11 alimentos ricos em Iodo (e quantidade recomendada)

Os alimentos ricos em iodo são os de origem marinha como o mexilhão, o bacalhau, a ostra, a lagosta, a alga nori e o sal iodado. No entanto, outros alimentos como ovo cozido, leite, iogurte e queijos também contêm boas quantidades de iodo.

O iodo é um mineral que atua na produção de hormônios da tireoide, que são importantes para o crescimento e o desenvolvimento, assim como para o controle do metabolismo e temperatura do corpo.

Leia também: Iodo: o que é, para que serve, alimentos ricos e recomendação tuasaude.com/iodo

A deficiência de iodo pode causar uma doença conhecida como bócio. Há o excesso de iodo também é prejudicial, podendo provocar intoxicação e sintomas como queimação na boca, garganta e estômago, febre, dor abdominal, náusea, vômito, diarreia e coma.

Imagem ilustrativa número 3

Lista de alimentos ricos em iodo

A tabela a seguir traz uma lista dos alimentos ricos em iodo:

Alimentos

Quantidade de iodo em cada 100 g de alimento

1. Sal de mesa iodado

5213 mcg

2. Sal marinho iodado

4663 mcg

3. Queijo suíço

137 mcg mcg

4. Alga nori seca

2317 mcg

5. Bacalhau assado

172 mcg

6. Ostra cozida no vapor

109 mcg

7. Mexilhão

289 mcg

8. Peixe haddock cru

227 mcg

9. Pão branco enriquecido com iodo

592 mcg

10. Amêijoa / vôngole

157 mcg

11. Lagosta cozida

185 mcg

Embora não sejam ricos nesse mineral, alguns alimentos como ovo cozido, leite, iogurte e queijos, como ricota, feta, cheddar, muçarela e parmesão também contêm boas quantidades de iodo.

Alguns vegetais, como aspargo, brócolis, couve-de-bruxelas, couve, cenoura, alface, tomate e espinafre também contêm iodo, mas em poucas quantidades.

Quais frutas têm iodo?

Algumas das frutas com iodo incluem uva, manga, pera, pêssego, banana, laranja, abacate, aspargos, melão e abacaxi. No entanto, as frutas contêm baixas quantidades de iodo.

Quantidade recomendada de iodo

A ingestão recomendada de iodo varia de acordo com a idade, nas crianças pode variar de 90 a 150 mcg.

Já nos adultos, a quantidade diária recomendada é entre 120 a 290 mcg. Conheça a recomendação de iodo para cada idade.

Deficiência de iodo

A deficiência de iodo pode causar hipotiroidismo e bócio, uma doença onde a glândula tireoide é forçada a trabalhar mais para absorver iodo e produzir os hormônios e isso causa o aumento do tamanho da glândula.

Leia também: Bócio: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/bocio

A deficiência de iodo pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos contendo esse mineral. Além disso, essa deficiência também pode surgir em pessoas que apresentam maior risco de falta de iodo, como mulheres grávidas e bebês.

Iodo em excesso

O excesso de iodo de forma crônica é uma condição rara, mas pode ser causado por uma ingestão de altas quantidades deste mineral, podendo aumentar o risco de condições como hipertireoidismo, bócio, hipotireoidismo e câncer de tireoide.

Já a ingestão excessiva e aguda de iodo pode causar intoxicação, causando sintomas como queimação na boca, garganta e estômago, febre, dor abdominal, náusea, vômito, diarreia e coma.

Vídeos relacionados

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 976.013 visualizações

Alimentação SEM IODO | Iodoterapia

04:49 | 121.216 visualizações