Chá verde: para que serve e como tomar

A planta medicinal cientificamente chamada de Camellia sinensis pode ser usada tanto para produzir o chá verde como o chá vermelho, que são ricos em catequinas e possuem boas quantidades de cafeína, ajudando a emagrecer e diminuir os níveis de colesterol no sangue, prevenindo o surgimento de doenças como aterosclerose e infarto.

Esta planta pode ser encontrada em forma de chá ou cápsulas, podendo também ser indicada para desintoxicar o fígado e contribui para a eliminação da celulite, podendo ser consumida em forma de chá morno ou gelado. O chá verde pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns supermercados.

No entanto, é importante lembrar que pessoas que usam anticoagulantes e medicamentos para controle de colesterol alto e pressão alta só devem consumir o chá verde sob orientação de um médico.

Chá verde: para que serve e como tomar

Para que serve o chá verde

O chá verde possui ação antioxidante, anti-inflamatória, hipoglicemiante, antitumoral e energizante, pois possui flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais em sua composição que contribuem para a prevenção e tratamento de diversas doenças.

Assim, seus principais usos incluem:

  1. Fortalecer o sistema imunológico;
  2. Ajudar no emagrecimento;
  3. Combater a inflamação crônica causada pelo acúmulo de gordura corporal;
  4. Ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  5. Combater a osteoporose;
  6. Ajudar a manter o estado de alerta e atenção;
  7. Prevenir o envelhecimento precoce.

As catequinas presente no chá verde também diminuem a inflamação, combatem os radicais livres e melhoram a circulação do sangue. Além disso, o chá verde contém em média 3 vezes menos cafeína que o café e, por isso, a bebida pode ser uma boa opção para ajudar a controlar a pressão alta.

Além disso, devido à sua grande quantidade de antioxidantes, o chá verde pode prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que aumenta a produção de colágeno e elastina, mantendo a saúde da pele.

Além disso, o consumo regular de chá verde pode ter benefícios a longo prazo, como por exemplo o aumento das conexões nervosas, o que também pode ser relacionado com a prevenção do Alzheimer, por exemplo.

Informação nutricional do chá verde

ComponentesQuantidade por 240 ml (1 xícara)
Energia0 calorias
Água239,28 g
Potássio24 mg
Cafeína45 mg

Como tomar

As partes usadas do chá verde são suas folhas e os botões para fazer chás ou cápsulas de emagrecimento, que podem ser compradas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Para fazer o chá, basta adicionar 1 colher (de chá) de chá verde em uma xícara de água fervente. Tapar, deixar amornar por 5 a 10 minutos, coar e beber até 4 xícaras por dia.

Já para pessoas com pressão alta, a recomendação de ingestão diária é de até 3 xícaras do chá verde por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do chá verde incluem náuseas, dor de estômago, alterações no batimento cardíaco, alteração de humor e má digestão.

Além disso, o chá verde pode interagir com anticoagulantes, medicamentos para tratamento da pressão alta e colesterol alto, devendo, nestes casos, ser consumido somente sob orientação de um médico.

O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, com alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Novembro de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis, Enfermeiro - em Outubro de 2019.

Bibliografia

  • PENG, Xiaoli et al. Effect of green tea consumption on blood pressure: A meta-analysis of 13 randomized controlled trials. Scientific Reports. Vol.4. 1-7, 2014
  • RENFAN, Xu et al. Effect of green tea supplementation on blood pressure A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Medicine. Vol.99. ed.6; 1-8, 2020
  • ROSZHAN, M, Marjan et al. The effects of regular consumption of green or black tea beverage on blood pressure in those with elevated blood pressure or hypertension: A systematic review and meta-analysis. Complementary Therapies in Medicine. Vol.51. 1-11, 2020
  • HECKMAN, A, Melanie; WELL, Jorge; MEJLA, G, Elvira. Caffeine (1, 3, 7-trimethylxanthine) in foods: a comprehensive review on consumption, functionality, safety, and regulatory matters. Journal of Food Science. Vol.75. 3.ed; 77-87, 2010
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 02 Nov 2021
  • PRASANTH, Mani I. et al. A Review of the Role of Green Tea (Camellia sinensis) in Antiphotoaging, Stress Resistance, Neuroprotection, and Autophagy. Nutrients. Vol 47. 11 ed; 2019
Mais sobre este assunto: