Quando usar remédios para emagrecer (e perigos do uso)

O uso de remédios para emagrecer, como sibutramina, orlistat ou semaglutida, são indicados para o tratamento da obesidade ou do sobrepeso associado a doenças como pressão alta, diabetes mellitus ou colesterol alto.

Além da prescrição desses remédios, a pessoa deve ser orientada a realizar mudanças do estilo de vida, que englobam uma prática regular de atividade física e dieta orientada por nutricionista..

A prescrição das medicações para perda de peso deve ser sempre realizada por um endocrinologista, levando em consideração as indicações e as contraindicações em cada caso.

Entenda melhor sobre as indicações dos remédios para emagrecer no vídeo a seguir:

Quando são indicados

Os remédios para emagrecer são indicados nas seguintes situações: 

  • Obesidade, com IMC superior a 30 Kg/m²;
  • Sobrepeso com IMC superior a 27 Kg/m² associado a doenças como diabetes, colesterol alto ou pressão alta.

Esses remédios devem sempre ser indicados pelo endocrinologista, após avaliação criteriosa do estado de saúde, realização de exames e avaliação dos hábitos de vida, e deve fazer parte de uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas.

Como agem os remédios para emagrecer?

Os remédios para emagrecer agem de formas diferentes, que incluem: 

  • Diminuindo o apetite, fazendo com a pessoa sinta menos fome e, por isso, o emagrecimento acontece pela redução do número de calorias consumidas ao longo do dia;
  • Aumentando a sensação de saciedade, o que leva a uma diminuição do consumo de alimentos durante o dia;
  • Reduzindo o desejo intenso por comida, o que leva a uma diminuição do consumo de alimentos;
  • Bloqueando a absorção de parte da gordura dos alimentos, fazendo com que seja eliminada pelas fezes.

O tipo de remédio a ser usado depende do organismo da pessoa, estilo de vida e quantidade de peso que é recomendado perder, devendo, por isso, que o uso de remédios seja indicado pelo endocrinologista.

Quando os remédios para emagrecer são perigosos

Os remédios para emagrecer podem oferecer riscos para a saúde quando utilizados sem indicação e acompanhamento médico ou de forma diferente da indicada pelo médico.

Isso porque não são isentos de efeitos colaterais, podendo ocorrer aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, como no caso da sibutramina, ou alterações gastrointestinais, como no caso da semaglutida e do orlistate, por exemplo.

Principais efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da semaglutida podem ser náuseas, vômitos, diarreia, prisão de ventre ou aumento na formação de pedras na vesícula.

Já os efeitos colaterais da sibutramina são dor de cabeça, insônia, boca seca, ansiedade, alterações na pressão arterial e frequência cardíaca, enquanto que o orlistate pode causar diarreia e excesso de gases intestinais.

Como usar remédio para emagrecer de forma segura?

Para usar os remédios para emagrecer com segurança, deve-se consultar o endocrinologista para fazer uma avaliação do histórico de saúde.

Além disso, o médico deve avaliar os possíveis efeitos colaterais do remédio e as possíveis interações do remédio com outros medicamentos que a pessoa possa estar tomando.

Desta forma, o médico pode indicar o melhor remédio para emagrecer de forma individualizada. Além disso, consultas para o acompanhamento da eficácia do tratamento e surgimento de efeitos colaterais é extremamente importante. Conheça os principais remédios para emagrecer.

No entanto, mesmo que os remédios sejam eficazes, é preciso que além de acompanhamento médico, a pessoa realize atividade física regularmente e que tenha uma alimentação saudável.

Isso porque o uso isolado do medicamento pode não ter resultados definitivos, ou seja, a pessoa pode voltar a engordar após a interrupção do uso do remédio.

Contraindicações dos remédios para emagrecer

O uso de remédios para emagrecer não é indicado para pessoas com IMC inferior a 30, ou IMC inferior a 27 que não tenham doenças associadas.

Além disso, os remédios para emagrecer não devem ser usados por crianças e mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar e durante a amamentação.

A sibutramina em especial é contra indicada em pacientes com histórico de infarto, AVC ou múltiplos problemas de saúde.

Como emagrecer sem tomar remédios

A perda de peso sem tomar remédios pode ser alcançada através da realização de:

  • Atividade física de forma regular, como caminhada ou hidroginástica, com orientação de um profissional de educação física, principalmente se a pessoa tiver obesidade mórbida ou for muito sedentária, pois alguns tipos de exercícios podem prejudicar as articulações;
  • Dieta equilibrada e saudável sob orientação do nutricionista, pois dessa forma é possível que o plano alimentar seja feito de acordo com as características e objetivos da pessoa;

A cirurgia bariátrica possui indicações especificas de IMC, e so é indicada quando existe falha apos 2 anos de tratamento clinico. Veja quando a cirurgia bariátrica é indicada.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de alimentação para perder peso:

Vídeos relacionados