara de água fervente. Tapar, deixar amornar por 4 minutos, coar e beber até 4 xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do chá verde incluem náuseas, dor de estômago e má digestão. Além disso, também diminui a capacidade de coagulação sanguínea e, por isso, deve ser evitado antes de cirurgias.

O chá verde está contraindicado durante a gravidez e a lactação, assim como para pacientes com dificuldade para dormir, gastrite ou pressão alta.

Informação nutricional do chá verde

ComponentesQuantidade por 240 ml (1 xícara)
Energia0 calorias
Água239,28 g
Potássio24 mg
Cafeína25 mg

Bibliografia >

  • PRASANTH, Mani I. et al. A Review of the Role of Green Tea (Camellia sinensis) in Antiphotoaging, Stress Resistance, Neuroprotection, and Autophagy. Nutrients. Vol 47. 11 ed; 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem