Exames para avaliar a fertilidade do homem e da mulher

Atualizado em outubro 2022

Os exames para infertilidade devem ser realizados tanto pelo homem quanto pela mulher, uma vez que as alterações que podem interferir na capacidade reprodutiva podem acontecer em ambos.

Existem exames que devem ser realizados por ambos, como o exame de sangue, por exemplo, e outros que são específicos, como o espermograma para o homem e a histerossalpingografia para a mulher.

É recomendado que esses exames sejam realizados quando o casal tenta engravidar por mais de 1 ano mas não obtém sucesso. Quando a mulher possui mais de 35 anos é indicado que o médico seja procurado antes para que sejam realizados os exames.

Imagem ilustrativa número 4

Exames para saber se pode ter filho

Os principais exames que podem ser indicados pelo médico para avaliar a fertilidade do casal e, assim, saber se é possível ter filho são:

1. Avaliação médica

A avaliação médica é fundamental na investigação da causa da infertilidade, pois o médico consegue analisar os fatores que possam estar relacionados com a dificuldade para engravidar e, assim, indicar o exame mais específico e a forma de tratamento. Assim, na avaliação médica são avaliados os seguintes fatores:

  • Tempo que o casal está tentando engravidar;
  • Se já tiveram algum filho;
  • Tratamentos e cirurgias já realizadas;
  • Frequência do contato íntimo;
  • Histórico de infecções urinárias e nos órgãos genitais.

Além disso, os homens também precisam dar informações sobre presença de hérnias inguinais, trauma ou torção dos testículos e as doenças que teve na infância porque a caxumba pode favorecer a dificuldade para engravidar.

Faz parte da avaliação médica o exame físico, em que os órgãos sexuais femininos e masculinos são avaliados com o objetivo de se identificar qualquer alteração estrutural ou sinal de infecção sexualmente transmissível, o que pode interferir na fertilidade tanto do homem quanto da mulher.

2. Exame de sangue

O exame de sangue é indicado para verificar se há alteração na quantidade de hormônios circulantes no sangue, uma vez que alteração na concentração de testosterona, progesterona e estrogênio podem interferir na fertilidade de homens e mulheres. Além disso, é feita a avaliação das concentrações da prolactina e dos hormônios tireoidianos, uma vez que também podem ter influência na capacidade reprodutora.

3. Espermograma

O espermograma é um dos principais exames indicados para investigar a capacidade reprodutiva do homem, pois tem como objetivo verificar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos. Para realizar o exame é indicado que o homem não provoque ejaculações e não tenha relações sexuais por 2 a 5 dias antes do exame, uma vez que isso por interferir no resultado. Entenda como é feito o espermograma e como entender o resultado.

4. Biópsia de testículo

A biópsia de testículo é usada principalmente quando o resultado do espermograma está alterado, para verificar a presença de espermatozoides nos testículos. Caso existam espermatozoides que não conseguem sair juntamente com o sêmen, o homem podem utilizar técnicas como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro para ter filhos.

5. Ultrassonografia

A ultrassonografia pode ser realizada tanto nos homens, no caso da ultrassonografia dos testículos, quanto nas mulheres, no caso do ultrassom transvaginal. A ultrassonografia dos testículos é feita com o objetivo de identificar a presença de cistos ou tumores nos testículos, ou realizar o diagnóstico da varicocele, que corresponde à dilatação das veias dos testículos, levando ao acúmulo de sangue no local e aparecimento de sintomas, como dor, inchaço local e sensação de peso. Saiba como identificar a varicocele.

O ultrassom transvaginal é feito para avaliar a presença de cistos nos ovários, endometriose, inflamações no útero ou alterações como tumores ou útero septado, que possam estar impedindo a gravidez.

6. Histerossalpingografia

A histerossalpingografia é um exame indicado para as mulheres com o objetivo de avaliar alterações ginecológicas, como trompas obstruídas, presença de tumores ou pólipos, endometriose, inflamação e malformações do útero. Entenda como é feita a histerossalpingografia. 

Como engravidar rápido

Para favorecer a gravidez é importante evitar o estresse e a ansiedade, já que essas situações tendem a interferir no processo. Além disso, é primordial ter relações durante o período fértil da mulher para que seja possível a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Por isso, use nossa calculadora para saber os melhores dias para tentar engravidar:

Erro
Erro

Se mesmo após 1 ano de tentativas tendo relação durante o período fértil o casal ainda não conseguir engravidar, deve ir ao médico para realizar os exames acima citados para investigar a causa do problema e iniciar o tratamento. Saiba quais são as principais doenças que causam infertilidade no homem e na mulher.