Endometrioma

publicidade

O endometrioma é um tipo de cisto no ovário, mais frequente nas mulheres com endometriose. É formado por células da parede do útero que se soltam e se prendem nos ovários.

Sintomas do endometrioma

Os sintomas do endometrioma podem ser:

  • Dor pélvica;
  • Muita cólica menstrual;
  • dor durante a relação sexual;
  • Infertilidade.

O ginecologista poderá suspeitar de endometrioma se a mulher referir dor pélvica, alteração da menstruação, dor na relação sexual e infertilidade. O diagnóstico pode ser confirmado pela videolaparoscopia e exame histológico. 

Tratamento do endometrioma

O tratamento do endometrioma depende da gravidade dos sintomas e do tamanho do cisto. Ele pode ser feito com o uso de remédios hormonais ou cirurgia, sendo esta mais indicada para os cistos com mais de 3 cm. A cirurgia pode ser feita por laparoscopia. Depois da cirurgia o médico deve acompanhar a paciente por 6 semanas.

O tratamento do endometrioma de ovário é mais fácil do que o endometrioma de parede abdominal, porque neste último caso ele pode soltar um líquido que pode causar a aderência dos tecidos à sua volta.

Endometrioma de parede abdominal

O endometrioma de parede abdominal pode surgir com maior frequência nas mulheres após a cesárea, próximo da cicatriz.

Os sintomas do endometrioma de parede abdominal podem ser uma tumoração dolorida, que aumenta de tamanho durante a menstruação. O diagnóstico pode ser feito através da ultrassonografia ou da tomografia computorizada.

O tratamento do endometrioma de parede abdominal é a cirurgia aberta para retirar o endometrioma e soltar as aderências dos tecidos.

Endometrioma e gravidez

O endometrioma pode dificultar a gravidez porque pode afetar o ciclo menstrual, reduzindo a maturação dos folículos e o número de óvulos. Após a cirurgia, para retirada do endometrioma, as chances de gravidez aumentam, mas por vezes é necessária a fertilização in-vitro.

Endometrioma é câncer?

O endometrioma não é câncer e existe uma probabilidade muito baixa de se transformar num câncer. No entanto, o endometrioma grave pode voltar a aparecer.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 03/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.