Endometriose na bexiga

publicidade

Endometriose na bexiga é uma doença caracterizada pelo aparecimento de tecido do endométrio fora do útero, nesse caso específico, na bexiga. Durante o período menstrual, pedaços de endométrio se soltam do útero e, ao invés de sair normalmente pela vagina, saem pelas trompas e vão para dentro do abdome, atingindo a bexiga.

A ocorrência de endometriose no trato urinário é rara, sendo encontrada em 0,5% a 2% de todos os casos e  normalmente acontece em mulheres na idade fértil.

Sintomas de endometriose na bexiga

Os sintomas de endometriose na bexiga são pouco específicos, sendo muitas vezes confundido com as dores do período menstrual. São eles:

  • Desconforto ao urinar;
  • Dor na região pélvica, nos rins ou na região da bexiga, que piora com a menstruação;
  • Relações sexuais dolorosas;
  • Idas mais frequentes ao banheiro para urinar;
  • Pode haver presença de pus ou sangue na urina, especialmente durante a
  • menstruação;
  • Cansaço, podendo haver febre.

Endometriose na bexiga tem cura?

Endometriose na bexiga tem cura e quanto mais rápido for feito o diagnóstico melhor. Deve-se procurar um  ginecologista para que o tratamento adequado seja instituído o mais precocemente possível.

Mulheres que tenham história de endometriose na família devem estar atentas para os sintomas da doença, já que estudos recentes apontam para uma tendência hereditária.

Tratamento para endometriose na bexiga

O tratamento para endometriose na bexiga depende da idade, desejo de ter filhos, extensão e gravidade das lesões.  Normalmente as condutas são as seguintes:

  • Terapia hormonal visando bloquear a produção do endométrio na bexiga;
  • Cirurgia para retirada total ou parcial da bexiga, podendo ou não ser necessário retirar um ou os dois ovários;
  • Ambos os tratamentos, dependendo da gravidade da doença.

Videolaparoscopia para endometriose na bexiga

A videolaparoscopia para endometriose na bexiga é um exame utilizado para diagnosticar a doença, onde são  observados os órgãos pélvicos, inclusive a bexiga e os ureteres a procura de implantes, nódulos ou aderências provocadas pela endometriose. Também pode ser utilizado para cirurgias em que seja necessário a retirada dos órgãos com lesões.

Consequências da endometriose na bexiga

As consequências da endometriose na bexiga quando não tratada da forma correta, são a ocorrência de problemas urinários mais graves no futuro, como obstrução ou incontinência urinária.

Referência Bibliográfica

TOBIAS-MACHADO M. et al. Endometriose vesical: aspectos diagnósticos e terapêuticos. Acesso em Mar. 2013.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 07/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.