Como acabar com as moscas: 6 soluções naturais e caseiras

Evidência científica

Uma boa solução caseira para acabar com as moscas é colocar uma mistura de óleos essenciais nos cômodos da casa. Além disso, uma mistura de limão e cravo da índia também podem manter as moscas afastadas de alguns locais, ao mesmo tempo que proporciona um cheiro agradável no cômodo.

No entanto, nos casos em que é difícil manter as moscas afastadas de certos locais, uma ótima opção é colocar tiras de cartolina de cor viva, como amarelo ou laranja, com melaço, penduradas no cômodo, para apanhar as moscas.

As moscas domésticas devem ser eliminadas pois, além de incomodar, podem provocar problemas de saúde como diarreia, berne, conjuntivite ou febre tifoide, por exemplo. Confira as principais doenças transmitidas pelas moscas.

Imagem ilustrativa número 1

6 opções naturais e caseiras para acabar com as moscas

Algumas opções naturais e caseiras para acabar com as moscas são:

1. Limão e cravo-da-índia

O limão podem ser associado a alguns cravos-da-índia para fazer uma forte solução caseira contra moscas e mosquitos, pois o cheiro produzido pela mistura é capaz de repelir insectos do cômodo onde se encontra.

Ingredientes

Modo de preparo

Espetar os cravos da índia na parte externa da do limão e deixar ao ar livre. Para potencializar o efeito pode-se ainda cortar o limão no meio e espetar os cravos no interior. Além disso, pode-se espremer um pouco a fruta, o suco fica mais evidente e tem maior ação em conjunto com os cravos.

A mistura deve ser trocada a cada 3 dias para evitar o surgimento de mau cheiro provocado pela decomposição do limão.

2. Mistura de óleos essenciais

Alguns óleos essenciais, como o eucalipto e a alfazema, possuem excelente propriedades repelentes naturais que ajudam a afastar os insetos, sendo muito utilizados para acabar com as moscas em casa.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de cedro;
  • 2 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 1 copo de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar num pequeno recipiente num cômodo da casa. Para melhores resultados deve-se colocar um recipiente deste em cada cômodo da casa, mas longe do alcance das crianças, para evitar que elas bebam a mistura.

3. Solução de vinagre

A solução de vinagre pode ajudar a atrair as moscas para dentro do recipiente, eliminando-as do ambiente.

Ingredientes

  • 250 mL de vinagre branco;
  • 250 mL de água;
  • 1 recipiente de 1 litro.

Modo de preparo

No recipiente de 1 litro, adicionar o vinagre branco e a água, misturando bem. Em seguida, tapar a abertura do recipiente com um filme plástico, prendê-lo bem com um elástico e fazer alguns furos no filme plástico. Pode-se adicionar algumas gotas de detergente de cozinha à solução de vinagre, para que as moscas afundem no recipiente e não fiquem boiando na solução.

Colocar essa solução em um local fora do alcance de crianças para atrair as moscas e eliminá-las do ambiente.

Outra forma de usar a solução de vinagre é adicioná-la em um borrifador, e borrifar pelos cômodos da casa onde tem as moscas, ou nas nas janelas e nas portas, por exemplo.

4. Canela e detergente

A mistura de canela e detergente é outra boa opção natural para afastar as moscas e pode ser borrifado no ambiente nas áreas em que as moscas possam entrar na casa.

Ingredientes

  • 100 mL de vinagre branco;
  • 10 gotas de detergente;
  • 1 pau de canela;
  • 50 mL de água.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes e depois colocar num pulverizador, e borrifar no ambiente sempre que necessário para afastar as moscas.

5. Pimenta caiena e alho

Fazer uma solução de pimenta caiena pode ajudar a repelir moscas do ambiente.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de pimenta caiena;
  • 12 dentes de alho;
  • 1 litro de água;
  • 1 xícara de óleo de cozinha.

Modo de preparo

Bater no liquidificador o alho com a água e deixar repousar por 24 horas e depois acrescentar o óleo e a pimenta e deixar repousar por mais 24 horas. Após esse tempo, diluir 1/2 xícara dessa mistura pronta com 1 litro de água e usar para borrifar no ambiente.

6. Óleo vegetal e sabão

A mistura de óleo vegetal e sabão em pós é uma boa opção natural para acabar com as moscas, pois ajuda a repeli-las do ambiente. 

Ingredientes

  • 2 xícaras de óleo vegetal;
  • 1 colher de sopa de sabão em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e depois colocar em um borrifador, e usar no ambiente sempre que necessário nas portas e janelas para afastar as moscas.

Além destas soluções caseiras, é importante manter os caixotes de lixo bem tampados e a casa bem limpa e arejada para evitar o acúmulo de moscas, pois apresentam maior preferência por locais quentes e com sujeira onde podem depositar seus ovos.