Alguns alimentos não saudáveis incluem frituras, carnes processadas, refeições congeladas, molhos e refrigerantes. Esses alimentos geralmente contêm altas quantidades de gorduras saturadas, sal e/ou açúcar e aditivos como corantes e conservantes que podem afetar a saúde.
O consumo frequente desses alimentos está relacionado ao aumento do risco de diversos tipos de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.
Esses alimentos podem ser substituídos por opções mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras e gorduras saudáveis encontradas em sementes, óleos vegetais e oleaginosas. No entanto, em caso de dúvidas, é recomendado consultar o nutricionista para fazer uma avaliação e indicar um plano alimentar individualizado.
Os alimentos que não saudáveis que, em excesso, podem prejudicar à saúde são:
1. Frituras
Os alimentos fritos costumam ser ricos em calorias e gorduras não saudáveis, especialmente quando se utilizam óleos reutilizados ou quando a fritura é frequente.
Isso pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de problemas como diabetes e doenças cardíacas.
Opções saudáveis: preparar os alimentos grelhados, cozidos ou assados no forno ou air fryer, pois esses métodos precisam de pouco ou nenhum óleo no preparo.
Se a fritura for necessária ocasionalmente, deve-se evitar reutilizar o óleo, controlar a temperatura e optar por óleos mais estáveis ao calor, como o óleo de girassol e de soja. Mesmo assim, o ideal é que a fritura seja uma prática ocasional.
2. Carnes processadas e embutidos
Carnes processadas e embutidos como salsicha, linguiça, presunto, peito de peru e mortadela, geralmente são ricas em sal, gordura e aditivos.
O consumo frequente desses alimentos está associado a um maior risco de pressão alta, câncer e alguns problemas intestinais.
Opções saudáveis: escolher proteínas magras, como frango, peru, peixe, ovos, tofu e cortes magros de carne vermelha. Você também pode incluir ovos, tofu, soja e queijos frescos com baixo teor de gordura.
3. Comida pré-cozida congelada
As comidas prontas pré-cozidas congeladas, como lasanha, pizza ou pratos congelados ultraprocessados, geralmente são ricas em sal e gorduras não saudáveis, favorecendo a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.
Opções saudáveis:preparar as refeições em casa e congelar em porções para a semana. É prático congelar frango desfiado, carne moída, feijão, legumes, frutas e até mesmo alguns molhos caseiros. Veja como congelar os alimentos.
4. Tempero e molhos prontos
Os temperos prontos, como caldo de carne, frango ou legumes e muitos molhos prontos, como molho de soja, molho inglês, ketchup, maionese e molhos para salada, geralmente têm altos níveis de sódio e aditivos.
O consumo frequente desses tipos de alimentos pode contribuir para o aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e ganho de peso.
Opções saudáveis: temperar com ervas naturais frescas ou secas, alho, cebola, limão e especiarias. Pode-se também preparar caldos caseiros com ervas e congelá-los em cubos para uso posterior.
Leia também: Como usar ervas aromáticas para diminuir o consumo de sal tuasaude.com/ervas-aromaticas-para-substituir-o-sal5. Refrigerantes e bebidas açucaradas
Refrigerantes e outras bebidas açucaradas contêm grandes quantidades de açúcar e aditivos. O consumo frequente dessas bebidas está associado a um maior risco de obesidade e diabetes.
Opções saudáveis: água pura, água mineral com gelo e limão ou laranja, ou águas aromatizadas com frutas sem açúcar. Sucos naturais podem ser uma opção ocasional, mas é melhor não torná-los sua principal bebida do dia.
Leia também: Refrigerante faz mal? 12 consequências para a saúde tuasaude.com/refrigerante-faz-mal6. Doces e salgadinhos ultraprocessados
Doces como pão doce, biscoitos, bolos, cereais açucarados, batatas fritas e salgadinhos ultraprocessados geralmente são ricos em açúcar, gordura e sal, que podem afetar o peso e a saúde metabólica ao longo do tempo.
Opções saudáveis: frutas, iogurte natural, pipoca caseira com pouca manteiga, pequenas porções de nozes ou lanches feitos em casa.
7. Fast food
Refeições do tipo fast food, como hambúrguer, pizza, nuggets, asas de frango e batatas fritas, geralmente são ricas em sódio, gordura saturada e calorias.
O consumo frequente desses alimentos pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de pressão alta e outros problemas cardíacos, especialmente se substituírem alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes.
Opções saudáveis: opções caseiras incluem hambúrguer de frango grelhado, batatas assadas ou fritas na air fryer e salada.
Ao comer este tipo de alimentos, o que deve ser eventual, pedir porções pequenas, evitar combos com refrigerante e optar por água.
8. Sorvete
O sorvete, especialmente o ultraprocessado, costuma ser rico em açúcar, gorduras saturadas e aditivos, que favorecem o ganho de peso e aumentam o risco de problemas metabólicos, como níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol.
Opções saudáveis: consumir esse alimento apenas ocasionalmente, escolher versões com menor teor de açúcar ou fazer sorvete caseiro com frutas naturais, iogurte natural ou leite vegetal sem açúcar.
Frutas congeladas ou picolés caseiros de frutas também podem ser usados como substitutos.
Assista o vídeo seguinte e veja outros alimentos saudáveis e os seus benefícios à saúde: