Sentir queimação no estômago depois de tomar ibuprofeno pode ser um efeito colateral do medicamento, especialmente quando ele é utilizado repetidamente ou em doses elevadas. O ibuprofeno é um anti-inflamatório usado para aliviar dores, febre e inflamações, mas também pode afetar a proteção natural do estômago. O ibuprofeno pode causar azia, indigestão e dor abdominal e, em determinadas situações, favorecer o aparecimento de úlceras e sangramentos digestivos. Por isso, quando o desconforto aparece frequentemente, é importante evitar continuar a automedicação e procurar orientação profissional.
Por que o ibuprofeno pode causar queimação no estômago?
O ibuprofeno pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides. Esses medicamentos diminuem a produção de prostaglandinas, substâncias envolvidas na dor e na inflamação, mas que também ajudam a proteger o revestimento interno do estômago.
Com essa proteção reduzida, a mucosa gástrica pode ficar mais vulnerável à ação do ácido produzido durante a digestão. Isso pode provocar desconforto na parte superior do abdômen, sensação de queimação, náuseas e indigestão. Em casos mais graves, podem surgir erosões, úlceras ou sangramentos.

Como saber se o remédio está irritando o estômago?
Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), indigestão, dor de estômago, náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais conhecidos do ibuprofeno. A instituição também alerta que o medicamento pode, embora menos frequentemente, provocar úlceras e sangramentos no aparelho digestivo.
Alguns sintomas que podem aparecer durante o uso incluem:
- Queimação ou desconforto na parte superior da barriga;
- Sensação de estômago pesado após as refeições;
- Azia ou sensação de ardor no peito;
- Náuseas depois de tomar o comprimido;
- Estufamento ou indigestão;
- Dor abdominal que reaparece após novas doses.
Esses sintomas não confirmam que existe uma lesão no estômago. Entretanto, a repetição da queimação merece atenção, pois algumas complicações podem ocorrer mesmo sem desconforto intenso nas fases iniciais.
O que fazer quando o ibuprofeno provoca azia?
Quando a queimação começa após o uso do medicamento, o primeiro cuidado é não aumentar a dose nem continuar tomando ibuprofeno repetidamente por conta própria. Se o remédio foi prescrito, é importante entrar em contato com o profissional responsável para receber orientação sobre a continuidade ou a alteração do tratamento.
Alguns cuidados ajudam a evitar o agravamento do problema:
- Não tomar doses adicionais para tentar controlar uma dor que continua;
- Evitar combinar ibuprofeno com outros anti-inflamatórios, como diclofenaco ou naproxeno, sem orientação;
- Informar ao médico se a queimação começou após o início do medicamento;
- Evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois podem aumentar o risco de irritação e sangramento digestivo;
- Não iniciar protetores gástricos ou antiácidos por conta própria para continuar utilizando o anti-inflamatório;
- Procurar avaliação quando o desconforto persistir, piorar ou voltar após cada dose.
Tomar ibuprofeno com alimentos pode diminuir alguns desconfortos digestivos em determinadas pessoas, mas isso não elimina o risco de úlceras ou sangramentos. Por isso, essa medida não deve ser utilizada como justificativa para prolongar o tratamento sem orientação.
Quem tem maior risco de problemas digestivos com ibuprofeno?
O risco de complicações pode aumentar conforme a dose, a duração do tratamento e as condições de saúde da pessoa. Quem já apresentou úlcera gástrica ou sangramento digestivo precisa de atenção especial antes de utilizar esse tipo de medicamento.
Pessoas idosas e aquelas que utilizam anticoagulantes, corticoides ou determinados antidepressivos também podem apresentar maior risco de sangramento gastrointestinal. O consumo excessivo de álcool e a associação de diferentes anti-inflamatórios são outros fatores importantes.
Quando é necessário tratar uma dor, o médico pode avaliar alternativas ao ibuprofeno, considerando a causa do sintoma, as doenças existentes e os demais medicamentos utilizados. Conhecer os cuidados e efeitos colaterais do ibuprofeno ajuda a entender por que a escolha do analgésico não deve depender apenas da intensidade da dor.

Quando a queimação pode indicar uma complicação grave?
A queimação persistente, principalmente quando piora ou vem acompanhada de perda de apetite, vômitos recorrentes ou dificuldade para se alimentar, precisa de avaliação médica. Dependendo dos sintomas, o profissional poderá investigar gastrite, úlcera ou outras doenças digestivas.
É necessário procurar atendimento de emergência imediatamente quando houver dor abdominal forte ou súbita, vômito com sangue ou com aparência de borra de café, ou fezes pretas, pegajosas e semelhantes a piche. Esses sinais podem indicar sangramento digestivo ou outra complicação grave.
Tontura intensa, desmaio, palidez acentuada ou fraqueza importante também exigem atendimento urgente, especialmente quando aparecem junto de sintomas gastrointestinais.
Na avaliação, é importante informar a dose de ibuprofeno utilizada, há quantos dias o medicamento está sendo tomado e quais outros remédios fazem parte da rotina. Essas informações ajudam a identificar possíveis interações e a definir uma alternativa mais segura para controlar a dor sem agravar o problema digestivo.
Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a avaliação, o diagnóstico ou o tratamento orientado por um médico.









