Endometriose

publicidade

​O que é:

​A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga, gerando sintomas como dores pélvicas progressivas durante as menstruações.

A endometriose pode atrapalhar quem deseja engravidar podendo causar infertilidade, mas isto nem sempre acontece. Veja porque em: Quem tem endometriose pode engravidar?

Normalmente, a endometriose é mais frequente em mulheres entre os 30 e os 40 anos, mas pode surgir em qualquer idade após o início da menstruação.

Endometriose tem cura

A endometriose tem cura através da cirurgia para retirar todo o tecido endometrial espalhado na região pélvica, mas também pode ser necessário retirar o útero e os ovários se a mulher não deseja engravidar. Existem outras opções como analgésicos e remédios hormonais, que ajudam a controlar a doença e aliviam os sintomas.

Sintomas de endometriose

O principal sintoma de endometriose é a forte cólica abdominal durante a menstruação, no entanto, outros sintomas incluem:

  • Menstruação abundante;
  • Dor durante o contato íntimo ou logo após a relação;
  • Dor na bacia ou no pé da barriga;
  • Dor ao urinar ou defecar;
  • Dor no fundo das costas;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas de endometriose, normalmente, são mais fortes durante a menstruação devido à liberação de hormônios que promovem o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Contudo, quando a dor é muito intensa, mesmo fora do período menstrual, a mulher pode sofrer de endometriose profunda, que é uma situação mais grave que deve ser tratada com cirurgia.

Como é feito o diagnóstico da endometriose

A mulher com sintomas de endometriose deve consultar o seu ginecologista para fazer exames, como ultrassonografia transvaginal ou exame pélvico, para identificar o local onde a endometriose está se desenvolvendo e iniciar o tratamento adequado.

Como tratar a endometriose

O tratamento da endometriose deve ser orientado pelo ginecologista e, normalmente, depende da idade da mulher e dos sintomas que apresenta.

  • Endometriose leve: Podem ser usados antiinflamatorios, como o ibuprofeno, que reduzem as dores, mas que não impedem o desenvolvimento da doença.
  • Endometriose profunda: Podem ser usados remédios hormonais ou cirurgia para endometriose, que ajudam a reduzir a quantidade de tecido endometrial fora do útero.

No entanto, estes tipos de tratamentos reduzem as chances de engravidar e só são usados em casos mais avançados ou quando a mulher está perto da menopausa. Saiba mais detalhes do tratamento em: Tratamento para endometriose.

Conheça os tipos mais graves de endometriose em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade