Nimesulida: para que serve, como tomar, posologia e efeitos colaterais

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteroide, analgésico e antipirético, que serve para aliviar inflamações, febre ou dores, como dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente e dores musculares.

Este remédio é vendido na forma de comprimido, suspensão oral, comprimido dispersível, cápsula ou gel dermatológico, como genérico ou com os nomes comerciais Arflex, Nisulid, Cimelide, Maxsulid ou Nimesilam, por exemplo.

A nimesulida pode ser usada por adultos e crianças com mais de 12 anos, no entanto deve ser usada apenas com indicação e orientação de um médico, devido às contraindicações e possíveis efeitos colaterais deste medicamento.

Leia também: Preciso ter receita para comprar nimesulida? tuasaude.com/medico-responde/nimesulida-precisa-de-receita
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a nimesulida

A nimesulida pode ser indicada para tratar:

  • Dor de garganta;
  • Inflamações
  • Dor de dente;
  • Dor após cirurgias;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular e nas articulações;
  • Dor após vacinação.

Além disso, na forma de gel dermatológico, a nimesulida também pode ainda ser usada para aliviar a dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações.

Leia também: Para que serve a nimesulida (e como usar) tuasaude.com/nimesulida-para-que-serve

Como tomar e posologia da nimesulida

A forma de usar a nimesulida varia de acordo com a apresentação deste remédio.

1. Nimesulida 100 mg

A dose geralmente recomendada para crianças acima de 12 anos e adultos é de 50 a 100 mg, ou seja, de 1/2  a 1 comprimido de 100 mg por via oral.

O comprimido deve ser ingerido com meio copo de água, duas vezes ao dia.

Em alguns casos, o médico pode indicar até 200 mg, duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

Leia também: Posso tomar nimesulida de 100mg amamentando? tuasaude.com/medico-responde/posso-tomar-nimesulida-estando-a-amamentar

2. Nimesulida comprimidos dispersíveis

A dose indicada de nimesulida comprimidos dispersíveis de 100 mg, para crianças acima de 12 anos e adultos é de 1 comprimido, duas vezes ao dia. Em casos excepcionais, o médico pode recomendar até 4 comprimidos por dia.

Esse medicamento pode ser tomado colocando o comprimido em 1/2 copo (100 ml) de água, e agitar com uma colher para facilitar a dispersão antes de tomar. Se sobrar algum resíduo no copo, deve-se adicionar mais um pouco de água e beber em seguida para garantir a dose completa.

Outra possível forma de tomar esse remédio é ingerir o comprimido inteiro, com um copo de água.

3. Nimesulida cápsulas

Na forma de cápsulas de 200 mg de liberação prolongada, a posologia geralmente recomendada da nimesulida para crianças acima de 12 anos e adultos é de 1 cápsula ao dia. A nimesulida em cápsulas deve ser tomada inteira, com um copo de água.

4. Nimesulida suspensão oral

Para adultos e crianças acima de 12 anos, a nimesulida em suspensão oral pode ser tomada pingando-se uma gota por cada kg de peso corporal, 2 vezes ao dia.

Esse medicamento deve ser agitado antes de usar e pode ser pingado diretamente na boca ou diluído em um pouco de água com açúcar.

5. Nimesulida gel dermatológico

A nimesulida na forma de gel dermatológico pode ser aplicada sobre a região afetada, massageando levemente, 2 vezes ao dia, durante 7 a 15 dias.

Esse gel dermatológico não deve ser usado juntamente com outros cremes tópicos.

6. Nimesulida infantil

Não existe nimesulida infantil. Todos os tipos de nimesulida podem ser usados em crianças acima de 12 anos e pode ser indicado pelo médico para tratar inflamações e dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, reações após vacinas.

Entretanto, a única forma deste medicamento que não deve ser usada por crianças de qualquer idade é a nimesulida betaciclodextrina.

7. Nimesulida betaciclodextrina

A nimesulida betaciclodextrina é encontrada na forma de comprimidos de 400 mg, sendo indicada apenas para adultos.

A dose geralmente recomendada é de 1 comprimido duas vezes ao dia, não devendo ultrapassar a dosagem de 800 mg por dia.

Esse comprimido deve ser tomado com um pouco de água, sem mastigar, partir ou abrir.

Para retirar o comprimido da cartela, não se deve pressioná-lo ao meio, devido ao risco de quebra. A pressão de extração deve ser feita em qualquer das extremidades da bolha onde está o comprimido.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados importantes durante o tratamento com a nimesulida são:

  • A nimesulida na forma oral deve ser tomada logo após as refeições, para evitar irritação no estômago, náuseas ou gastrite;
  • Não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois pode aumentar a irritação do estômago e potencializar o risco de danos ao fígado;

  • É recomendado  evitar alimentos que provocam irritação gástrica durante o tratamento, como abacaxi, laranja, limão e café;

  • Deve-se lavar as mãos logo sempre após aplicar a nimesulida gel, exceto se as mãos forem a área que está sendo tratada.

  • O tempo de tratamento com a nimesulida deve sempre ser orientado pelo médico.

Além disso, no caso da nimesulida na forma oral, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar. Entretanto, se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar.

Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nimesulida são diarreia, náuseas ou vômitos e, no caso do gel dermatológico, coceira e vermelhidão.

Embora seja menos comum, pode também ocorrer coceira e vermelhidão na pele, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, inchaço, vertigens ou aumento da pressão arterial.

Além disso, alguns possíveis efeitos colaterais raros são:

  • Ansiedade, nervosismo e pesadelos;
  • Visão borrada;
  • Dor ao urinar, sangramento na urina e retenção urinária;
  • Hemorragia e anemia;
  • Fogachos;
  • Fraqueza generalizada;
  • Alergia;
  • Dor abdominal, úlceras no estômago ou intestino, fezes com sangue e perfuração ou hemorragia gastrointestinal;
  • Falência renal, diminuição da urina, sonolência e dor de cabeça;
  • Manchas roxas na pele;
  • Urticária, inchaço no rosto e reações graves com bolhas, inchaço e descamação na pele;
  • Asma e broncoespasmo, principalmente em pessoas alérgicas à aspirina ou outros anti-inflamatórios.

Além disso, a nimesulida também pode causar alterações nos exames hepáticos e, em casos isolados, hepatite aguda e falência hepática fulminante. Sintomas de alerta incluem falta de apetite, urina escura e pele e olhos amarelos.

Assim, na presença de sintomas como urina escura, amarelamento da pele, dor abdominal forte ou reações alérgicas, deve-se interromper o tratamento imediatamente, procurar um atendimento de urgência e consultar o médico.

Nimesulida dá sono?

A nimesulida pode dar sono em algumas pessoas, no entanto, este efeito colateral do medicamento é considerado muito raro.

Por isso, em casos de muita sonolência é importante consultar o médico que receitou o uso de nimesulida, para avaliar a possibilidade de ajustar dosagem do remédio ou mudar para outro tipo.

Quem não deve usar

A nimesulida não deve ser usada por pessoas com alergia à nimesulida ou outro componente deste remédio ou com histórico de reações alérgicas ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais.

Na forma oral, esse remédio é contraindicado para crianças ou pessoas com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrointestinal.

Pessoas com distúrbios graves de coagulação, hemofilia, suspeita de dengue e insuficiência cardíaca, renal ou hepática, também não devem tomar esse medicamento.

Mulheres grávidas ou amamentando devem usar esse medicamento somente com indicação e orientação do médico.

Já a nimesulida betaciclodextrina é absolutamente contraindicada nos 3 primeiros meses de gravidez e também no final da gestação, e para crianças de qualquer idade.

O gel de nimesulida não deve ser aplicado em feridas abertas, pele rachada, infeccionada ou queimaduras.

Leia também: Grávida pode tomar nimesulida? tuasaude.com/medico-responde/gravida-pode-tomar-nimesulida