Berne em humanos: o que é, sintomas e tratamento

A berne em humanos é uma infecção que ocorre quando certas espécies de moscas, como a mosca-do-cão ou a varejeira, por exemplo, depositam seus ovos na pele.

Quando os ovos rompem a casca, as larvas as larvas penetram na pele para se alimentar causando sintomas e sinais, como feridas, vermelhidão, dor, coceira e sensação de algo se movendo sob a pele.

Na presença de sintomas indicativos de berne, também chamada de miíase cutânea, é importante consultar o clínico geral, para que o tratamento adequado seja feito. O tratamento pode incluir a remoção das larvas com uma pinça e o uso de medicamentos orais, como ivermectina e ibuprofeno, por exemplo.

Leia também: Miíase: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/miiase-humana
Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de berne são:

  • Formação de feridas na pele;
  • Vermelhidão e leve inchaço no local;
  • Dor ou coceira na ferida;
  • Perda de apetite;
  • Sensação de algo se movendo sob a pele;
  • Mau cheiro;
  • Sangramento na ferida.

Esses sinais e sintomas aparecem após a mosca fêmea depositar seus ovos na pele. Após 6 dias, as larvas eclodem e penetram rapidamente na pele.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da berne em humanos é feito pelo dermatologista ou infectologista, através da observação dos sinais e sintomas da pessoa.

Em alguns casos, o médico pode indicar a realização de dermatoscopia ou ultrassonografia, que podem avaliar a pele, ajudar a identificar as larvas e observar sua movimentação.

Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação da pele mais detalhadamente:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Tipos de larva

Os principais tipos de larvas que causam berne em humanos incluem a mosca (Dermatobia hominis), a varejeira (Cochliomyia hominivorax) e a mosca-do-tombu (Cordylobia anthropophaga).

Essas moscas podem afetar humanos e animais e geralmente são encontradas em regiões de clima tropical durante todo o ano. Enquanto em outros países, podem estar presentes apenas durante o verão.

Como é feito o tratamento

O tratamento para berne em humanos inclui medidas como:

1. Como tirar berne em humanos

Para tirar berne em humanos, o médico pode aplicar vaselina, parafina, pomada ou óleo no local da lesão para boquear o oxigênio, fazendo com que as larvas subam à superfície.

Em seguida, quando as larvas sobem para respirar, o médico as retira manualmente com uma pinça. Em alguns casos, uma pequena incisão pode ser necessária para que o médico tenha uma visão melhor da larva.

2. Remédio para berne em humanos

Em alguns casos, o médico pode prescrever remédios tópicos ou orais, como ivermectina, para casos de lesões múltiplas ou dificuldade de remoção da larva.

Outros remédios para berne em humanos que podem ser prescritos pelo médico são antibióticos, para casos de infecção, e analgésicos, para aliviar as dores.

Prevenção da berne em humanos

Algumas formas de prevenção da berne em humanos são:

  • Fechar janelas e portas após o anoitecer;
  • Colocar redes ou telas nas janelas;
  • Evitar guardar alimentos, lixo ou líquidos acumulados dentro de casa;
  • Secar as roupas ao sol e sacudí-las antes de guardar;
  • Usar repelente de insetos.

Além disso, se houver feridas na pele, é importante cobri-las com roupas ou curativos, para evitar atrair certas moscas.