Cirurgia para Endometriose

publicidade

A cirurgia para endometriose geralmente é feita através de uma videolaparoscopia que consiste em cauterizar tecidos e retirar aderências formadas pela endometriose, mas nos casos mais graves pode ser necessário retirar partes de órgãos que tenham sido muito danificados pela doença como ovários, útero, bexiga e os intestinos.

A cirurgia é indicada para mulheres inférteis ou que não desejam ter filhos, ou para aquelas que possuem endometriose profunda moderada ou grave em que o tratamento hormonal tenha sido insuficiente. É importante que antes de indicar a cirurgia o médico tente tratar a doença com os medicamentos ou com o DIU Mirena.

Além disso, o médico deverá saber o opinião da sua paciente sobre o seu desejo em engravidar ou não. Caso ela ainda deseje engravidar, a retirada dos ovários e do útero não deverá ser realizada, a menos que ponha sua vida em risco.

Sobre a cirurgia para endometriose

A cirurgia para endometriose deve ser realizada sob anestesia geral num hospital. O procedimento médico não deve durar muitas horas, mas o tempo mínimo de internamento hospitalar é de 24 horas vindo logo a seguir a alta.

Riscos da cirurgia para endometriose

Os riscos da cirurgia para endometriose são relativos à anestesia geral e a reincidência da doença. Se a mulher não tiver alergia à medicamentos, e o procedimento por bem realizado, estes risco são minimizados.

Recuperação após a cirurgia para endometriose

A recuperação após a cirurgia para endometriose pode variar de 7 a 14 dias e durante este período é contra indicado: trabalhar; ter relações; fazer compras; dirigir; limpar a casa ou fazer exercícios físicos. Não é necessário ficar deitada na cama todos os dias, mas se deve evitar esforços e ter uma alimentação leve.

Valor da cirurgia para endometriose

O valor da cirurgia para endometriose varia de 5 a 15 mil reais e não é coberta por alguns planos de saúde, mas em alguns casos pode ser realizada pelo SUS.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 13/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.