O amaranto é um grão que oferece alguns benefícios para a saúde, como reduzir o risco de doenças cardíacas, ajudar no ganho de massa muscular e favorecer a perda de peso.
Estes benefícios são possíveis porque o amaranto contém boas quantidades de nutrientes e compostos bioativos, como proteínas, fibras, minerais, flavonoides e carotenoides.
Leia também: Flavonoides: o que são, para que servem e alimentos ricos tuasaude.com/flavonoidesO amaranto é vendido na forma de flocos, farinha ou em grãos, podendo ser usado para preparar bolos, pães e panquecas ou adicionado à iogurtes, saladas e sucos, por exemplo.
Benefícios e para que serve o amaranto
Os benefícios e indicações do amaranto para a saúde são:
1. Reduz o risco de doenças cardíacas
O amaranto pode reduzir o risco de doenças cardíacas, por conter fibras que ajudam a controlar os níveis de colesterol total, triglicerídeos, colesterol LDL e VLDL.
Os peptídeos bioativos, os polifenóis, os carotenoides, os tocoferóis e o esqualeno, presentes no amaranto, também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, ajudando a prevenir a pressão alta.
2. Favorece o ganho de massa muscular
Por conter proteínas de boa qualidade e ser rico em potássio, o consumo de amaranto pode favorecer a recuperação dos músculos e o ganho de massa muscular.
Leia também: 16 alimentos melhores para ganhar massa muscular tuasaude.com/alimentos-para-ganhar-massa-muscular3. Diminui o risco de câncer
O amaranto contém flavonoides e betocianinas, compostos com ação antioxidante que ajudam a inibir o crescimento de células cancerígenas, ajudando, assim, a diminuir o risco de câncer.
4. Previne a osteoporose
Por conter boas quantidades de magnésio, manganês e fósforo, minerais que são importantes para o fortalecimento dos ossos, o amaranto previne o surgimento de doenças como osteopenia ou osteoporose.
Leia também: Osteoporose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/osteoporose5. Favorece a perda de peso
Quando o amaranto faz parte de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos, pode favorecer a perda de peso.
Isso porque esse pseudocereal possui poucas calorias, além de ter boas quantidades de proteínas e fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome.
6. Mantém a saúde do sistema imunológico
O amaranto ajuda a manter a saúde do sistema imunológico por conter antioxidantes, como selênio, flavonoides e carotenoides que fortalecem e protegem as células do sistema imunológico.
7. Evita a prisão de ventre
Por conter ótimas quantidades de fibras, o amaranto é um grão que estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando nas evacuações e evitando, assim, a prisão de ventre.
8. Substitui o trigo
O amaranto não possui glúten e, por isso, poderia ser uma alternativa para substituir o trigo no preparo de pães, bolos e biscoitos.
Assim, este grão é uma opção interessante para pessoas que possuem sensibilidade ou intolerância ao glúten, como no caso da doença celíaca.
Tipos de amaranto
Os principais tipos de amaranto são:
1. Amaranto em flocos
O amaranto em flocos é obtido com o processamento do grão desta planta, podendo ser adicionado à frutas, saladas, sucos e iogurtes.
2. Farinha de amaranto
A farinha de amaranto também é obtida com o processamento dos grãos de amaranto, que podem ser utilizados em preparações como pão, bolo, biscoito e torta, por exemplo.
3. Semente de amaranto
A semente de amaranto, também conhecido como grão de amaranto, pode ser consumida cozida, como substitutos do arroz ou ainda estourada, como pipoca, por exemplo.
Tabela nutricional do amaranto
A tabela a seguir indica a composição nutricional em 100 gramas de amaranto em grão cru e cozido:
É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, o amaranto deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Como consumir o amaranto
O amaranto pode ser consumido adicionado em vitaminas, saladas de fruta, saladas, iogurtes e cereais.
Este pseudocereal também pode ser usado como substituto da farinha de trigo em receitas como bolos e biscoitos, e para substituir o arroz, o macarrão e a quinoa.
Para cozinhar o amaranto, deve-se colocar 1 xícara de grãos de amaranto em 3 xícaras de água numa panela. Assim que ferver, diminuir para fogo baixo e manter por cerca de 25 minutos ou até que a água seja absorvida.
O amaranto pode ser conservado na geladeira durante 6 meses em um recipiente bem fechado para evitar a entrada de umidade.
Se deseja saber como incluir o amaranto em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas com amaranto
Algumas receitas que podem ser preparadas com o amaranto são:
1. Torta de amaranto com quinoa
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de quinoa em grãos;
- 1 xícara de chá de amaranto em flocos;
- 1 ovo;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 cebola ralada;
- 1 tomate picado;
- 1 cenoura cozida amassada;
- 1 xícara de chá de brócolis cozido picado;
- ¼ xícara de chá de leite desnatado;
- 1 lata de atum escorrida;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Em uma tigela, misturar todos os ingredientes. Distribuir a mistura em uma forma e levar ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.
2. Gelatina com amaranto
Ingredientes:
- 50g de flocos de amaranto;
- 1 sachê de gelatina;
- 500 ml de água.
Modo de Preparo:
Ferver 250 ml de água em uma panela e acrescentar a gelatina em pó e mexer bem, até que a gelatina se dissolva por completo.
Adicionar 250 ml de água fria restantes e os flocos de amaranto, e mexer bem. Colocar a mistura em taças ou uma tigela e levar à geladeira por no mínimo 2 horas.
3. Panqueca com amaranto
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de farinha de amaranto;
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral;
- 1/2 xícara de chá de amido de milho;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 2 xícaras de chá de leite;
- 2 ovos grandes;
- 1/2 xícara de chá de óleo vegetal;
- 2 xícaras de mirtilo ou morango.
Modo de preparo:
Numa tigela, misturar o leite, os ovos e o óleo até obter uma consistência cremosa e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, adicionar os ingredientes secos e a fruta à mistura.
Se a massa ficar muito espessa, pode-se acrescentar uma colher de chá de água para deixar a massa um pouco mais líquida.
Fazer as panquecas em uma frigideira e, depois de prontas, acrescentar o resto do mirtilo ou do morango como recheio.